Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Qual o momento de investir em uma pós-graduação em direito?

Postado por Fábio Albuquerque

Em uma sociedade cujo mercado de trabalho está altamente competitivo, ter apenas uma graduação se tornou insuficiente, principalmente na área jurídica. Dessa forma, se especializar e manter o conhecimento atualizado tem sido a melhor forma de se destacar entre tantos profissionais.

Por esse motivo, cursar uma pós-graduação em Direito se tornou uma necessidade para o profissional que deseja se posicionar bem no mercado de trabalho. Entretanto, uma dúvida sempre persiste: como saber qual o momento de investir em uma pós-graduação?

Se você já terminou a graduação mas tem dúvidas quanto ao melhor momento de investir em uma especialização, saiba alguns dos motivos que podem ser levados em consideração na hora de se decidir!

qual-o-momento-de-investir-em-uma-pos-graduacao-em-direito.jpg

Considere o estudo continuado como um investimento

Muitos profissionais que decidem continuar a estudar veem o valor de uma especialização como uma despesa a mais no orçamento mensal. Além disso, muitos acreditam que é necessário deixar suas atividades laborais a fim de se dedicarem apenas aos estudos, visto que muitas universidades possuem programas de pós-graduação em tempo integral.

Em primeiro lugar, uma pós-graduação não deve ser considerada apenas uma despesa, mas um investimento que futuramente pode refinar as habilidades e os conhecimentos do profissional, além de impactar diretamente na remuneração salarial.

Além disso, muitas universidades oferecem programas de pós-graduação que são compatíveis com o dia a dia profissional do aluno, com cursos cuja carga horária — geralmente quinzenal e com duração de dezoito meses — cabe perfeitamente no planejamento mensal.

Leve em conta as suas limitações

Antes de decidir fazer uma especialização, coloque na balança todos os aspectos da sua vida, como a situação financeira, social, familiar, pessoal e, principalmente, profissional. Analise se o momento é propício e se nenhum desses fatores será um problema durante o curso. Afinal, querendo ou não, qualquer problema grave nesses âmbitos pode influenciar o aprendizado.

Do mesmo modo, se você terminou a graduação, é interessante analisar se você quer continuar progredindo na sua formação ou se prefere dar uma pausa nos estudos durante um tempo. Como dito anteriormente, o importante é fazer uma lista dos prós e dos contras e analisar se é o momento certo para se especializar.

Baixe agora

Pondere sobre os seus conhecimentos e as suas experiências

Um currículo profissional atrativo é aquele que une boa preparação acadêmica com experiência laboral. Ou seja, pensando em uma pós-graduação, por exemplo, não é recomendável que o profissional se prepare teoricamente ao extremo sem nunca ter trabalhado, nem que tenha muita experiência no dia a dia do mercado de trabalho mas não adquira nenhum complemento acadêmico. Em outras palavras, é preciso ter um currículo profissional equilibrado.

Em vista disso, é importante que, após a graduação, o profissional tenha alguma experiência no mercado de trabalho antes de pensar em fazer uma pós-graduação. E por que isso é recomendado? Em ramos muito abrangentes, como é o caso do Direito, só é possível saber a área com a qual você se identifica estando em contato com a rotina de trabalho. Por isso, ter uma experiência prévia pode ajudá-lo na hora de se decidir em qual área se especializar.

Muitos profissionais recomendam que não se faça uma especialização antes de dois anos após a graduação. Segundo coaches, esse é o período ideal para que o profissional analise o seu trabalho e decida se a área escolhida é a que mais gosta.

Analise o seu campo de atuação

Como dito anteriormente, muitas pessoas ingressam em um curso sem nunca terem trabalhado na área, o que pode desmotivá-las e até frustrá-las no momento em que conhecem melhor o campo de trabalho escolhido. Dessa forma, é importante que, assim como na graduação, o aluno analise o campo de trabalho no qual deseja atuar antes de optar por uma pós.

Em suma, é recomendado que o profissional tenha conhecimento tanto teórico quanto prático na área escolhida, a fim de que a pós-graduação possa encaminhá-lo na carreira profissional rumo a um trabalho que o agrade. Por isso, é preciso pensar em uma pós-graduação já sabendo onde você deseja chegar — não somente na vida profissional, mas também na pessoal.

qual-o-momento-de-investir-em-uma-pos-graduacao-em-direito.gif

Planeje a sua pós-graduação

Após analisar o momento — financeira, pessoal e profissionalmente —, de adquirir experiência prática e de decidir pelo campo de atuação, você poderá optar por uma pós-graduação. Assim como tudo na vida, ingressar em um curso de especialização exige planejamento.

Abaixo, listamos os pontos principais do planejamento:

  • Organize um espaço de estudo na sua casa, cujo local seja silencioso e bem iluminado;
  • Estabeleça e coordene os seus horários, sejam eles profissionais ou pessoais;
  • Pesquise sobre o curso, as disciplinas e os professores a fim de selecionar o curso que se ajuste mais ao seu perfil profissional;
  • Separe todos os documentos que você precisará para a matrícula;
  • Adquira os materiais necessários.

O planejamento é importante e vai ajudar você a conciliar a sua rotina de trabalho, de estudo e de lazer. Afinal, com um bom planejamento é possível distribuir bem as horas do seu dia e, dessa forma, fazer tudo!

Nesse cenário atual, em que a qualificação é imprescindível para o profissional que deseja se destacar, a pós-graduação deve ser levada em consideração. Para os profissionais da área jurídica cujo ramo é bem abrangente, ter uma pós-graduação em Direito é um diferencial necessário.

O momento ideal para investir em uma especialização é bem relativo. Embora os estudiosos digam que uma pós-graduação não deve ser feita antes de dois anos após a graduação, essa decisão depende de cada um. É preciso analisar o momento, ponderar as limitações e os obstáculos, adquirir prática e experiência laboral e, sobretudo, planejar muito bem.

Se você ainda tem dúvidas sobre fazer uma pós-graduação em Direito, não deixe de conferir os depoimentos reais de alunos que optaram por esse caminho nas suas carreiras

Gostou de saber um pouco mais sobre o melhor momento para se investir em uma pós-graduação em Direito? Então não se esqueça de deixar um comentário neste texto e dividir conosco e com os outros leitores as suas opiniões sobre o assunto!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS