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Sobrecarregado no trabalho? Confira essas técnicas de relaxamento

Postado por Fábio Albuquerque

Não é novidade que grande parte da população ativa do país tem trabalhado de maneira cada vez mais intensa. Em alguns cargos, a jornada diária de trabalho de 8 horas não é suficiente para que um profissional consiga realizar todas as suas atribuições.

Por conta disso, é comum encontrar profissionais sobrecarregados hoje. Mas é preciso ficar de olho na saúde, pois a intensa rotina de atividades pode afetar negativamente a produtividade do quadro funcional, além de aumentar o índice de ocorrência de doenças laborais.

Tal cenário pode se refletir em sérios prejuízos para os funcionários e para as empresas. Como nem sempre é possível reduzir a carga diária de trabalho, é fundamental que o colaborador conheça algumas técnicas de relaxamento para evitar ficar sobrecarregado no trabalho.

No post de hoje, listamos algumas técnicas de relaxamento que podem amenizar os efeitos do trabalho excessivo. Acompanhe!

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A respiração e o relaxamento

A depressão e a síndrome do pânico são responsáveis por altos índices de afastamento médico das atividades de trabalho, por parte dos empregados. Os elevados níveis de estresse e ansiedade causados pela sobrecarga de serviço são fatores preponderantes na delimitação deste cenário.

Funcionários sobrecarregados tendem a desenvolver distúrbios emocionais mais facilmente. Nesse sentido, os exercícios de respiração constituem uma excelente ferramenta no controle da ansiedade, e existem algumas dicas simples que podem auxiliar no relaxamento dos sintomas.

O primeiro passo é inspirar devagar pelo nariz e contar lentamente até quatro, expandindo a região abdômen. Mantenha essa postura por alguns segundos e expire devagar, contando até seis. Aconselha-se repetir todo o procedimento de oito a doze vezes por minuto.

Procure estabelecer um ritmo suave e confortável nas respirações. Lembre-se de utilizar o diafragma, músculo responsável pela mecânica respiratória que se localiza na região inferior do tórax. Esta técnica pode prevenir ataques de pânico e diminuir a ansiedade.

A reserva de cinco minutos diários para a realização de exercícios de respiração pode ajudar a reduzir os níveis de estresse. À medida que essas técnicas vão se consolidando na rotina dos trabalhadores, desenvolve-se uma maior consciência dos benefícios trazidos pela respiração. Consequentemente, torna-se mais fácil lidar com as variadas situações do cotidiano sem se sobrecarregar.

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Meditação e questionamento de pensamentos

A meditação é responsável por proporcionar sensações de bem-estar, alegria e serenidade aos seus praticantes. Ela é capaz de alterar estados do cérebro como a depressão e a ansiedade, diminuindo o estresse e relaxando mente, e corpo.

Isso ocorre, porque o nosso cérebro é capaz de criar, tanto a sensação de tranquilidade, quanto a de ansiedade. Tudo depende da nossa reação frente as mais diversas situações. A ansiedade, por exemplo, tende a surgir do receio de que uma atividade futura não sairá como o planejado, ou que não haverá tempo suficiente para cumpri-la.

A meditação é uma prática difícil de ser aplicada, mas fundamental para acalmar o corpo e a mente. De acordo com alguns estudos, ela apresenta melhores resultados do que outros métodos.

A forma como se aprende a lidar com algum tipo de situação pode influenciar nas atividades do cotidiano. O fundamental é possuir consciência das suas emoções e pensamentos. Portanto, ao se preparar para execução de uma tarefa importante, é essencial que se cultive pensamentos de confiança. Dessa forma, o processo tende a ser mais tranquilo, aumentando as chances de sucesso nos resultados.

A ioga e tai chi chuan

A ioga é um exemplo de ótimo exercício capaz de mitigar os sintomas causados pelo excesso de atividades no trabalho, pois auxilia no relaxamento por meio da associação de posições concretas e respiração controlada. Além de diminuir o grau de estresse e ansiedade, ela favorece a aquisição de resistência e força muscular, assim como equilíbrio e flexibilidade corporal.

Quando realizada com regularidade, a ioga é capaz de melhorar a resposta do organismo, promovendo o relaxamento das tensões do dia a dia. Essa técnica também é muito utilizada para evitar lesões, sendo extremamente importante o auxílio de profissionais especializados.

Já o tai chi chuan é baseado na execução de uma sequência de movimentos que fluem lentamente, cada um deles ocorrendo em um ritmo único. Essa série de movimentos consegue melhorar a concentração e o relaxamento de todo o corpo.

Deve-se ressaltar que o tai chi chuan tem sua origem das artes marciais orientais. Nos dias de hoje, é amplamente conhecido pela capacidade de acalmar a mente, tranquilizar o corpo e diminuir os níveis de estresse.

O grande diferencial dessa técnica centra-se no foco exclusivo dos movimentos lentos e na percepção do momento presente. Pode-se afirmar que o tai chi chuan é uma opção confiável e de baixo impacto para todas as pessoas, podendo ser praticado por indivíduos de qualquer idade e compleição física.

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Relaxamento corporal progressivo

O relaxamento corporal progressivo é uma técnica baseada no tensionamento e posterior relaxamento dos diversos grupos musculares. Algumas pessoas defendem que corpo e mente caminham juntos.

Por consequência, ao relaxar o corpo a mente também relaxará. Para tanto, faz-se necessário perceber que a tensão muscular acumulada é sintomática da ansiedade e do estresse. Dessa forma, dar-se conta da rigidez física revela o surgimento de episódios ansiosos.

Liberar a tensão muscular, reduzindo o estresse associado ao trabalho, auxilia na prevenção das crises de ansiedade. Assim, fica mais fácil afastar as preocupações e focar a mente na sensação de bem-estar que os músculos relaxados produzem.

Independentemente da sua ocupação profissional, é importante lembrar que a vida é seu bem mais precioso. De nada adianta trabalhar excessivamente e não poder aproveitar um tempo com sua família ou amigos

Uma rotina sobrecarregada pode levar o trabalhador a passar o resto de sua vida tratando de doenças e graves problemas de saúde. É necessário praticar ações com o objetivo de evitar os excessos e garantir a melhor saúde possível no ambiente laboral.

Além disso, uma boa condição física e mental no trabalho é fundamental para qualquer tipo de profissional. Essa é a principal maneira de garantir que sua performance se aproxime do ideal e seja verdadeiramente produtiva. Por isso, siga nossas técnicas de relaxamento e melhore seu desempenho, sentindo-se menos sobrecarregado no trabalho.

E você, já experimentou alguma dessas técnicas de relaxamento? Como foi a sua experiência? Conte para a gente aqui nos comentários e participe da conversa!

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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