Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Região Nordeste: um mar de oportunidades para novos profissionais

Postado por Fábio Albuquerque

Muitos brasileiros ainda subestimam as oportunidades profissionais da região Nordeste do país. A grande quantidade de lugares paradisíacos e os cenários de tirar o fôlego causam a falsa impressão de que estas são as maiores riquezas do Nordeste.

A região Nordeste tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Com incentivos governamentais cada vez mais intensos, grandes indústrias têm optado por transferir e até mesmo inaugurar sedes e escritórios nessa região do país.

praia-joao-pessoa-blog-unipe-pos-graduacao

Porém, grande parte dos profissionais do país insiste em ignorar essa tendência, voltando os esforços para o já saturado mercado do sul e sudeste do país.

Recente pesquisa da consultoria Michael Page concluiu que, apesar do grande número de vagas no Norte e Nordeste, ainda é difícil encontrar profissionais dispostos a trabalhar nessas regiões.

  • 28% das empresas pesquisadas buscam ajuda com consultorias de recrutamento para contornar a dificuldade de encontrar profissionais no norte e nordeste do Brasil (71% julgam ser difícil encontrar profissionais qualificados na região).
  • 30% das respostas indicaram que profissionais de outras regiões não avaliam as oportunidades locais por limitações familiares.
  • 24% indicaram que estes profissionais sentem que perderiam sua exposição no mercado, em relação aos grandes centros.

Fonte: (http://www.michaelpage.com.br/)


Ainda segundo o levantamento, o número de executivos contratados para cargos de gerência na região Nordeste aumentou 189% nos primeiros oito meses de 2014 em comparação ao mesmo intervalo de tempo em 2012. Porém, mesmo com números favoráveis mais de 50% das empresas locais continua apresentando dificuldades para encontrar ocupantes para esses cargos executivos.

Você encararia o desafio de se mudar para o Nordeste?

nordeste-blog-unipe-pos-graduacao

O receio quanto à suposta perda de visibilidade no mercado e a falta de adaptação da família ao novo endereço tem sido dois dos principais empecilhos para que profissionais de outras regiões do país se mudem para a região.  

Mas ao optarem pelo mercado convencional, estão perdendo não só a oportunidade de crescerem na profissão e atingirem cargos de grande projeção, como também a oportunidade de viver com qualidade. Afinal, quem nunca sonhou em morar na praia, estar mais perto da natureza e, assim, poder praticar hábitos saudáveis com mais frequência?

E então, o conteúdo foi realmente útil para você? Compartilhe conosco a sua opinião, através dos comentários.

Acessar material

carreira, nordeste

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS