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Vale a pena fazer especialização na área de moda?

O mundo fashion passa por mudanças constantes. A cada temporada novidades são desfiladas nas passarelas e levadas às ruas. Esse ritmo acelerado das transformações faz com que os profissionais que atuam na área precisem ser criativos e buscar aprendizado constante. Consequentemente, fazer especialização na área de moda é uma aposta para muitas pessoas que desejam ter uma atuação de maior destaque.

Mas será que vale a pena investir nessa área? Como anda o mercado? Quais as projeções para o futuro? Como é essa especialização? Confira as respostas a essas perguntas nos tópicos a seguir!

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A análise do seu posicionamento no mercado

Frequentemente, as pessoas que já estão no mercado e desejam um cargo melhor ou mesmo mudar de área se questionam sobre a necessidade de fazer uma especialização. Sim, vale a pena, mas para isso o curso precisa de fato enriquecer o seu currículo.

Logo, antes de entrar é preciso avaliar a universidade em questão com cuidado, sempre se preocupando com a qualidade do ensino oferecido. Quando falamos sobre moda esse fator é ainda mais importante. Como é uma área muito prática, é preciso que a instituição ofereça laboratórios de qualidade.

Mas não é só isso. Antes de fazer a sua escolha é preciso levar em consideração também fatores como a sua meta profissional. Para trabalhar em uma área que mexe com a criatividade e exige a busca por conhecimento constante, é fundamental que o indivíduo busque de fato uma especialização que ofereça esse suporte a ele e o leve sempre a oferecer o seu melhor. Até mesmo, para conseguir concorrer à vagas em um mercado tão competitivo.

A importância de fazer especialização na área de moda

Para se ter uma noção do tamanho do mercado da moda e a importância dele para a economia é só olharmos para os números do setor. Só no Brasil em 2017, a previsão era de que fossem movimentados mais de R$ 135 bilhões, segundo a revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios. Isso sem contar os milhares de empregos diretos e indiretos gerados por essa indústria no país.

Mas apesar desses números, para conseguir um emprego na área é exigida uma boa preparação por parte do profissional. Isso porque na mesma proporção em que é promissora, essa carreira também impõe desafios aos que desejam segui-la. A área se divide em diversos segmentos e a pessoa precisa escolher entre eles, com o qual mais se identifica para poder se aperfeiçoar.

Isso quer dizer que o foco é uma etapa crucial dessa escolha do curso e deve acompanhá-lo também durante o tempo em que você estiver atuando. Ademais, é preciso também estar preparado para ter um olhar diferente sob o mundo, visto que a moda se reinventa e o profissional precisa captar as tendências para poder aplicá-las no futuro.

Ou seja, resumidamente, uma pessoa que almeja atuar com maior eficácia e também crescer no mundo da moda, precisa sim investir em um curso da área. Ele será capaz de abrir muitas portas e ajudá-lo a desenvolver-se com mais propriedade.

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As vantagens dessa especialização

O amplo campo de atuação é apenas uma dentre as diversas vantagens de cursar uma especialização em moda. Dada a sua característica efêmera, ou seja, que muda constantemente, outra vantagem do curso é justamente treinar o olhar para antecipar as necessidades do mercado, algo essencial quando se pensa na crescente exigência do consumidor. Além disso, há outros benefícios como:

Multidisciplinaridade

A qualificação apresenta muitas informações específicas aos alunos, que até então eles podem desconhecer. Isso mostra ao estudante do curso a necessidade de desenvolver a multidisciplinaridade dia após dia, visto que ele é desafiado diariamente pelo próprio mercado a trazer algo novo e criativo.

Esse é um ponto bastante positivo. Veja o exemplo de uma especialização específica em produção de moda e styling. O aluno não aprenderá apenas como produzir visuais de acordo com as necessidades dos clientes, mas também adquirirá conhecimento sobre a história da moda, linguagem visual, análise de tendências, marketing de moda e, até mesmo, fotografia. É aí que mora o diferencial: o conhecimento e a visão ampla das demandas do mercado.

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Criação de networking

Apesar dos muitos postos de trabalho, os cargos mais altos exigem especialização e são mais escassos. Quando se pensa então no campo de atuação é preciso construir um networking consistente, algo proporcionado pelas escolas de moda. Elas colocam o aluno em contato com professores, profissionais e outros influenciadores do mercado, que podem ser a porta de entrada para novas oportunidades.

Aliás, a qualificação, como vale a pena reforçar, é algo que amplia a visão do profissional. Isso em diferentes âmbitos, até mesmo na gestão, e não só na parte criativa. Ou seja, se especializar é a principal mola propulsora de uma carreira de sucesso.

Acompanhamento de tendência de mercado

As novas oportunidades no mercado da moda, também fazem com que a qualificação seja imprescindível. É preciso acompanhar as novidades que estão surgindo a cada dia, entre elas os novos canais de venda dos produtos, uso maior da tecnologia e os novos modelos de negócios.

As transformações também estão atingindo os cargos. Hoje, uma pessoa que se especializa na moda, por exemplo, pode atuar como stylist virtual de e-commerce. Além disso, poderá trabalhar também como analista de marketing digital de uma marca de roupas, bem como atuar como design de estampas. Enfim, as possibilidades são variadas e há incentivos para  aprofundar na área. Opções são o que não faltam.

Independentemente do campo de atuação em que você pretende atuar é interessante buscar sempre informação sobre ele e como anda o mercado de trabalho. Existem diferentes sites especializados nesse tipo de assunto, a fim de orientar os futuros estudantes a fazerem as melhores escolhas.

O que o profissional não pode deixar é de se qualificar. Hoje, as empresas exigem isso. Afinal, elas querem oferecer o melhor para os seus clientes e, consequentemente, ficar a frente da concorrência e para isso os profissionais do seu quadro de funcionários devem ter alta performance.

E então, o que você achou do nosso artigo? Ainda tem alguma dúvida sobre fazer especialização na área de moda? Deixe o seu comentário, assim poderemos ajudá-lo e enriquecer a nossa discussão sobre o assunto!

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

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