Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Qual o perfil de trainee esperado pelas grandes empresas?

Postado por Fábio Albuquerque

Quem participa de um programa de trainee sabe que essa é uma excelente oportunidade de obter visão uma ampla de um negócio e desenvolver a carreira. Por ser o sonho de muitos recém-formados, os processos são disputadíssimos, o que faz as grandes empresas buscarem por um perfil de trainee específico.

Apesar de cada companhia fazer diferentes exigências para aprovar os melhores candidatos, existem alguns pontos em comum na busca do perfil de trainee desejado. Veja quais são eles!

qual-o-perfil-de-trainee-esperado-pelas-grandes-empresas.jpg

Perfil de trainee

Para te ajudar nos processos seletivos, fizemos um levantamento de quais características são mais procuradas por empresas como Whirlpool, Google, Ambev, entre outras.

Veja o que essas organizações mais procuram no perfil de trainee:

Aderência aos valores e cultura da empresa

Essa é uma característica primordial para que você se dê bem em qualquer processo seletivo. Como você viverá esses valores todos os dias, será preciso se identificar e ter afinidade com eles.

A Whirlpool, por exemplo, dona das marcas Brastemp, Consul e Kitchen Aid, destaca a importância dessa característica em seus processos seletivos de trainee e aconselha os jovens a pesquisarem o máximo possível sobre a empresa antes de se candidatar às vagas.

Trabalho em equipe

A maioria das organizações opta por profissionais que tenham foco no objetivo da equipe e que buscam saber a opinião de todos ao tomar decisões.

Essa é uma característica importante para as empresas, porque todos os projetos nascem e se concretizam com a união de esforços e ideias.

Flexibilidade

Outra característica bastante procurada por várias empresas, principalmente aquelas que oferecem cargos de gestão, em que os trainees terão de lidar com diferentes rotinas, pessoas, objetivos e até mesmo locais, já que a mudança para diferentes regiões é um pré-requisito.

Liderança

Quando buscam por um trainee, as empresas procuram também por um potencial líder para o futuro da organização. Por isso, essa característica é requisitada em praticamente todos os processos seletivos.

Porém, lembre-se de que liderança não tem nada a ver com apenas ocupar um cargo de chefia na empresa. Ser líder vai muito além disso. Na verdade, o verdadeiro líder é aquela pessoa capaz de usar as competências dos membros de uma equipe para solucionar um problema, tudo isso em meio a um cenário desfavorável.

Baixe agora

Empreendedorismo

Diversas empresas, como Bosch e Danone, colocaram essa característica como pré-requisito em seus processos seletivos de trainee.

As organizações que buscam candidatos com esse perfil, na verdade querem profissionais mais independentes, que têm iniciativa e vontade de aprender.

Normalmente, os programas de trainee costumam oferecer espaço para que os profissionais criem novas ideias e liderem projetos, e quem tiver um perfil empreendedor conseguirá se destacar mais nessas atividades.

Inovação

Empresas que têm a inovação como um dos pilares de seus negócios, como é o caso da 3M, costumam buscar essa mesma característica em seus candidatos.

Além disso, essa é uma competência que vem ganhando importância dentro das organizações, já que o atual cenário de constantes mudanças exige que as empresas tenham a capacidade de acompanhar e antever problemas para se manterem competitivas no mercado.

Visão estratégica

É a capacidade de identificar oportunidades e riscos e antever os possíveis resultados de ações propostas.

A visão estratégica é uma característica bastante comum para vagas de trainee para áreas que envolvem bastante planejamento como administração, projetos e marketing. Normalmente é avaliada nos processos seletivos na forma de estudos de caso.

Poder analítico

É um pré-requisito comum para funções que lidam com planilhas ou seleções de pessoas, por exemplo.

A análise dessa característica normalmente é feita nas dinâmicas, em que é apresentado um problema e o candidato deve demonstrar como analisou a questão antes de sugerir a solução.

Orientação para resultados

Característica praticamente obrigatória em todos os processos, mas que pode ter um peso ainda maior caso a vaga seja voltada para uma área com foco no cliente, como o comercial, por exemplo. Também é bastante comum em setores com prazos mais apertados.

Como se destacar nos processos seletivos de trainee

Apesar de as vagas de trainee nas grandes empresas serem muito disputadas, conseguir seu lugar ao sol não é tão difícil quanto parece.

Além de entender qual é o perfil esperado por essas organizações, você pode também seguir algumas dicas que vão ser seu diferencial nos processos seletivos. Confira!

Escolha poucos processos

Inscrever-se em poucos processos seletivos de trainee é uma dica importante para quem quer participar e ser selecionado para uma das vagas.

Isso porque algumas seleções têm diversas etapas, o que torna o investimento de tempo, energia e autoestima em algo perigoso se você se inscreve para vários processos.

Além disso, o candidato precisa estudar bastante sobre as empresas escolhidas. Portanto, focar em apenas algumas delas é a melhor escolha.

qual-o-perfil-de-trainee-esperado-pelas-grandes-empresas.gif

Prepare-se

Depois que você já escolheu quais processos vai participar e já sabe o perfil desejado pelas empresas, é hora de se preparar.

Se você descobriu que a empresa que oferece a vaga de trainee dos seus sonhos busca por profissionais que estejam se especializando na área de finanças, por exemplo, e você se interessa pelo assunto, porque não começar um MBA na área agora mesmo?

Seja verdadeiro

Não minta, jamais! Tudo o que você escrever em seu currículo, no LinkedIn e até mesmo no Facebook, tem de ser verdadeiro, porque as empresas checam todas as informações.

Conheça seus pontos fortes

Prepare-se para ter de explicar nas entrevistas tudo o que você afirmar sobre você mesmo. Se falar que é bom em trabalhar em equipe, é bem provável que os recrutadores peçam que você cite situações em que precisou lidar com pessoas.

Valorize experiências pessoais

Não se baseie apenas no currículo profissional para se destacar em um processo seletivo de trainee. As empresas não buscam só uma ótima pós-graduação ou um intercâmbio, elas também se interessam por histórias de vida que podem ser um diferencial para a carreira e a vaga que você vai ocupar.

E então, já se sente preparado para participar dos processos seletivos das grandes empresas? Considera que já tem o perfil de trainee esperado por elas ou ainda precisa desenvolver algumas características? Deixe um comentário aqui no post e divida suas experiências com a gente!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS