Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Você sabe o que se aprende em um MBA? Descubra agora!

Postado por Fábio Albuquerque

Sabemos que carreira profissional e os estudos caminham juntos. Aprendizado e atualização constantes garantem que o profissional se mantenha à frente no mercado. Porém, antes de se decidir pela especialização dentro do planejamento de sua carreira, você já parou para pensar sobre o que se aprende em um MBA?

Junto a essa, outras perguntas surgem: em termos práticos, o que um MBA pode acrescentar em sua carreira? Que tipo de mudanças ocorrem nos profissionais após a experiência do MBA. Respostas para essas e outras perguntas você encontrará no texto a seguir. Confira!

voce-sabe-o-que-se-aprende-em-um-MBA-descubra-agora.jpg

Ampliação do network

Você já deve ter ouvido que ampliar o network é a maior vantagem do MBA. Chega a ser redundante dizer que aumentar sua rede de contatos é importante para sua carreira profissional, abrindo portas e perspectivas. No entanto, é preciso ir além de apenas incrementar sua lista de contatos: você deve saber como utilizar esse recurso.

Durante a pós-graduação ou MBA, analise o perfil de cada um de seus colegas e planeje como se aproximar. Saiba que o cargo não é fator determinante para a aproximação, mas sim as contribuições que seus colegas têm a oferecer, como experiências e ideias.

Isso não significa que seu relacionamento ficará limitado a poucos colegas. No entanto, se o tempo é curto e o networking acontece em intervalos, você precisa otimizar tempo e aprender a todo momento.

Enfoque no mercado

Ministrado por professores atuantes no mercado, com larga experiência em grandes corporações e em gestão estratégica, as aulas teóricas são acompanhadas por relatos de experiências vividas no dia a dia, com a autoridade que um executivo em atividade consegue transmitir.

A heterogeneidade da classe também contribui para esse enfoque. Você encontrará profissionais de outros segmentos, idades e com perfis diferentes do seu, o que lhe garante vivenciar em sala de aula aquilo que acontece em outras empresas e mercados.

Essa característica do MBA lhe oferece teoria com prática de não apenas uma pessoa — o professor —, mas a sua e de todos os seus colegas.

Baixe agora

Diversidade

Dentro do que se aprende em um MBA, na prática, lidar com a diversidade de ideias, comportamentos, culturas e modos de agir poderá ser útil em vários aspectos.

Inicialmente, você aperfeiçoará seu comportamento em relação a pessoas com ideias e modos de agir diferentes dos seus, facilitando o trabalho em equipe.

Em paralelo, sua habilidade em entender e aprender com pontos de vista diferentes dos seus fará com que sua visão seja ampliada e sua capacidade de aceitar comportamentos diferentes elimine barreiras de julgamentos antecipados e juízos preconcebidos. O resultado? Mais leveza em seus relacionamentos profissionais e até mesmo pessoais.

Capacidade de julgamento

Participar de uma classe com pessoas experientes e de diversos segmentos será uma oportunidade de enxergar o mundo e o mercado por diferentes ângulos de visão.

Essa experiência, além de enriquecedora, lhe dará a possibilidade de ampliar seus horizontes e a forma de avaliar o mundo e os diferentes mercados.

A capacidade de julgamento aliada à capacidade de aceitar as diversidades a ajudarão a aperfeiçoar seu comportamento e a forma de se relacionar com outros profissionais, incluindo pares, superiores e liderados.

Soft skills, as habilidades intangíveis

Soft skills são habilidades e competências pessoais, como liderança, atitude positiva, comunicação e criatividade. O desenvolvimento dessas habilidades em um ambiente de alto nível produz resultados elevados e permanentes.

Tudo o que se aprende em um MBA contribui para sua evolução. Além das habilidades já citadas, outras muito importantes são:

o-que-se-aprende-em-um-MBA.gif

Velocidade analítica

A interação com profissionais de diferentes formações e áreas de atuação exige destreza nas discussões, na colocação de ideias e na construção de soluções.

Praticar essa interação durante determinado período, em sala de aula, com orientação de profissionais capacitados e experimentados no mercado, qualificará você a analisar e compreender situações complexas em menos tempo e com maior assertividade.

Capacidade crítica

A convivência com profissionais e situações reais ocorridas no mercado, aliada à velocidade analítica, aumentará seu poder de avaliar e criticar situações difíceis, permitindo que você visualize os problemas pensando "fora da caixa".

Esse poder crítico lhe permitirá atuar pontualmente, quando necessário, e de forma abrangente, se for a melhor solução.

A compreensão de situações complexas de maneira assertiva lhe assegura melhores decisões e correções de rumo, se necessário. Essa habilidade lhe dará indicações sobre quais recursos, dentro da equipe, serão mais eficazes para a implementação das soluções.

Rapidez de decisão

Todas as vantagens apresentadas são fantásticas, certo? Mas o que você diria se conseguisse fazer tudo isso de maneira mais rápida?

Essa é outra vantagem de cursar o MBA. O ambiente, as discussões, brainstorming e a miscelânea de experiências fornecem muitos ingredientes para que você decida mais rapidamente.

Estamos falando de analisar corretamente, criticar e avaliar de maneira assertiva, e tomar a decisão correta dentro de um curto espaço de tempo.

Alto nível de efetividade

Os cursos de pós-graduação, especialização ou MBA contribuem de forma contundente para a tomada de decisões estratégicas.

A ampliação de sua visão mercadológica, o conhecimento adquirido sobre segmentos diferentes e as experiências compartilhadas em sala de aula, por professores e colegas, capacitam para essas decisões.

Outro aspecto que contribui para essa tomada de decisões é a percepção mais clara sobre os riscos e oportunidades que o ambiente de mercado apresenta a você todos os dias. Conhecer riscos e oportunidades, saber avaliar e criticar de forma assertiva e tomar a decisão correta rapidamente são atitudes que as empresas esperam de uma executiva.

O MBA também oferece ferramentas que permitem analisar problemas complexos de forma estruturada. Por meio de modelos matemáticos ou estatísticos, você saberá encontrar as soluções mais adequadas.

Fato é que o profissional sai de um curso de MBA muito mais completo que entrou. Ele entra especialista e sai um profissional com capacidades e habilidades desenvolvidas e adquiridas.

Esse crescimento profissional poderia levar anos e anos de trabalho, e ainda não haveria garantias que o profissional conseguiria evoluir dentro das possibilidades de um MBA.

Agora você sabe: o que se aprende em um MBA é muito mais que matérias e teorias. São experiências e práticas que dão resultados em grandes empresas ao redor do mundo, e são compartilhadas com profissionais que se ajudam e interagem buscando a evolução de todos.

Ficou alguma dúvida? Quer saber mais sobre especialização ou MBA? Visite nosso site!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS