pós-graduação

Saiba quais são os talentos e funções em alta no mercado de trabalho

Mariana Brito
17-08-2017 8:42

A crise e o desemprego lançaram uma sombra no mercado de trabalho, deixando muitas pessoas em dúvida sobre a própria carreira. Hoje, não é raro encontrar alguém se questionando sobre "será que escolhi um bom caminho?", ou "qual seria a melhor especialização para esse momento?".

Para ajudar você a se encontrar profissionalmente, apresentamos uma lista com os talentos e funções em alta no mercado de trabalho. Trata-se de perfis nos quais toda empresa fica de olho, pois procuram por funcionários que vão lidar com as áreas mais modernas com toda a eficiência possível.

Se você está pensando em fazer uma especialização ou investir em uma formação complementar para alavancar sua carreira, confira nossas sugestões e saiba quais são os talentos e funções mais indicados para driblar a crise!

saiba-quais-sao-os-talentos-e-funcoes-em-alta-no-mercado-de-trabalho.jpg

Talentos observados pelas empresas

Como é o perfil profissional procurado pelas empresas brasileiras? Primeiramente, ele deve ter potencial de ação e ser, ao mesmo tempo, versátil e focado nas funções. Também existem outras competências observadas pelas empresas, como:

Foco e resultado

Os profissionais que trabalham com um alto grau de concentração, consequentemente, apresentam uma boa produtividade. Trabalhando sistematicamente, quem possui esse tipo de perfil oferece resultados com um caminho mais curto.

Eles conseguem responder com profundidade sobre os assuntos e funções desenvolvidas, já que podem se debruçar sobre uma mesma atividade por longas horas, dias ou semanas.

Nesse caso, conta também aquele profissional que não é disperso, não perde tempo com mídias sociais durante o trabalho e é comunicativo, porém discreto. Coloca o trabalho sobretudo em primeiro lugar, como prioridade, deixando a descontração para fora do ambiente de trabalho. Se essa carapuça te serviu, é um bom sinal para ser contratado!

Versatilidade

Por outro lado, os funcionários que conseguem ter mais de uma habilidade são igualmente bem vistos no mercado de trabalho. Esse perfil consegue se movimentar de uma função a outra sem apresentar perda de produtividade.

Outro ponto positivo dos profissionais versáteis é como conseguem dialogar com diversos setores de uma empresa, servindo muitas vezes de interlocutores e mediadores para resolver questões que envolvem múltiplas funções.

Hoje em dia, qualquer profissional de sucesso terá, invariavelmente, de investir em uma formação multifacetada, trazendo novidades e complementos ricos para a sua carreira. Para que esperar essa necessidade vir de fora, não é mesmo? Procure já ampliar os seus horizontes de conhecimento e aumente as chances de ser empregado.

Baixe agora

Habilidade de ação

Ninguém quer um profissional que fique sentado, de braços cruzados, esperando as coisas se resolverem. Todos procuram aquele que possui disponibilidade para o desconhecido, tem iniciativa para resolver os problemas e apresentar variados caminhos para uma mesma questão.

Esse tipo de funcionário é bem procurado, pensado para funções que necessitam de resultados em curto e médio prazo, o que é a realidade da grande maioria nas empresas hoje em dia. O imediatismo do mercado pede que se tenham profissionais competentes que consigam agir rápido.

Mesmo se achar que não possui esse perfil, essa habilidade pode ser conquistada por meio de treinamento. Procure cursos e palestras que abordem os caminhos de como se tornar um profissional que faz acontecer.

Funções em alta no mercado de trabalho

Você sabe quais são as profissões que apresentam maior estabilidade no país, mesmo com a crise política e econômica? Tecnologia e profissionais do meio ambiente estão entre elas! Veja só:

Trabalhadores da tecnologia

Passando ilesas pela crise, as empresas ligadas em tecnologia são disparadas aquelas que mantêm um estável crescimento e são uma boa oportunidade para quem quer um bom emprego. Entende-se por tecnologia tudo aquilo que envolve internet, desenvolvimento e manutenção de aplicativos, inteligência artificial, entre outros.

Os profissionais de tecnologia devem ter uma formação técnica mais sólida, em geral com especialização em alguma área. Para se dar bem na ramo da tecnologia, é preciso apresentar muita eficiência e produtividade.

Carreiras de gestão

Mesmo os profissionais de áreas mais técnicas precisam de uma formação gerencial para subirem na carreira. Com o passar dos anos, como é muito comum em empresas de tecnologia, por exemplo, o funcionário subirá de função, alcançando cedo ou tarde um cargo de gerência.

E para que deixar para a hora para aprender as funções relacionadas ao cargo, não é mesmo? O ideal é que ele se prepare antes mesmo de aparecer a possibilidade. A especialização em gestão garante o entendimento das funções administrativas e também como lidar com o pessoal.

saiba-quais-sao-os-talentos-e-funcoes-em-alta-no-mercado-de-trabalho.gif

Área de vendas

Aquele profissional que possui relacionamento com várias empresas, clientes e fornecedores também tende a se dar bem nos próximos anos. Desenvolvendo estratégias modernas de valorização do produto, o profissional de vendas deve estar conectado com as tendências mais atuais do mercado.

Bastante solicitado em empresas de alta tecnologia, que lidam com marketing e publicidade digital, o profissional de vendas encontrará no Brasil um mercado deficiente em profissionais especializados. Por isso, investir nessa formação, mesmo que de modo complementar, é uma ótima ideia.

Analistas de segurança e meio ambiente

As demandas relacionadas a trabalhos e atividades desenvolvidas no meio ambiente são crescentes e afetam toda a região nacional. É cada vez maior também a necessidade de uma fiscalização e manutenção que contemple todos os requisitos exigidos de segurança e saúde.

Para esses profissionais, é importante que eles apresentem um bom aproveitamento dos recursos disponíveis, aliando bom senso com uma rigorosa inspeção dos setores, para garantir, além da segurança dos trabalhadores, o menor impacto ao meio ambiente.

Auditoria, contabilidade e fiscal

Tanto multinacionais quanto empresas brasileiras possuem uma demanda alta por profissionais que atuem na área de contabilidade, para trabalhar com o mercado de compra e venda internacional.

Esses profissionais precisam saber fazer reportes para fora do país, sabendo tudo a respeitos dos trâmites internacionais. Também devem preparar material em línguas estrangeiras e ter conhecimento para lidar com o fluxo de caixa.

Com tantos conhecimentos valorizados pelo mercado, saiba aliar o seu perfil com uma área promissora profissionalmente. Agora que você já viu quais são as funções em alta no mercado de trabalho, que tal traçar metas para o seu plano de carreira? Conte pra gente quais serão os seus próximos passos aqui nos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos