Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Qual pós-graduação combina com minha formação profissional?

Postado por Fábio Albuquerque

Agora que já conquistou o suado diploma de graduação, é hora de dar uma guinada na sua formação profissional e voltar a investir na qualificação para se destacar no mercado. Para isso, apostar num curso de pós-graduação é a melhor pedida, o problema é escolher o que mais se adequa ao caminho que você começou a trilhar dentro da faculdade. Se está querendo saber qual pós combina mais com sua graduação, este artigo foi escrito para você.

pos-combina-graduacao-blog-unipe-pos-graduacao

Devo fazer uma pós dentro ou fora da minha área?

Essa é uma das primeiras perguntas que os graduados se fazem ao se depararem com a escolha do curso. O ideal é que a pós sirva para um maior aprofundamento em determinadas disciplinas que foram superficialmente abordadas na graduação, dessa vez, com um foco no mercado de trabalho. Aí, o que vale mais são as preferências pessoais. Um bacharelado em Comunicação Social, por exemplo, pode abrir diversas janelas, como especialização em marketing, ciência política, cinema, gestão de projetos culturais, etc…

Por outro lado, escolher cursos de pós em áreas diferentes para agregar valor ao bacharelado, também é uma ótima decisão: MBAs e especializações voltadas para Gestão e Finanças são essenciais para qualquer profissional em qualquer área, pois sempre há a possibilidade de serem alçados a postos de gerência e cargos executivos que demandam noções de liderança. Sem contar que pode ser um primeiro passo rumo ao empreendedorismo, para aqueles que desde cedo sempre quiseram ser seus próprios chefes.

Me arrependi do curso que escolhi na graduação. Devo fazer uma nova graduação ou tentar uma pós?

Seja por causa do saturamento do mercado, decepção com a profissão ou por escolha equivocada, muitos graduados costumam se arrepender do diploma. Alguns resolvem voltar para os bancos da faculdade, em um novo curso, para recomeçar a experiência da graduação da estaca zero. Outros optam por uma pós que, finalmente, venha a atender as expectativas.

No entanto, ambas alternativas são válidas. Afinal, independentemente do curso, o ensino superior é capaz de conferir inestimáveis atributos ao indivíduo, desenvolvendo seu ponto de vista crítico e ampliando seu repertório. Logo, engana-se quem pensa que perdeu “tempo” ao fazer o curso errado.

Sendo assim, uma nova faculdade permitirá usar a experiência adquirida para tirar melhor proveito das aulas, do contato com os professores e do networking. Uma pós, por sua vez, poderá introduzir o graduado num prazeroso universo dentro do qual ele venha finalmente a se encontrar como profissional.

Os 2 fatores principais da melhor pós

Com base em tudo que vimos até aqui, dá para concluir que a melhor pós deverá sempre equilibrar dois fatores principais:

  • Satisfação pessoal
  • Realidade de mercado

Satisfação pessoal, pois é impossível nos dedicar, em qualquer campo da nossa vida, a algo que não nos faça plenamente felizes. Realidade de mercado, porque não dá para alçar maiores voos na profissão sem contar com uma base financeira que assegure nossas quedas eventuais.

Muito mais do que um título que venha a pesar no currículo, a pós-graduação é um período de novas interações, estudos e relações que marcará para sempre sua trajetória. Pense nisso e aproveite ao máximo!

E você, não sabe por qual pós optar? Conte para nós a sua dúvida e nos ajude a enriquecer este post!

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS