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Tendências de carreira em 2017: o que esperar desse ano

Postado por Fábio Albuquerque

Quais as tendências de carreira em 2017? O mercado está sempre em transformação, e algumas áreas tendem a sobressair-se das outras em épocas diferentes. Para ter destaque no mercado de trabalho é fundamental estar bem informado e em sintonia com estas mudanças.

Hoje, não é novidade que as pós-graduações e especializações deixaram de ser um diferencial e tornaram-se uma necessidade, sobretudo num cenário marcado pela alta concorrência e por clientes cada vez mais exigentes.

Então, quer se inteirar sobre as novidades do mercado de trabalho, entendendo melhor as particularidades desse universo? Acompanhe o conteúdo abaixo e saiba de antemão as expectativas para este ano.

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As principais tendências de carreira em 2017

Atualmente, para conseguir notoriedade em uma carreira é preciso seguir algumas tendências que podem tornar o profissional mais qualificado e, consequentemente, apto a exercer funções mais complexas. Então, fique por dentro e veja agora algumas dessas tendências:

1. Capacidade de adaptação a qualquer cenário

Em um mundo marcado pela tecnologia — que facilita não só a comunicação, mas também aprimora os processos — é essencial conseguir se adequar para acompanhar as mudanças organizacionais.

Não há dúvida de que a mudança é uma constante, independentemente do segmento, por isso pessoas que têm a capacidade de adaptação conseguem se destacar. Afinal, elas encontram soluções práticas e efetivas em qualquer situação, estando prontas para solucionar os problemas diários.

O perfil desse tipo de profissional é aquele que não recusa um desafio, fazendo da dificuldade um caminho para o aprendizado.

2. Visão ampla

Pensar só com a lógica não é mais o suficiente. É necessário ter uma noção mais ampla, sabendo criar alternativas que se utilizem de visões estratégicas, sem abrir mão, é claro, do pensamento crítico.

Hoje, o profissional precisa ser engajado e buscar sempre boas ideias, sendo capaz de apresentar propostas diferenciadas.

3. Experiências especiais para o cliente

Outra tendência que parece ter chegado para se tornar um pilar do bom atendimento é a oferta, ao público, de experiências inigualáveis no processo de aquisição de um produto ou na contratação de um serviço. Os clientes precisam vivenciar um momento único, que não só diz respeito a compra em si, mas que forneça uma conexão real.

É aí que entra a questão da sensação de pertencimento. O público quer sentir que está envolvido no processo e faz parte do todo, sendo um aspecto fundamental para o sucesso do negócio. Para isso, os empresários, juntamente com a equipe, devem criar soluções exclusivas, que atendam a essa nova exigência do consumidor.

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Habilidades que as empresas buscam nos profissionais

O profissional da atualidade é cada vez mais cobrado, tanto pelos clientes, que almejam alguém apto a atendê-los com excelência, como pela equipe de Recursos Humanos, que busca indivíduos com habilidades especiais.

É nesse contexto que grande parte dos recrutadores brasileiros afirma que leva em consideração o talento do profissional para a contratação — segundo pesquisa realizada pelo LinkdIn. Por isso, os profissionais que não querem ficar para trás precisam se aprimorar constantemente, desenvolvendo aptidões singulares.

Quer saber, então, quais são os talentos que estão em alta? Continue lendo.

1. Saber negociar

Enganam-se aqueles que pensam que a arte da negociação é bem-vinda apenas para quem trabalha no comércio. Na verdade, negociar é uma aptidão que pode ser utilizada em qualquer área. Por exemplo, ela é bem útil para solicitar um aumento de salário, não é mesmo?

Brincadeiras à parte, negociar não é só saber abordar uma questão de forma direta e clara, apresentando os benefícios da proposta, mas também saber ser flexível e entender as necessidades da outra pessoa envolvida.

2. Saber realizar um planejamento estratégico

Pode apostar: o sucesso de um negócio está diretamente ligado ao planejamento, item essencial para o desenvolvimento de qualquer empresa.

Por isso, os profissionais que sabem contribuir com o planejamento estratégico da organização, com certeza, terão alguns pontos extras e conseguirão se posicionar no mercado de trabalho mais facilmente.

Essa habilidade envolve, ainda, a formulação e implementação das táticas sugeridas no planejamento.

3. Dominar métodos de análise

Tão importante quanto saber negociar e realizar um planejamento é dominar os métodos de análise de dados de uma empresa. Afinal, por meio da análise, é possível identificar o que está funcionando no negócio e o que precisa ser modificado.

Esse é o recurso ideal para avaliar o cenário como um todo, orientando as decisões da alta cúpula administrativa. Então, o profissional que entende do assunto terá uma chance maior de conquistar uma vaga de destaque.

As profissões que estão em alta

Você já sabe sobre as principais tendências e habilidades necessárias para ter destaque em 2017. Agora, não perca mais tempo e veja 3 profissões que estão em evidência.

1. Gestor de Marketing

O Gestor de Marketing cuida da comunicação empresarial, criando campanhas que promovem o negócio, contribuindo, inclusive, com o aumento das vendas. Ele é responsável por desenvolver e lançar ações empresariais, fortalecendo a marca no mercado.

Para exercer a função, o profissional precisa ser graduado em Publicidade e Propaganda ou áreas afins, dominando sobretudo ferramentas e estratégias de marketing digital.

2. Diretor Financeiro

Não é segredo que para um empreendimento obter um bom faturamento e conseguir consolidar-se no mercado, as finanças devem estar bem alinhadas e organizadas, certo? É aí que entra o Diretor Financeiro.

Responsável por toda gestão financeira, esse profissional atua diretamente nas áreas da tesouraria, controladoria, compras e contabilidade. Ter formação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas ou Administração de Empresas é fundamental para exercer com maestria o cargo.

Vale ressaltar que uma especialização, seja um MBA ou uma pós-graduação em mercado financeiro e áreas correlacionadas é um diferencial para a função.

3. Gerente de Compliance

O termo compliance significa agir segundo as regras estabelecidas, isto é, de acordo com o regimento interno de cada empresa, reduzindo assim a chance de desvio de conduta da equipe. Nesse sentido, o Gerente de Compliance trabalha para evitar riscos e até mesmo fraudes nos negócios, garantindo a transparência das operações.

O profissional, que tem sido bem requisitado nas organizações, deve ser formado em Economia, Ciências Contábeis, Administração ou Tecnologia da Informação, possuindo ainda amplo conhecimento sobre questões técnicas, como auditoria interna e governança corporativa.

Acredite: o mundo está em constante mudança e os profissionais que não se reinventarem, provavelmente, terão dificuldade em conseguir uma colocação no mercado de trabalho. Por isso, não tenha medo e aposte nas especializações, que contribuirão com o seu crescimento profissional.

Agora que já sabe as principais tendências de carreira em 2017, conte para nós o que achou do conteúdo. Ele foi útil? Esclareceu suas dúvidas? Deixe um comentário!

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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