Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quero fazer uma pós: como me organizar?

Postado por Fábio Albuquerque

O tempo voa! Essa expressão retrata fielmente a rotina diária de muita gente, que tem vários compromissos a cumprir, seja no trabalho, nos estudos ou em casa. Mas como encaixar nossos sonhos dentro desse dia a dia tão corrido? Você sempre repete a frase "Quero fazer uma pós", mas não sabe como achar uma lacuna no seu cotidiano para se dedicar a um curso?

Encontrar tempo para realizar a pós-graduação é um esforço que vai trazer ganhos em longo prazo. Afinal, quem já tem graduação pode se tornar, por exemplo, especialista em uma área, conseguindo um cargo e um salário melhor. Hoje em dia, a concorrência nas empresas é grande, assim como o nível dos candidatos — e fazer uma pós tornou-se uma necessidade para se conseguir um bom emprego.

De início, você pode achar que não há espaço na sua agenda para mais nada. Mas acredite: é tudo questão de organização e disciplina. Você pode sim fazer o curso de pós-graduação! E o quanto antes você tomar essa decisão, melhor será para sua profissão.

Acompanhe abaixo as nossas dicas! Com elas, você conseguirá subir mais um degrau na sua vida acadêmica e, assim, dará um grande impulso na sua carreira ainda neste ano.

quero-fazer-uma-pos-como-me-organizar.jpg

Faça um planejamento

A primeira dica é fazer um planejamento em detalhes de todas as horas do seu dia para que você consiga um espaço para se dedicar aos estudos. Quando se fala em todas as horas, é inclusive saber quanto tempo de sono você terá e quais serão seus momentos de descanso e lazer.

Faça uma planilha e divida seu dia por blocos de horas. Colocando todas as suas obrigações no papel (ou na tela do computador), fica fácil descobrir as horas que você tem disponível para se dedicar a um curso de pós-graduação.

Mas não caia no erro de achar que pode dormir poucas horas por noite para ter mais tempo para estudar. Seu rendimento só virá se você tiver um bom descanso. O mesmo vale para as horas de lazer. Reserve algumas horas — nem que seja na tarde de domingo — para o lazer, para relaxar a mente. Isso será positivo para que você recarregue as energias para todas as obrigações da semana.

Não perca tempo

Quem não gosta de ficar sabendo todas as novidades das redes sociais, de ver um vídeo que um amigo enviou pelo WhatsApp ou de gastar longos minutos na hora do cafezinho? Como a sua rotina será corrida e seu tempo é cronometrado, procure não gastá-lo à toa!

Claro que você pode dar uma olhadinha rápida nas redes sociais, mas não faça disso um hábito. Aproveite o seu tempo livre para as leituras e os trabalhos de sua pós-graduação. As horas que você perde no trânsito, por exemplo, também podem ser aproveitadas para o estudo.

Baixe agora

Xô, ansiedade!

Depois de fazer uma planilha com todos os seus compromissos, a dica é não atropelar as coisas. Se estiver no trabalho, mantenha o foco nas suas obrigações; se estiver em casa, aproveite para ficar com a família e, quando o momento for para os estudos da pós, concentre-se nisso.

De nada adianta estar no trabalho e ficar pensando no artigo recomendado pelo professor. Cursos de pós-graduação exigem muita leitura e é importante que você se esforce, mas é impossível acompanhar tudo. Afinal, quem opta por uma especialização geralmente já está no mercado de trabalho e não tem tanto tempo para os estudos.

Mantenha o foco na tarefa que estiver fazendo! Você já organizou o seu dia. Agora, é só seguir a sua planilha e você terá tempo para todas as obrigações.

Otimize os estudos

Como dissemos acima, os professores dos cursos de pós-graduação indicam muitas leituras. Como o tempo é curto, o conselho é você otimizar os estudos. Faça fichamento dos livros que já leu e anotações em sala de aula. Tudo isso ajuda na hora da revisão dos conteúdos apresentados.

Se os professores permitirem, opte por fazer os trabalhos individualmente. Caso eles só possam ser feitos em grupo, procure marcar conversas online e trabalhar sempre com as mesmas pessoas — assim, fica mais fácil conciliar os horários para as reuniões.

Não deixe o projeto final ou TCC para a última hora

Em média, os cursos de pós-graduação têm duração de 2 anos. Muitas escolas exigem, ao final, a entrega de um projeto ou TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). São trabalhos que exigem um rigor acadêmico, além de muita pesquisa e revisão bibliográfica. Então, não deixe para fazê-lo no último semestre. Eleja um tema de seu interesse, escolha um orientador e comece o quanto antes.

Viu como é possível se organizar e começar a tão sonhada pós-graduação? A palavra de ordem é disciplina! Com um certificado de pós-graduação, você terá mais oportunidades no mercado de trabalho.

quero-fazer-uma-pós

Conte com o apoio da família

Se você conseguiu achar um espaço na agenda para fazer a pós, saiba que vai precisar da compreensão de toda a sua família. Afinal, pode ser que você tenha que fazer um trabalho acadêmico justamente no feriado e não consiga aproveitar a praia com seus filhos. Deixe claro a todos que o seu esforço trará frutos não só para você, mas para toda a sua família a longo prazo.

Vença o medo

Será que é o momento certo para começar o curso de pós-graduação? Todo mundo sabe o quanto é importante se atualizar sempre e se aperfeiçoar na carreira que decidiu seguir. O mercado é voraz e você não pode ficar para trás. Pesquise bastante sobre qual área você pretende se especializar. Decidido isso, vença o medo e comece o curso.

Muitos profissionais que demoram para tomar a decisão de começar uma pós-graduação gostam tanto do curso que acabam emendando outro na sequência. Isso acontece porque o conteúdo de uma especialização é voltado para o mercado de trabalho, muito diferente das aulas puramente teóricas dos primeiros anos de faculdade.

Além disso, ao fazer um curso de pós-graduação, uma grande vantagem é que o profissional consegue aumentar sua rede de contatos, já que a maior parte dos alunos é do mesmo nicho de mercado. Além de sair com um certificado ao final do curso, você aumenta seus contatos profissionais, o que também é bastante positivo para a sua carreira.

Com as nossas dicas, agora você pode dizer "Quero fazer uma pós" com mais determinação. Quer conhecer mais sobre os cursos de pós-graduação? Acesse o nosso site.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS