Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Você sabe qual carreira jurídica seguir depois de se formar?

Postado por Fábio Albuquerque

A carreira em Direito é uma das mais tradicionais do mundo, e não são poucas as pessoas que escolhem continuar trilhando esse caminho. Se você já terminou sua graduação na área, provavelmente está se perguntando agora qual carreira jurídica seguir para ter sucesso na profissão, certo? Pois nós temos algumas dicas para te dar.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que o seu sucesso é definido por você. Como o Direito é uma das áreas mais vastas do mercado, escolher qual carreira jurídica seguir depois de se formar é uma grande decisão para o futuro e deve ser feita com cautela.

Todas essas oportunidades vêm acompanhadas de alguns prós e contras. Se por um lado certamente existe uma carreira que vai se encaixar ao seu perfil, por outro a vasta gama de opções pode deixar os recém-formados confusos.

Mas não se preocupe: o objetivo desse texto é justamente te dar uma força nessa escolha! Confira a seguir as principais carreiras jurídicas e avalie qual mais tem a ver com o seu perfil profissional:

voce-sabe-qual-carreira-juridica-seguir-depois-de-se-formar.jpg

Identifique sua intenção inicial

Lá atrás, quando você prestou vestibular, quais eram as suas motivações? O que te levou a escolher Direito como graduação? Essa é uma pergunta importante que deve ser respondida antes de escolher sua carreira jurídica.

Muitas vezes, as pessoas seguem essa carreira por terem algum advogado na família ou simplesmente porque sempre sonharam com um cargo público. Embora as motivações sejam as mais variadas, nem sempre aquela expectativa criada se apresenta como uma coisa positiva cinco anos depois.

É importante ter em mente que, no decorrer do curso, muita coisa pode acontecer e você pode mudar completamente de opinião em relação à área desejada inicialmente. Por isso, responda essa pergunta no tempo presente: o que eu realmente gosto no Direito?

Direito Público

Procurador

Antes de começar o curso, muitos alunos morrem de curiosidade sobre o Direito Penal. Com o tempo, essa empolgação vai passando e outras áreas relacionadas se revelam, por exemplo, a área do Direito Público.

Nesse caso, é possível se tornar procurador do município, estado ou da União e se dedicar a resolver os interesses de cada uma dessas esferas. Existem vagas que podem ser conseguidas mediante concurso, mas alguns cargos também podem ser indicados.

Baixe agora

Promotor

Outra opção é se tornar um promotor de justiça e representar o povo por meio da defesa dos direitos humanos e outros direitos essenciais. Um promotor trabalha no Ministério Público de cada estado e consegue se inserir na carreira por meio de concursos públicos. A remuneração pode ultrapassar 20 mil reais.

Juiz

Outra área que você pode seguir e que enche de esperança o coração de muitos profissionais é a de chefe do Poder Judiciário, ser um juiz! Eles são os responsáveis por julgar causas que envolvam pessoas físicas, jurídicas e outras instituições e agentes públicos. Porém, quem deseja seguir por esse caminho deverá se dedicar muito e ter a certeza que o caminho não será fácil.

Os concursos são concorridos, a seleção é bastante rigorosa e pode incluir até prova oral. Muitos profissionais conseguem ser aprovados nas seleções após anos de muito preparo. Mas quando conseguem, seus salários podem chegar aos R$ 30 mil mais benefícios.

Direito Privado

Empresas

Se você achou a área pública um pouco difícil de entrar, quem sabe o Direito Privado não te chama mais atenção? Com dedicação e muito trabalho, é possível até superar as expectativas financeiras da área pública. Por meio do Direito Empresarial, você pode defender empresas e suas causas.

As funções podem envolver os mais diferentes temas, como verificar o direito de usar determinada marca, assessoria quando uma empresa deseja explorar novos mercados e a busca por autorizações judiciais que permitam a exploração de recursos naturais.

Civil

Por meio do Direito Civil, por exemplo, você pode se dedicar a trabalhar para empresas e pessoas, resolvendo conflitos relativos a negócios, heranças e outros tipos. Você pode pegar causas complexas que envolvam danos morais, mas também poderá se dedicar a pequenos conflitos, como brigas de trânsito e outros infortúnios.

Penal ou Trabalhista

Se preferir, você pode atuar na área de Direito Penal para defender pessoas acusadas de cometerem algum crime. Infelizmente, esta é uma área que apresenta muita demanda, pois a criminalidade no país é crescente.

Outra área que tem muita demanda está relacionada ao Direito do Trabalho, pois sempre há conflitos entre empresas e empregadores. Independentemente de qual carreira jurídica seguir, as duas são ótimas opções.

Direito Digital

Com os avanços da internet, outra área que tem ganhado destaque é a de Direito Digital. A cada momento se descobrem mais situações e especificidades que podem ser exploradas por esse profissional. Os crimes cibernéticos ganham espaço e os cidadãos e empresas ficam mais vulneráveis.

Com o grande volume de dados na rede e as pessoas mas expostas, os criminosos estão sempre descobrindo novas formas de se aproveitarem de brechas. Quem desejar atuar nessa área deverá estar disposto a investigar cada detalhe do tema e estar ligado nas constantes mudanças do contexto.

Direito do Consumidor

voce-sabe-qual-carreira-juridica-seguir-depois-de-se-formar.gif

Essa é outra área interessante que ganha espaço com a democratização do acesso à informação. Quanto mais as pessoas conhecem seus direitos, mais elas entram na justiça contra empresas abusivas. É nesse contexto que o advogado entra para defender os direitos do consumidor, sempre tido como o lado mais fraco.

Direito Tributário

A carreira na área tributária é outro caminho possível e vem ganhando cada vez mais relevância. Os profissionais que atuam nessa área estão aptos a atuar em tudo que envolva o pagamento de tributos federais, estaduais ou municipais.

Esse profissional também será capaz de identificar garantias e privilégios e todas as questões de natureza processual que envolvam relações tributárias. Para que isso aconteça, é essencial conhecer muito bem como funciona o sistema financeiro constitucional, a legislação tributária nacional, as diversas fontes do Direito Tributário e os tributos federais, estaduais e municipais, entre outros tópicos essenciais.

E então, já consegue imaginar qual carreira jurídica seguir depois de se formar? Esses são apenas alguns dos caminhos possíveis, então pense com cuidado: essa é uma escolha muito séria e que pode definir o seu futuro.

Restou alguma dúvida sobre o que é preciso para trilhar o caminho que mais combina com você? Conte para a gente aqui nos comentários e descubra como podemos ajudá-lo!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS