Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

5 razões para se investir em capacitação profissional

Postado por Fábio Albuquerque

O cenário formado pelo crescente (e constante) aumento no número de ingressos em cursos superiores no país, associado à crise econômica e à diminuição da oferta de postos de trabalho fez com que a competição por vagas no mercado se tornasse cada vez mais acirrada. Em meio a tudo isso, ainda se vê um significativo aumento das exigências por parte dos empregadores, principalmente quando o assunto é prospecção de candidatos para compor suas equipes de trabalho.

Definitivamente, ter apenas o curso superior no currículo já não conta tanto na hora de pleitear uma vaguinha naquela empresa com a qual você sempre sonhou. Assim, a cada dia que passa, investir em capacitação profissional se faz mais e mais necessário. Mesmo para quem deseja se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio, capacitar-se assertivamente para dar esse passo tão importante é mais que recomendado.

Com tudo isso em mente, listaremos no post de hoje 5 razões para você investir em capacitação profissional, explicando por que isso é tão importante na estruturação da sua carreira. Confira agora mesmo e já comece a traçar planos!

razoes-para-se-investir-em-capacitacao-profissional.jpg

Empregabilidade

A lógica é simples e inquestionável: quanto mais capacitado você for profissionalmente, maior será sua empregabilidade. Mas o que isso significa, no fim das contas? Empregabilidade é uma palavra derivada do inglês, employability, que pode ser resumidamente traduzida como "o conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que torna o profissional importante para qualquer empresa". Trocando em miúdos, ser um profissional capacitado fará com que as organizações do setor praticamente briguem para tê-lo como parte da equipe. Afinal, profissionais como você são a exceção e não a regra! Já até se imaginou mais perto da vaga dos seus sonhos? É bem por aí mesmo!

Oportunidades

Além de aumentar sua empregabilidade, investir em capacitação profissional também permitirá que você concorra a vagas e oportunidades de trabalho cada vez melhores. Estudar inglês e se tornar fluente no idioma, por exemplo, o tornará apto a concorrer a uma vaga como trainee em uma multinacional, que tem como uma de suas principais exigências o bilinguismo. Quanto mais capacitado profissionalmente você for, maiores serão suas chances de conquistar postos de trabalho melhores e mais bem remunerados que a média. Parece valer a pena, não é mesmo?

Baixe agora

Crescimento

Usando o mesmo exemplo ali de cima, imagine só: caso você conquiste a vaga de trainee por ser bilíngue e decida continuar investindo em sua capacitação, matriculando-se em uma pós-graduação na sua área de atuação, por exemplo, suas chances de crescimento dentro da empresa irão às alturas! Você pode descolar uma promoção bacana ou até mesmo uma transferência para um país estrangeiro. Já imaginou que experiência incrível?

Além do mais, atualmente são muitas as companhias que possuem planos de carreira para seus colaboradores, incentivando que busquem se aprimorar cada vez mais. Algumas inclusive possuem programas de bolsas de estudo para pós-graduação e MBAs ou treinamentos internos à disposição dos interessados. Isso pode tanto beneficiá-lo como profissional como trazer vantagens também para a empresa, que fortalece seu quadro e aprimora os conhecimentos do seu time.

Networking

Contar com uma rede de contatos profissionais sólida é extremamente importante para qualquer carreira, sabia? Pense bem: quanto mais pessoas o conhecem e sabem do seu trabalho e de suas capacidades, melhor. Isso pode, inclusive, render boas indicações e recomendações de emprego! E para ampliar de maneira consistente seu networking, nada melhor que estar onde as melhores cabeças da sua profissão estão, não concorda? Por isso, ao investir em sua capacitação profissional, além de muito conhecimento, você ainda acaba ganhando (de brinde) ótimos contatos!

Planejamento

Você provavelmente já ouviu falar sobre gestão e planejamento de carreira, certo? Mas sabe o que é? Em poucas palavras, consiste na análise sistemática e objetiva da sua caminhada profissional, traçando metas e os respectivos passos a serem dados na direção de alcançá-las. E todo planejamento de carreira que se preze inclui justamente a capacitação profissional.

Afinal de contas, ela é um meio para se chegar a um fim. Ficou confuso? Explicando melhor: se seu planejamento de carreira tem como objetivo principal ser CEO de alguma companhia, por exemplo, você obviamente precisará se preparar bastante, fazendo ao menos um MBA ou uma pós-graduação (talvez até ambos). Ao investir aí, você dará um passo concreto rumo à conquista da vida profissional dos seus sonhos. Isso tornará seu planejamento mais robusto e você se sentirá cada vez mais motivado a seguir em busca de seus objetivos.

E se você está aí nesse momento se questionando se investir em uma pós-graduação é mesmo uma boa maneira de iniciar sua capacitação profissional, já podemos logo dar a resposta: com certeza, sim! Um curso de pós-graduação conceituado e de boa qualidade fornecerá conhecimentos teóricos essenciais, fazendo com que você desenvolva as mais diversas competências. Além disso, cursando uma pós, você terá acesso ao que há de mais atual em sua área de atuação, conhecerá outros profissionais interessantes e poderá desenvolver habilidades essenciais ao mercado de trabalho — como liderança, agilidade, flexibilidade e persuasão.

Só tome cuidado na hora de escolher a instituição de ensino em que você irá se matricular, ok? Certifique-se de que o curso é reconhecido junto ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) e, mais que isso, dê uma conferida em sua avaliação. Caso contrário, você corre o risco de jogar dinheiro e tempo pela janela, investindo em um curso de baixa qualidade, que não agregará o valor esperado.

Quanto mais você investir em capacitação profissional, mais preparado para o mercado de trabalho estará, além de poder concorrer a vagas cada vez melhores — ou, até mesmo, investir em seu próprio empreendimento! Entenda desde já que capacitação não é (e nunca será) um gasto desnecessário, mas sim um investimento concreto na construção de uma carreira de sucesso. Sabe aquele ditado da vovó, que diz que a gente colhe o que planta? Também se encaixa aqui, viu?

Agora que está convencido da importância de se investir em capacitação profissional, comente aqui e nos conte se restou alguma dúvida sobre o assunto ou se tem alguma colocação a fazer para enriquecer essa discussão! Participe!

Acessar material

pós-graduação, mba, capacitação profissional

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

Posts relacionados

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS