pós-graduação

Qual o momento de investir em uma pós-graduação em direito?

Mariana Brito
08-08-2017 7:14

Em uma sociedade cujo mercado de trabalho está altamente competitivo, ter apenas uma graduação se tornou insuficiente, principalmente na área jurídica. Dessa forma, se especializar e manter o conhecimento atualizado tem sido a melhor forma de se destacar entre tantos profissionais.

Por esse motivo, cursar uma pós-graduação em Direito se tornou uma necessidade para o profissional que deseja se posicionar bem no mercado de trabalho. Entretanto, uma dúvida sempre persiste: como saber qual o momento de investir em uma pós-graduação?

Se você já terminou a graduação mas tem dúvidas quanto ao melhor momento de investir em uma especialização, saiba alguns dos motivos que podem ser levados em consideração na hora de se decidir!

qual-o-momento-de-investir-em-uma-pos-graduacao-em-direito.jpg

Considere o estudo continuado como um investimento

Muitos profissionais que decidem continuar a estudar veem o valor de uma especialização como uma despesa a mais no orçamento mensal. Além disso, muitos acreditam que é necessário deixar suas atividades laborais a fim de se dedicarem apenas aos estudos, visto que muitas universidades possuem programas de pós-graduação em tempo integral.

Em primeiro lugar, uma pós-graduação não deve ser considerada apenas uma despesa, mas um investimento que futuramente pode refinar as habilidades e os conhecimentos do profissional, além de impactar diretamente na remuneração salarial.

Além disso, muitas universidades oferecem programas de pós-graduação que são compatíveis com o dia a dia profissional do aluno, com cursos cuja carga horária — geralmente quinzenal e com duração de dezoito meses — cabe perfeitamente no planejamento mensal.

Leve em conta as suas limitações

Antes de decidir fazer uma especialização, coloque na balança todos os aspectos da sua vida, como a situação financeira, social, familiar, pessoal e, principalmente, profissional. Analise se o momento é propício e se nenhum desses fatores será um problema durante o curso. Afinal, querendo ou não, qualquer problema grave nesses âmbitos pode influenciar o aprendizado.

Do mesmo modo, se você terminou a graduação, é interessante analisar se você quer continuar progredindo na sua formação ou se prefere dar uma pausa nos estudos durante um tempo. Como dito anteriormente, o importante é fazer uma lista dos prós e dos contras e analisar se é o momento certo para se especializar.

Baixe agora

Pondere sobre os seus conhecimentos e as suas experiências

Um currículo profissional atrativo é aquele que une boa preparação acadêmica com experiência laboral. Ou seja, pensando em uma pós-graduação, por exemplo, não é recomendável que o profissional se prepare teoricamente ao extremo sem nunca ter trabalhado, nem que tenha muita experiência no dia a dia do mercado de trabalho mas não adquira nenhum complemento acadêmico. Em outras palavras, é preciso ter um currículo profissional equilibrado.

Em vista disso, é importante que, após a graduação, o profissional tenha alguma experiência no mercado de trabalho antes de pensar em fazer uma pós-graduação. E por que isso é recomendado? Em ramos muito abrangentes, como é o caso do Direito, só é possível saber a área com a qual você se identifica estando em contato com a rotina de trabalho. Por isso, ter uma experiência prévia pode ajudá-lo na hora de se decidir em qual área se especializar.

Muitos profissionais recomendam que não se faça uma especialização antes de dois anos após a graduação. Segundo coaches, esse é o período ideal para que o profissional analise o seu trabalho e decida se a área escolhida é a que mais gosta.

Analise o seu campo de atuação

Como dito anteriormente, muitas pessoas ingressam em um curso sem nunca terem trabalhado na área, o que pode desmotivá-las e até frustrá-las no momento em que conhecem melhor o campo de trabalho escolhido. Dessa forma, é importante que, assim como na graduação, o aluno analise o campo de trabalho no qual deseja atuar antes de optar por uma pós.

Em suma, é recomendado que o profissional tenha conhecimento tanto teórico quanto prático na área escolhida, a fim de que a pós-graduação possa encaminhá-lo na carreira profissional rumo a um trabalho que o agrade. Por isso, é preciso pensar em uma pós-graduação já sabendo onde você deseja chegar — não somente na vida profissional, mas também na pessoal.

qual-o-momento-de-investir-em-uma-pos-graduacao-em-direito.gif

Planeje a sua pós-graduação

Após analisar o momento — financeira, pessoal e profissionalmente —, de adquirir experiência prática e de decidir pelo campo de atuação, você poderá optar por uma pós-graduação. Assim como tudo na vida, ingressar em um curso de especialização exige planejamento.

Abaixo, listamos os pontos principais do planejamento:

  • Organize um espaço de estudo na sua casa, cujo local seja silencioso e bem iluminado;
  • Estabeleça e coordene os seus horários, sejam eles profissionais ou pessoais;
  • Pesquise sobre o curso, as disciplinas e os professores a fim de selecionar o curso que se ajuste mais ao seu perfil profissional;
  • Separe todos os documentos que você precisará para a matrícula;
  • Adquira os materiais necessários.

O planejamento é importante e vai ajudar você a conciliar a sua rotina de trabalho, de estudo e de lazer. Afinal, com um bom planejamento é possível distribuir bem as horas do seu dia e, dessa forma, fazer tudo!

Nesse cenário atual, em que a qualificação é imprescindível para o profissional que deseja se destacar, a pós-graduação deve ser levada em consideração. Para os profissionais da área jurídica cujo ramo é bem abrangente, ter uma pós-graduação em Direito é um diferencial necessário.

O momento ideal para investir em uma especialização é bem relativo. Embora os estudiosos digam que uma pós-graduação não deve ser feita antes de dois anos após a graduação, essa decisão depende de cada um. É preciso analisar o momento, ponderar as limitações e os obstáculos, adquirir prática e experiência laboral e, sobretudo, planejar muito bem.

Se você ainda tem dúvidas sobre fazer uma pós-graduação em Direito, não deixe de conferir os depoimentos reais de alunos que optaram por esse caminho nas suas carreiras

Gostou de saber um pouco mais sobre o melhor momento para se investir em uma pós-graduação em Direito? Então não se esqueça de deixar um comentário neste texto e dividir conosco e com os outros leitores as suas opiniões sobre o assunto!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos