Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Veja como funciona a pós em controladoria e auditoria

Postado por Fábio Albuquerque

Há anos considerada um grande diferencial, a especialização se tornou requisito indispensável para profissionais com planejamento de carreira e objetivos em curto ou médio prazo. Nesse sentido, a pós em controladoria e auditoria abre possibilidades dentro do segmento ou para outras áreas, correlatas ou não.

A especialização e MBA trazem inúmeros benefícios para o profissional e a evolução da carreira. O que muitos não levam em conta, porém, é a capacidade dessas especializações de potencializar sua produtividade e eficiência, beneficiando as empresas que os contratam e o mercado.

Além desses ganhos, o executivo aumenta a capacidade de tomar decisões rápidas e assertivas, com maior flexibilidade na geração de soluções, atuando em problemas complexos com maior objetividade e eficácia.

Esses benefícios criam oportunidades para que a carreira do profissional se desenvolva e seus objetivos sejam alcançados dentro dos prazos estimados.

Neste post, mostraremos a você como funciona e a quem se destina a pós em controladoria e auditoria, indicando caminhos para o correto planejamento de carreira. Confira!

veja-como-funciona-a-pos-em-controladoria-e-auditoria.jpg

Pós em controladoria: quem se habilita?

Essa característica — aperfeiçoamento de gestores e decisores, tornando-os mais produtivos — não é tudo que se aprende em um MBA, mas com certeza é das mais importantes para o profissional e para a empresa.

Quais as possibilidades da pós em controladoria e auditoria?

A maior procura por essa especialização envolve profissionais das áreas financeira e contábil, mas essa tendência vem mostrando alterações significativas. Muitos executivos vêm descobrindo que, em seu planejamento de carreira, podem considerar a possibilidade de se tornarem profissionais híbridos, expandindo os horizontes de suas áreas de atuação.

Fora do âmbito contábil, profissionais com formação em engenharia de produção podem considerar a especialização em logística e supply chain, unindo as competências adquiridas ao longo do trabalho na área de produção às inovadoras técnicas da logística, otimizando recursos, processos e aumentando a produtividade.

Independentemente da área de graduação, a pós em controladoria agregará, além de conhecimento contábil e financeiro, técnicas e formas de se elaborar um planejamento estratégico, aplicáveis a qualquer outra carreira. Tudo isso sem mencionar que a capacitação alcançada potencializará as habilidades em gestão de recursos, análise de dados e pensamento crítico.

Portanto, essa especialização não fica restrita às áreas a ela relacionadas, permitindo uma transição de carreira a profissionais que planejam alcançar o topo da carreira em curto espaço de tempo.

Baixe agora

Quando fazer a especialização?

Durante o planejamento, é comum surgir uma dúvida: afinal, qual é o momento ideal para fazer uma especialização? A resposta é simples e também dependerá de seu planejamento: cada profissional tem um momento ideal, que pode ser logo após terminar a graduação ou alguns anos depois.

Se a graduação aconteceu dentro da rotina de trabalho e estudos, o profissional teve a oportunidade de conciliar os conhecimentos teóricos com a prática diária no trabalho, claro, se durante os estudos ele já trabalhava na área.

A conciliação entre teoria e prática é essencial para a perfeita assimilação do conteúdo curricular, e os problemas diários de todos os participantes podem ser estudados como cases, gerando soluções para todos e abordando diferentes pontos de vista.

Se o seu planejamento de carreira considera a possibilidade de mudança de área, tenha o cuidado de planejar de forma que o mesmo não provoque a perda do que você já conquistou.

Como funciona a pós em controladoria e auditoria?

A especialização nessa área tem sido bastante procurada pela crescente importância que as organizações têm dado aos profissionais com capacidade de planejamento e recuperação diante de cenários adversos.

Não por acaso, a carreira de controller — profissional responsável pela controladoria e auditoria em grandes corporações — já é considerada como uma das 12 mais promissoras carreiras na atualidade, alcançando níveis de remuneração bastante atraentes.

Um dos motivos dessa valorização pode ser encontrado na grade curricular desse curso de pós-graduação. Afinal, muitas das maiores necessidades das empresas são motivo de estudos e trabalhos nessa especialização, como forma de preparar o executivo para os grandes desafios da área.

Perspectiva: até onde posso chegar?

veja-como-funciona-a-pos-em-controladoria-e-auditoria.gif

A abordagem da contabilidade financeira e societária prepara o profissional para lidar com decisões sobre o planejamento estratégico em níveis acima dos praticados pelo mercado.

Esse é um diferencial que torna o executivo especializado na área em alvo de grandes organizações que precisam de profissionais com essa capacidade. Os níveis de gestão exigidos pelas melhores empresas para se trabalhar aumentaram exponencialmente nos últimos anos.

Se seu planejamento de carreira contempla cargos de médio e alto escalão em grandes corporações, saiba que a tônica da alta gestão nessas empresas procura profissionais especializados em análise e gestão de custos, que integra a grade curricular de controladoria e auditoria.

Dentre as matérias dessa especialização, algumas estão em maior sintonia com as necessidades do mercado, sendo a auditoria e gestão trabalhista uma das que atendem a essas necessidades com maior abrangência.

Com as mudanças na relação trabalhista e o tempo necessário para adaptação ao novo cenário e novas regras, em um futuro próximo as empresas precisarão de profissionais que não dependam tanto de análises jurídicas e técnicas para planejar o futuro das organizações.

Como se planejar para a pós-graduação?

Para alcançar o sucesso, não dá para contar com a sorte. É necessário um planejamento bem elaborado, bastante pesquisa e dedicação, além da observação das tendências de mercado, quais são os talentos mais procurados pelo mercado de trabalho e quais serão as habilidades procuradas no futuro.

É preciso contar também com um bom planejamento de investimento em qualificação, a hora certa de fazer, a que área se dedicar, quais as melhores oportunidades em termos de transição de carreira ou se será mais viável permanecer na carreira atual e se qualificar.

Todos os cenários devem ser estudados, desde os aspectos financeiros, abordando necessidade de recursos, marketing pessoal e gestão de suas redes sociais. Sim, você ficaria impressionado se pudesse saber quantas pessoas — e quem são elas — acessam suas páginas sociais!

Como você viu, uma especialização ou MBA farão a diferença não apenas em seu currículo, mas em seu modo de agir e na potencialização de suas capacidades profissionais — e existem muitas possibilidades que a pós em controladoria e auditoria pode proporcionar nessa área!

Tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer compartilhar sua experiência conosco? Deixe um comentário aqui no post!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS