pós-graduação

Sou tímido: descubra como vencer a timidez no ambiente de trabalho

Fábio Albuquerque
20-09-2018 6:28

Tem coisas que só as pessoas tímidas entendem, como a pressão para falar em público ou se destacar em um grupo — principalmente no trabalho. Por causa do seu comportamento, outras pessoas tacham você de submisso ou até metido. É preciso superar isso, não é verdade? Mas como vencer a timidez?

Como pessoa tímida, você sabe que aborda a vida a partir de um padrão de pensamento que difere daquele adotado pelos demais colegas, amigos e familiares. Trata-se de um traço de personalidade que tem pontos positivos, mas que pode ser neutralizado em determinados momentos. Quer saber como?

Continue a leitura e saiba como vencer a timidez!

sou-timido-descubra-como-vencer-a-timidez-no-ambiente-de-trabalho

Aceite-se como você é

O processo de autoaceitação acontece quando você aceita a própria forma de ser, ou seja, sua personalidade, qualidades e até defeitos. Esse olhar para dentro de si tem como benefício uma maior capacidade de empatia, pois você passa a compreender as diferenças entre as pessoas e a aceitá-las também.

Ser tímido é somente mais uma entre tantas características do ser humano. É como ter a pele negra ou os olhos cor de mel. E você não é mais normal ou anormal por isso, pois são as diferenças que tornam as pessoas únicas. Contudo, em alguns momentos, você pode usar essa característica a seu favor.

Use a timidez a seu favor

Nem sempre é fácil perseguir objetivos, e para o tímido, expressar esse desejo pode ser ainda pior. No entanto, você tem a escrita a seu favor. Em vez de usar sua oratória para conseguir avançar nas etapas, esforce-se para escrever um bom texto e trabalhar na divulgação do seu trabalho, por exemplo, em um relatório.

E quando for necessário falar, para evitar a insegurança que costuma tomar conta de você, experimente escrever o seu discurso. Isso ajuda a refletir sobre as palavras, tornando esse momento menos complicado do que ele aparenta ser. Se precisar treinar o discurso, grave vídeos para identificar os pontos de melhoria.

Baixe agora

Assuma um compromisso com você

Como característica, a timidez jamais pode impedir o seu crescimento pessoal e profissional. Por isso, assuma um compromisso com você. Olhe para os seus objetivos e não deixe que as emoções ou crenças limitantes determinem o seu futuro, pois a timidez também pode dominar suas ações.

Se a timidez vier, não tem problema. Lembre-se de se aceitar, mas continue encarando os seus desafios. Não se trata de mudar quem você é, mas de determinar que algumas características facilitam certos processos e outras os tornam mais difíceis. Porém, é necessário perseguir os seus desejos e objetivos.

Experimente sair da falsa zona de segurança

A timidez é uma falsa zona de segurança. Ficar quieto e sem se manifestar durante um encontro de profissionais ou reunião de familiares transmite um sentimento de proteção, como se você estivesse invisível. Funciona em certos momentos, tá? Contudo, em outros, você pode experimentar algo novo.

Lembre-se daquela ocasião em que ouviu alguém falar algo do qual você discorda. Pode ter sido duro ouvir aquelas palavras, ainda mais se você deixou de se manifestar. É como ser apaixonado por brinquedos radicais e ir a um parque de diversões apenas para olhar. Tente, de vez em quando, sair desse casulo.

Socialize com seus colegas de trabalho

A timidez pode deixá-lo extremamente introspectivo e reservado, prejudicando a socialização com o pessoal do trabalho. E essas pessoas participam de, praticamente, um terço do seu dia. Por esse motivo, é muito importante que você tenha um bom convívio com elas.

Aceite os convites para participar das happy hours ou dos almoços em grupo. Assim você tem a chance de conhecer melhor as pessoas e estabelecer uma relação com elas. Para se aproximar dos colegas de trabalho, comece pelo trivial e pergunte, por exemplo, como está sendo o dia deles.  

Seja um bom ouvinte

giphy

Mais uma vez a timidez pode ser usada a seu favor. Se falar não é o seu forte, experimente ouvir. A pergunta do tópico anterior pode servir para surgir uma conversa. E as pessoas sentem a necessidade de desabafar, de falar sobre conquistas e frustrações. Aproveite para dar essa atenção.

Ouça atentamente e estimule que o outro fale mais, fazendo questionamentos pontuais que demonstram interesse pelo que está sendo dito. Com o tempo, você pode confiar mais na outra pessoa e ganhar a confiança dela — além de se sentir à vontade para falar de si e melhorar sua comunicação.

Aprenda a rir de si

Estamos sujeitos, em qualquer ambiente, a enfrentar algumas situações constrangedoras. Quando elas acontecem, muitas pessoas se solidarizam com quem passa por esses momentos. Entretanto, outras acabam rindo e isso, para uma pessoa tímida, pode ser ainda mais difícil de encarar.

O fato é que você pode superar essas situações sendo mais leve e rindo de si. Por mais que sua pele fique corada ou extremamente vermelha por causa da vergonha, a risada ajuda a se libertar de certas amarras. Encare-se com menos seriedade e, quando der vontade, sorria.

Saiba dizer “não”

Quem é tímido, às vezes, é visto pelos colegas de trabalho como uma pessoa submissa. E essas pessoas se aproveitam dessa característica para dar a você responsabilidades que não são suas. Elas também podem fazer brincadeiras que magoam e você não tem a obrigação de ser conivente. Deixe o medo de lado!

Aprenda a dizer “não”. Você não precisa ser rude e muito menos se desculpar por deixar de aceitar algo com que não se sinta confortável. Seja objetivo e, ao mesmo tempo, elegante, agradecendo na sequência. Deixe de lado a argumentação que envolve as justificativas e foque no seu desejo.

Desenvolva-se profissionalmente

Sua carreira está aí e você precisa se preocupar com o crescimento dela. A boa notícia é que dá para conciliar sua timidez com isso. Participe de eventos da sua área para conhecer novas pessoas, faça workshops e entre em um fórum com profissionais que debatam o segmento em que vocês atuam.

Outra maneira de se desenvolver profissionalmente se dá por meio de um curso de pós-graduação. Além de se tornar especialista em um dos nichos da sua área profissional, esses cursos promovem uma maior interação entre profissionais que têm algo em comum: a área de trabalho.

E agora? Como vencer a timidez? Com as dicas que nós apresentamos aqui, você tem como escolha superá-la ou transformar essa característica em sua aliada. A escolha é sua, entretanto, vale reforçar que o seu foco, independentemente de quem você é, deve permanecer voltado para os seus objetivos.

Já que estamos falando sobre timidez, aproveite para deixar um comentário se apresentando e contando como você lida com essa característica!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos