pós-graduação

Saiba como ser uma pessoa influente no mundo corporativo

Fábio Albuquerque
23-10-2018 5:57

Na internet, vemos o uso da palavra “influenciador” ser cada vez mais difundido. O influenciador é aquele indivíduo com muitos seguidores, que tem impacto sobre a vida de milhares de pessoas, sendo procurado por marcas para divulgar seus produtos. A pessoa influente no mundo corporativo tem muito em comum com esse exemplo que citamos e é reconhecida como um profissional de destaque dentro da organização.

Apesar de ser um título almejado por muitos colaboradores, conquistá-lo não é uma tarefa que se faz da noite para o dia! Pensando nisso, neste artigo, daremos dicas valiosas do que fazer para se tornar uma pessoa influente no trabalho. Ficou curioso? Continue a leitura!

confira-como-ser-uma-pessoa-influente-no-mundo-corporativo

Quais as características básicas de pessoas influentes?

A influência vai muito além de fazer as pessoas concordarem com você. Na verdade, o que torna um indivíduo influente é a sua capacidade de inspirar os outros ao seu redor. No entanto, a lista de características que compõem esse indivíduo é muito maior.

A boa oratória é outro ponto de destaque do influenciador. Ou seja, saber se expressar bem, ter um discurso consistente e interagir com outras pessoas com facilidade são características embutidas no bom influenciador.

Além disso, outra característica de destaque entre essas pessoas é a sua capacidade de liderar. Ou seja, são profissionais que conseguem manter um bom diálogo com colaboradores em todos os níveis hierárquicos, são inspiradores, têm domínio sobre assuntos ligados às suas funções, conseguem antecipar necessidades etc.

Como se tornar uma pessoa influente?

Boa comunicação, liderança, alto poder de persuasão, inspiração. Que profissional não deseja estar perto de uma pessoa influente, não é mesmo? Engana-se quem pensa que tal característica é um dom, pois ela pode ser adquirida com as estratégias certas. Confira!

Baixe agora

Invista em você mesmo

Investir em você mesmo é usar o tempo disponível com coisas que trarão retorno para a sua carreira. Tempo gasto sem propósito é um desperdício. Por isso, aproveite para buscar um diferencial, a sua marca pessoal e a autenticidade de suas ações para se tornar uma pessoa que, de fato, tenha impacto no mundo corporativo.

Algumas atitudes são indispensáveis, como ter um planejamento que ajude a desenvolver seus objetivos e propósitos e usar o tempo disponível em atividades que o desafiem a crescer (leitura, viagens, práticas de esportes, entre outros).

Busque capacitação

Pessoas influentes têm alta capacidade de desenvolver soluções criativas diante dos desafios a que são expostas. Isso é possível graças à busca constante por qualificação. Logo, se você quer entrar para o seleto grupo de influenciadores, se capacite.

Especializações, pós-graduações, MBAs e cursos não são só um diferencial no currículo, mas também uma maneira de adquirir conhecimento amplo sobre determinado assunto, entender sobre as mudanças de mercado e manter-se atualizado.

Faça networking

Uma das características mais marcantes das pessoas influentes é a sua capacidade de inspirar pessoas e estar cercado de bons profissionais de todos os lados. Por isso, o networking é tão importante nesse processo.

Por meio dele, será possível ter contato com outros profissionais, construir uma rede de relacionamento ampla, que lhe permitirá compartilhar e adquirir conhecimento.

Vale destacar que a influência é uma relação de troca — a partir do momento que você faz o que estiver ao seu alcance por um contato, as chances de ser ajudado são muito maiores. Consequentemente, mais pessoas começam a fazer parte do seu círculo de contatos.

Seja ético

giphy

Bons influenciadores têm uma qualidade em comum: a ética. Ou seja, são pessoas justas, respeitam o trabalho do outro e usam a ética em todas as ações do seu dia a dia. O respeito aos seus direitos e deveres é capaz de trazer não só bem-estar individual e coletivo, mas também de incitar a admiração dentro do ambiente organizacional.

Entre os comportamentos éticos a serem destacados, estão: o respeito aos colegas, atuação honesta e justa, foco no trabalho, respeito a regras e a não utilização de recursos e infraestrutura da empresa em benefício próprio.

Esteja sempre atento a esses pontos para poder evoluir e ser um exemplo para os colegas. O profissional íntegro e coerente aumenta o seu poder de influenciar pessoas justamente por se tornar uma referência.

Tenha argumentos sólidos

Ser coerente nas suas falas também tem um impacto sobre a influência que você exerce sobre outras pessoas. Uma dica para incrementar os seus discursos é sempre utilizar argumentos coerentes. Por exemplo, se tem uma ideia de um projeto, busque estudar a fundo sobre ele, traga dados consistentes de mercado e foque exemplos de empresas que já adotaram tal prática e conquistaram resultados positivos.

Para desenvolver sua capacidade argumentativa, procure também analisar as situações criticamente e conhecer os argumentos dos outros, pois tais ações aumentarão a sua influência sobre as escolhas da organização.

Saiba escutar o outro

A habilidade de escutar é imprescindível para profissionais que desejam um alto desenvolvimento de suas carreiras. Pessoas influentes conseguem escutar não só o que o outro diz, mas também extrair o melhor de suas falas para ajudá-los.

Logo, seja humildade ao escutar uma crítica, reconheça as necessidades do outro e permita a ele compartilhar o seu conhecimento. Essas atitudes são louváveis e contribuem para que você ouça mais e se torne influente no meio em que convive.

Tome decisões

Um influenciador está preparado para tomar decisões, mesmo que elas sejam críticas. Enquanto os profissionais comuns têm medo das consequências, a pessoa influente sabe fazer escolhas e dificilmente tem prejuízos no caminho que escolhe perseguir.

Isso é possível, pois ela está a todo momento aperfeiçoando os pontos fracos do raciocínio, avaliando aspectos positivos e negativos da decisão e cercada de bons profissionais, que podem ajudá-la. O influenciador sabe que precisa da sua equipe e tem uma compreensão ampla do seu entorno, por isso, consegue facilmente coordenar um grupo rumo a determinado objetivo.

Para desenvolver essa habilidade, mesmo que o seu cargo não lhe dê grandes poderes, tome decisões práticas no seu dia a dia, contribua para o grupo em que está com opiniões e busque mirar-se no exemplo de líderes que admira.

Ser uma pessoa influente no mundo corporativo moderno é um diferencial que fará com que você seja disputado pelo mercado. Afinal, as empresas querem, entre os seus funcionários, profissionais que sejam capazes de motivar e ajudar no crescimento da organização por meio do atingimento de metas e objetivos.

E então, gostou do nosso conteúdo? Curta nossa fanpage no Facebook e fique por dentro de mais posts como esse!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos