pós-graduação mercado de trabalho

Você sabe como lidar com a pressão no trabalho?

Mariana Brito
02-01-2018 9:23

A vida profissional apresenta diversos e frequentes desafios. Um deles é lidar com a pressão no trabalho, que pode ter muitos motivos: estresse, falta de habilidade técnica, crise institucional, dificuldade no cumprimento das metas, equipe desfalcada, entre outros.

O importante é o profissional não se acomodar e achar que a pressão constante é algo natural e faz parte do trabalho. Toda organização tem situações que conduzem a momentos de pressão, mas viver 365 dias do ano pressionado não pode ser visto como algo corriqueiro.

Confira algumas dicas e saiba como lidar com a pressão no trabalho!

voce-sabe-como-lidar-com-a-pressao-no-trabalho.jpg

Identifique a origem da pressão

Para lidar com a pressão no trabalho, é essencial identificar o que leva você a se sentir pressionado. Ela se dá em função da insegurança por uma mudança na gestão? Ocorre porque as metas de vendas não estão sendo alcançadas? Acontece em virtude de um desconforto pessoal dentro da equipe?

Localizar a causa da pressão vai ajudar você a encontrar as possíveis saídas para esse processo, e pode até contribuir para você encontrar outras oportunidades. O mais importante é saber que as situações são passageiras e logo serão superadas. Entretanto, você só viverá esse período de forma equilibrada se souber realmente fazer as melhores reflexões e tomar as decisões adequadas.

Crie um plano para lidar com a situação

Depois de identificar que situação o faz ficar tão pressionado, é hora de criar um plano de ação para passar por esse processo da melhor forma possível. Se você sabe que a construção de uma nova unidade da empresa lhe traz situações de muita pressão, comece a agir sobre essa questão de forma muito específica.

Liste todas as coisas que estão ao seu alcance para que esse processo ocorra de forma satisfatória. Se você é um gestor da área de engenharia, certamente terá muito trabalho e precisará planejar muito bem cada etapa do projeto. Se você trabalha na parte de suprimentos, também será impactado, mas de outras formas. Tudo isso precisa ser planejado de forma meticulosa.

Baixe agora

Administre seu tempo

A falta de tempo para realizar tudo que precisamos gera muita pressão no ambiente profissional. O melhor antídoto contra esse sintoma é realizar um bom planejamento do tempo. Esse plano deve ser feito considerando que você tem 8 ou 9 horas por dia no trabalho para resolver essas questões. Portanto, o seu planejamento não deve extrapolar esse tempo.

Lembre-se de que o seu tempo de folga deve ser dedicado à família e a outras áreas da vida que não envolvam o trabalho. Para garantir que haja equilíbrio entre as diversas esferas da vida, guarde uma regra de ouro: vida profissional é profissional, vida pessoal é pessoal. Crie um cronograma de tarefas e, para ter sucesso, esforce-se para cumpri-lo.

Resolva o que é da sua alçada

Em muitas situações, os profissionais se sentem pressionados pelas obrigações que não são deles. Isso não faz sentido. Confira as atribuições que estão sob a sua responsabilidade e deixe a cargo dos outros o que eles precisam fazer. O importante é que isso fique claro na organização. Se o seu chefe cobra de você resultados que devem ser cobrados de outros profissionais, não tenha medo de relembrá-lo o que foi acordado sobre as tarefas de cada um.

Quando você deixa claro para você mesmo e para os outros que cada um deve se responsabilizar pelas suas próprias obrigações, é como se você emitisse um comando para o seu cérebro dizendo: "fique tranquilo, pois tudo que está nas suas mãos está sendo feito. Sofrer por aquilo que é do outro não faz sentido e não é saudável".

Saiba negociar quando preciso

Muitas vezes você se sentirá pressionado por aquilo que não é a sua obrigação. Nesses casos, tenha serenidade para pensar o que precisa ser feito para aliviar essa pressão sobre seus ombros. Saiba negociar quando for necessário. Se você viu que não conseguirá cumprir os prazos acordados inicialmente, não tenha medo de chamar o seu gestor e negociar.

Exponha os seus motivos e já chegue com uma nova proposta para ser apresentada a ele. Antes de levar a possibilidade à chefia, combine com a sua equipe para ver se todos estão de acordo com o pretendido e para programar possíveis horas extras ou outros recursos que podem ser necessários para atingir o objetivo proposto. Fica muito mais fácil quando todos trabalham juntos para alcançar as metas.

Mantenha o equilíbrio mesmo sob pressão

voce-sabe-como-lidar-com-a-pressao-no-trabalho.gif

O controle emocional é primordial para lidar com situações de extrema pressão. Se a cada episódio desgastante você reagir de forma intempestiva, explosiva ou de forma apática, você terá que se aposentar mais cedo! A carreira é feita de momentos mais tranquilos e de momentos mais críticos, e ninguém sabe quando eles vão acontecer. Por isso, prepare o seu emocional para lidar com situações de todo tipo.

O excesso de euforia ou a passividade absoluta devem ser evitados. É sempre bom buscar o meio termo quando o assunto envolve as emoções. Nem ficar agitado demais, a ponto de não conseguir pensar, e nem ficar pasmo demais, a ponto de deixar as pessoas e as situações passarem atropelando você. Em uma situação de pressão, pare, pense, respire, raciocine sobre aquilo e comece a planejar o que pode ser feito para reverter a situação.

Procure ajuda se a situação piorar

Por mais que seja possível lidar com situações de pressão na vida profissional, pode ser que surjam situações em que você precise de uma ajuda especializada. Se o peso estiver muito grande, procure um médico ou um psicólogo. Não deixe que a pressão tome proporções que te impeçam de ter uma vida feliz e saudável.

Muitas vezes não será uma única questão do trabalho que fará com que a pressão chegue a níveis insuportáveis, mas a soma de uma série de fatores. Desenvolva a sua inteligência emocional e saiba identificar quando a situação ficar séria demais para você dar conta sozinho.

E então, já sabe como lidar com a pressão no trabalho? Como ela tem impactado a sua vida? Deixe seu comentário neste post e contribua com a sua experiência!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos