Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Você sabe qual a melhor especialização em Ciências Contábeis?

Sem o gerenciamento adequado dos recursos, não há ideia ou plano que funcione, tampouco negócio que sobreviva. Por isso, um profissional qualificado para atuar na área financeira é extremamente valorizado dentro das organizações.

E, se você está pensando em fazer uma pós-graduação, já deve ter percebido que há muitas alternativas de cursos. Dentre tantas opções, qual é a melhor especialização em Ciências Contábeis?

É sobre isso que vamos falar hoje! Então, se você está pensando em investir na sua formação e se preparar para ocupar um cargo na área contábil ou financeira das empresas, não pode deixar de ler este post.

Selecionamos alguns dos principais cursos de especialização e MBA e contamos a você quais são as oportunidades que esses profissionais encontram no mercado de trabalho. Confira!

voce-sabe-qual-a-melhor-especializacao-em-ciencias-contabeis.jpg

As vantagens da especialização em Ciências Contábeis

Como falamos, a saúde financeira é fundamental para a sobrevivência de um negócio. Para mantê-la, as empresas precisam buscar no mercado profissionais qualificados, que sejam capazes de analisar as transações financeiras realizadas nas organizações e propor alternativas melhores e mais lucrativas.

Um especialista na área de Ciências Contábeis tem o preparo necessário para registrar e controlar o fluxo de caixa e o capital de giro da empresa, além de detectar transações e procedimentos que colocam em risco a viabilidade do negócio. Por isso, as empresas estão sempre em busca desses profissionais.

Com esse conhecimento, eles se tornam figuras-chave dentro da organização. Eles apontam os melhores caminhos para que ela utilize seus recursos de forma inteligente e apropriada para alcançar seus objetivos estratégicos.

Especializações da área contábil em alta no mercado

1. MBA em Gestão Bancária e Finanças Corporativas

Diante de um mercado cada vez mais exigente, esse profissional exercerá atividades relacionadas à gestão de finanças bancárias e corporativas.

Quando falamos em gestão bancária, isso significa obter conhecimento e dominar as técnicas necessárias para tomar decisões de caráter econômico-financeiros que levem à obtenção dos resultados esperados na área.

Já a gestão financeira em corporações é sempre voltada à administração dos recursos de qualquer tipo de empresa. Os conteúdos e disciplinas são focados no funcionamento do mercado e do sistema financeiro e contribuem para desenvolver uma visão estratégica essencial para a condução de empresas dos mais variados segmentos.

Ao final do curso, o profissional tem conhecimento para atuar em diversas funções dentro de instituições bancárias. Porém, ele também pode seguir carreira em empresas de outros setores, usando essa visão para aproveitar boas oportunidades e direcionar adequadamente os recursos.

Baixe agora

2. MBA em Finanças

No MBA em Finanças, o curso é focado na gestão de empresas. O objetivo é fornecer aos profissionais o conhecimento técnico e prático necessário para tomar decisões referentes à administração financeira, econômica e fiscal dessas organizações.

As disciplinas envolvem análise do cenário econômico, estratégia empresarial, contabilidade financeira, finanças corporativas, planejamento e gestão tributária, entre outras demandas típicas do mundo dos negócios.

Nessa área, o bom profissional é aquele que desenvolve habilidade para observar o cenário geral, analisar a economia e o mercado e decidir quando e como investir os recursos da companhia.

3. Especialização em Contabilidade Pública

Outra área extremamente interessante, que se torna a cada dia mais importante é a da Contabilidade Pública. A atuação do profissional é bem diferente do papel do contador nas empresas privadas.

Como você pode acompanhar nos noticiários, existe uma grande necessidade de passar o país a limpo, e para isso é preciso que todos — principalmente o cidadão — tenha acesso a informações sobre como é utilizado o dinheiro público.

Enquanto nas companhias e corporações privadas o contador precisa se preocupar com o lucro que as empresas conseguem por meio de suas operações, o foco da contabilidade pública é bem distinto.

A principal função do profissional é assegurar o registro de atos e fatos contábeis referentes à utilização do patrimônio público. Essa atividade envolve a administração direta e indireta, como órgãos e agências governamentais, fundações e autarquias.

Esses órgãos não existem para dar lucro, mas para garantir o atendimento às necessidades dos cidadãos e a gestão adequada dos recursos que vêm dos cofres públicos. Por isso, o foco desse trabalho é garantir a transparência das ações dos gestores e a prestação de contas à sociedade.

Em alguns casos, esse controle de receitas e despesas é fundamental não apenas para a tomada de decisões. O levantamento feito por esses profissionais é utilizado também para responsabilizar agentes públicos em caso de improbidade.

Diferentemente das empresas particulares, não há problema se as despesas se aproximarem das receitas obtidas pelo órgão. O que vale, nesses casos, é que os recursos tenham sido aplicados em investimentos em prol da sociedade.

Portanto, essa especialização capacita os profissionais para prestarem serviço aos órgãos obrigados a utilizar a contabilidade pública, garantindo a transparência da gestão e facilitando a fiscalização do cumprimento dos direitos do cidadão.

voce-sabe-qual-a-melhor-especializacao-em-ciencias-contabeis.gif

4. Especialização em Controladoria e Auditoria

Dentro das empresas, uma das funções interessantes para o profissional de Ciências Contábeis é a Controladoria. Esse especialista é responsável por toda a área financeira de uma empresa.

O trabalho do controller é fundamental para avaliar as ações da empresa a curto e longo prazo. Ele e sua equipe analisam os dados obtidos, o cenário interno e externo, oferecendo respaldo e base para a tomada de decisões.

Com essa visão abrangente e estratégica, eles corrigem desvios e aperfeiçoam processos. No caso específico da controladoria contábil, o foco do trabalho é analisar os custos e receitas, o desempenho dos funcionários e as questões fiscais e trabalhistas, entre outros aspectos importantes para dar subsídio ao departamento de contabilidade.

Já auditoria é um trabalho de natureza diferente. Nesse caso, o profissional analisa as demonstrações contábeis da empresa e emite um relatório a respeito de sua composição.

Hoje, esse tipo de profissional pode atuar dentro das organizações ou de forma independente. Não é incomum as empresas contratarem um auditor para avaliar uma determinada organização antes de firmar uma parceria comercial ou realizarem uma operação comercial como aquisição ou fusão.

Portanto, o auditor tem o conhecimento técnico e prático necessário para atestar a saúde financeira e organizacional de uma companhia. Seu parecer tem credibilidade e oferece a segurança que os investidores precisam para aplicar e recursos de forma assertiva.

E agora, já identificou qual a melhor especialização em Ciências Contábeis? Encontrou alguma área em que gostaria de atuar? Deixe um comentário e participe da conversa!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS