Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Saiba como escolher uma especialização em odontologia

Postado por Fábio Albuquerque

Diante de um mercado altamente competitivo, os cirurgiões-dentistas necessitam se diferenciar em busca não só de novos mercados, como também de diferenciações nos serviços oferecidos aos pacientes.

No momento de se destacar frente à concorrência, nada melhor do que o atendimento em ramos pouco explorados ou que necessitem de conhecimentos extras pós-graduação.

E você, sabe como escolher uma especialização em Odontologia? Para ajudá-lo nessa empreitada, vamos mostrar no post algumas dicas valiosas que poderão auxiliá-lo a escolher, sempre de olho no sucesso profissional. Venha com a gente e faça a diferença!

saiba-como-escolher-uma-especializacao-em-odontologia.jpg

O que deve ser levado em consideração na hora da escolha

Após meses ou anos de prática nos atendimentos odontológicos, certamente você sentirá quais os ramos de atuação que mais sintonizam com a sua personalidade.

Caso você esteja voltado à endodontia, nada melhor do que buscar uma pós-graduação na área, ampliando o leque de conhecimentos para aumentar a qualidade dos atendimentos e a realização de diagnósticos certeiros.

Como existem mais de dez especialidades disponíveis no mercado, analise cuidadosamente a que se encaixa em suas preferências e também fique atento às demandas que buscam atendimento em seu consultório.

Analise a melhor formação de acordo com sua rotina

Sabendo que existem cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na área odontológica, deve-se escolher uma especialização que se encaixe no seu dia a dia profissional.

Ao optar por um mestrado, por exemplo, saiba que a duração será de, no mínimo, dois anos, enquanto de doutorado pode chegar a quatro anos. Já uma pós-graduação pode ser concluída em um ano e seis meses, com valores bem mais acessíveis.

Antes de definir o tipo de especialização, veja ainda se você tem estímulo para desenvolver pesquisas e artigos científicos, pois são pontos necessários no mestrado e doutorado.

Existe também a possibilidade da especialização abrir novas oportunidades, como a de professor universitário. É o que você quer para a sua vida profissional? Haverá tempo hábil para conciliar o consultório, atendimento no serviço público, universidade e família? Esses são questionamentos que devem ser levados em conta para que não ocorra possíveis frustrações no futuro ou até mesmo a sensação de que o dinheiro investido foi em vão.

Portanto, analise bem o tipo de especialização antes de entrar definitivamente nos estudos. Afinal, as escolhas acertadas geralmente têm mais chances de sucesso.

Baixe agora

Converse com profissionais da área

A troca de informações com profissionais da área é fundamental no momento de escolher uma especialização em Odontologia.

Afinal, os colegas que atuam na mesma área poderão indicar as tendências do mercado, os tratamentos que estão recebendo as melhores demandas e o que a população vem procurando quando o assunto é saúde dentária.

Ou seja, faça pesquisas, entre em grupos de discussão nas redes sociais, visite consultórios de parceiros e tire todas as dúvidas antes de fazer a sua escolha.

Conheça as áreas de especialização

Sendo a Odontologia uma das áreas mais abrangentes do mercado no que se diz respeito à especialização, é preciso conhecer cada uma delas.

Você pode se especializar em odontopediatria, montando um consultório exclusivo para crianças. Além disso, pode-se atender somente adolescentes ao se especializar em odontohebiatria.

A ortodontia é área certa para quem gosta de correção estética e funcional. Outro segmento que vem crescendo consideravelmente nos últimos anos é a especialização em estética, trazendo de volta o prazer do sorriso para as pessoas que danificaram os dentes ao longo da vida.

Há ainda a periodontia para tratar as doenças relacionadas às gengivas, além da implantação e suporte dos dentes, o que inclui os implantes e cirurgias gerais, entre outras áreas específicas da profissão.

Ou seja, o que não faltam são opções para você se especializar, inclusive existe a possibilidade de um mesmo profissional realizar diferentes tipos de especializações e abrir ainda mais o leque de atendimentos.

Faça um planejamento orçamentário

Outro ponto que deve ser levado em consideração está relacionado com o planejamento financeiro e de tempo direcionados à especialização.

Faça uma planilha de ganhos e gastos para saber se haverá recursos para a quitação do curso, inserindo investimentos com livros, alimentação e transporte.

É importante ainda especificar o retorno do investimento (ROI), tendo em vista que uma especialização frequentemente contribui com o aumento nos ganhos, pois o número de atendimentos certamente crescerá exponencialmente.

Portanto, com uma planilha nas mãos e boas ideias na cabeça você estará apto para alçar voos mais altos em sua carreira.

Seja audacioso

saiba-como-escolher-uma-especializacao-em-odontologia.gif

Muitas vezes, o medo da mudança cancela a realização de vários sonhos de profissionais capacitados. Com isso em mente, tenha coragem para iniciar uma nova jornada de aprendizados e vá em frente diante das suas convicções.

Caso receba comentários negativos ou até opiniões contrárias à sua escolha de especialização, saiba que a pessoa que deve ficar mais envolvida com a área escolhida é você.

Ao se empenhar no curso, os investimentos, tanto de tempo quanto de dinheiro, voltarão de maneira altamente positiva em sua carreira, aumentando o rol de pacientes e as possibilidades de atuação.

Afinal, uma especialização pode ser a porta de entrada para o mundo acadêmico ou para uma parceria em um grande consultório, em um plano odontológico voltado às classes menos favorecidas ou até mesmo para um concurso público.

A dica é ser audacioso, mantendo a motivação sempre em alta. Com isso, os frutos chegarão na hora certa.

Escolha uma instituição com credibilidade

Um erro muito comum na hora de escolher uma especialização em Odontologia é fechar o contrato com instituições de ensino pouco confiáveis.

Veja se o local que você pretende estudar conta com professores renomados, com mestrado e doutorado e se possui aprovação do Ministério da Educação (MEC). Ademais, verifique os anos de atuação no mercado, avaliações de ex-alunos e também laboratórios.

Verifique ainda se a faculdade incentiva pesquisas e se conta com parcerias com o poder público ou privado no sentido de cidadania.

Ao seguir todas as nossas dicas, é possível escolher a especialização em Odontologia ideal para você, seu futuro e seu orçamento. E o melhor: com o sorriso de quem tomou uma ótima decisão!

E você, já descobriu como escolher uma especialização em Odontologia? Ficou com alguma dúvida? Então deixe aqui o seu comentário!

Acessar material

Odontologia, pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS