pós-graduação

Tempos de crise: como lidar com a demissão

Mariana Brito
24-08-2017 7:30

O Brasil vive um momento no qual muitos trabalhadores foram desligados de suas tarefas: trata-se de um reflexo da crise, que chegou há algum tempo e permanece entre os brasileiros. Se essa situação também aconteceu com você, não se desespere. O mais importante agora é saber como lidar com a demissão e planejar os seus próximos passos.

É importante lembrar que, ao passar por uma experiência como essa, você deve sempre se permitir um período de reflexão sobre o que houve. Isso o ajudará a entender de que forma é possível melhorar e até mesmo onde você deseja começar uma nova oportunidade.

Veja abaixo algumas dicas para encarar a demissão de cabeça erguida e se preparar para novos desafios:

tempos-de-crise-como-lidar-com-a-demissao.jpg

Avalie quanto você tem em mãos

Ao sair de uma empresa, o funcionário recebe um valor referente à sua rescisão. Ponha na ponta do lápis exatamente quanto você tem e calcule por quanto tempo você consegue se manter com essa quantia. Você verá o quanto isso vai aliviar a pressão que você provavelmente já começou a fazer sobre si mesmo!

Feito isso, é essencial que você guarde pelo menos 10% do total recebido. Lembre-se de que você tem que estar preparado para eventuais gastos que possam acontecer e com os quais você não estava contando.

Corte gastos. Como você ainda não sabe por quanto tempo ficará fora do mercado, é muito importante que poupe o máximo que puder, ok? Vale ser franco com a sua família e pedir a colaboração de todos nesse momento.

Invista em você

Aproveite ao máximo esse período que você tem um pouco mais de tempo livre. Que tal fazer aquele curso que você tanto queria e não podia por não ter como se dedicar? E aquela especialização ou MBA? Ou um curso de idiomas? Claro que dentro do seu orçamento, considerando as informações que você possui sobre o que receberá do seu emprego antigo.

Caso não possa pagar por um curso, procure opções gratuitas. Existem muitos lugares que oferecem diversos tipos de aperfeiçoamento sem custo. Vale também checar em sindicatos, no Youtube, cursos on-line etc.

Ler livros e se exercitar também entram na lista! A dica é que você realmente ocupe o seu tempo com tarefas interessantes e que, de fato, agreguem valores nesse momento.

Baixe agora

Converse com os colegas da sua área para saber como lidar com a demissão

Continue a movimentar a sua rede de networking! Entre em contato com alguns dos colegas com quem você já trabalhou e também com os amigos da época da faculdade. Se você tiver um bom relacionamento com ex-clientes, também é válido enviar uma mensagem. Tudo isso é para manter você em evidência e sempre lembrado no mercado de trabalho.

Além disso, muitas vezes você acaba sendo indicado para uma oportunidade através das pessoas que fazem parte da sua rede de contatos. E se ponha à disposição para trabalhar com pequenos freelas, que é um mercado que tem crescido bastante e ajudado muitos profissionais em momentos de transição entre um emprego e outro.

Trace novos objetivos

Depois de entender melhor o que houve para que você fosse demitido, é hora de traçar novas metas e buscar sua próxima oportunidade. Leia bastante sobre como está o mercado de trabalho para a sua área de conhecimento e experiência. Selecione as empresas com que você mais se identifica e em que já pensou em trabalhar um dia.

Organize um cronograma de envio de currículos e, se necessário, vá entregá-los pessoalmente nas companhias. Cadastre-se em sites de emprego, o máximo que você conseguir. E fique bem atento ao seu telefone! Após os envios dos currículos, as chances de um recrutador ligar para você são maiores. Isso é bom, não é mesmo?

Outra dica importante é pensar em uma segunda opção, caso os seus planos não sejam alcançados no tempo que você determinou. Ou seja, é hora de explorar seus talentos! Analise em quais outros trabalhos você poderia contribuir e se desenvolver, além de se identificar e ter um certo domínio, ok?

Mantenha uma rotina

tempos-de-crise-como-lidar-com-a-demissao.gif

Não é porque você está, teoricamente, com um tempo mais livre que você vai acordar todos os dias mais tarde, ou se desligar totalmente das suas responsabilidades. Jamais deixe para amanhã as suas prioridades! Mesmo que, de repente, você esteja um pouco triste e desestimulado, é nessa hora que você precisa de foco para dar a reviravolta necessária em sua vida!

O que mais vai ajudar você é manter uma rotina. Sim! Nos primeiros dias logo após a sua demissão, tudo bem tentar relaxar. Mas já na segunda semana, o ideal é que você volte todos os seus esforços para conseguir um novo emprego. Continue a se levantar no mesmo horário, tome o seu café da manhã e planeje como será o seu dia.

Não encare esse momento como férias. Pois não é! Olhe de frente para o problema e corra atrás do prejuízo. Você verá que ser proativo ampliará as suas chances na próxima conquista.

Lembre-se de que esse momento vai passar

Durante todo o processo pela busca por uma recolocação no mercado, não se esqueça de que esse momento de crise é passageiro. Muitas vezes, o profissional desempregado se deixa abater pela decepção de ter sido demitido e passa a ter somente pensamentos negativos. É essencial que você continue otimista, pois é isso que manterá o seu foco!

Mesmo se a sua situação persistir por mais de um mês, por exemplo, mantenha o ritmo e a rotina, como já mencionados neste artigo. O melhor mesmo é estar conectado o máximo que você puder! Não se esqueça de que, quando as oportunidades surgem, já existe uma forte concorrência que também está bem atenta para se apresentar.

Se você seguir todas essas dicas, você verá que o processo de procura pelo novo emprego será feito de uma forma mais tranquila e focada. Ter um objetivo bem definido é o começo para que você tenha sucesso e consiga superar essa situação!

Saber como lidar com a demissão vai ser apenas mais uma experiência na sua vida profissional. E faça com que esse momento seja proveitoso, de todas as maneiras. Olhe para o futuro e siga em frente!

E então, preparado para o novo desafio? Deixe seu comentário aqui no post e compartilhe sua experiência conosco!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos