Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais são os principais valores de um líder?

Postado por Fábio Albuquerque

Um filme do início da década de 1990 tem um grande e simpático exemplo de liderança. A história mostra a trajetória de uma freira “fora do padrão”, vivida pela atriz Whoopi Goldberg, que chega a um convento americano conservador e tradicional. Com seu jeitinho extrovertido, a freira consegue implementar melhorias significativas na rotina do ambiente, por meio de um conjunto de valores de um líder.

Na vida real, a condução da liderança da protagonista é perfeitamente aplicável à realidade do mundo corporativo. Ninguém lidera equipes sem uma boa dose de empatia, bom humor, accountability, capacitação constante, gosto por formar pessoas, senso de justiça, entre outras características.

Por isso, confira quais são os principais valores de um líder e intensifique o seu potencial de comandar equipes.

quais-sao-os-principais-valores-de-um-lider.jpg

Empatia

Ter empatia é basicamente estar disposto a se colocar no lugar do outro. Uma liderança forte precisa ter essa capacidade. Os membros de uma equipe são muito diferentes uns dos outros, cada um tem uma habilidade, um temperamento, formação cultural e disposição para lidar com certas realidades. Um líder deve ser sensível a isso, mostrar que reconhece que cada profissional possui uma bagagem própria e saber lidar com isso.

A freira protagonista do filme foi empática quando foi chamada para liderar o coral do convento. Ela sabia que a atual maestrina era muito ruim tecnicamente, mas não expôs isso ao grupo. Entendeu que ela estava naquela posição há anos e que não tinha outra referência para entender que seu trabalho não era tão bom. Devagar, ela ocupou seu espaço, a ponto de conseguir o apoio da própria maestrina.

Bom humor

Ninguém consegue conviver confortavelmente com uma liderança carrancuda e mal-humorada. Os líderes alegres e abertos são reconhecidos por seus liderados por exercerem uma liderança ativa e produtiva. Eles conseguem deixar o ambiente mais leve e propício à criatividade.

Nesses ambientes, os funcionários estão mais dispostos a dar opinião e a participarem das decisões da equipe. Um líder fechado inibe a construção conjunta das soluções.

No filme, a freira protagonista é o bom humor em pessoa! Engraçada, aberta e estimulante, ela consegue colocar a sua alegria até no canto que constrói. E a grande vantagem é que essa alegria contagiou todos ao redor.

Accountability

Em um primeiro momento, accountability pode ser apenas um termo ligado à contabilidade, mas ele tem um sentido mais amplo que isso. Embora não se tenha um correspondente exato em língua portuguesa, accountability pode ser entendido como a capacidade de reconhecer os direitos do cidadão e, no ambiente de trabalho, isso pode ser transportado para os direitos e deveres do colaborador.

Um bom líder deve saber reconhecer esses valores e defendê-los em nome do bem-estar e da produtividade dos membros de sua equipe. No filme, Whoopi Goldberg defende o direito das outras freiras saírem do convento e se relacionarem com a comunidade do entorno.

Ela consegue entender o papel das religiosas como representantes da sociedade e, portanto, como pessoas que também deveriam lutar pelos direitos e melhorias da comunidade.

Baixe agora

Capacitação constante

Um líder representativo tem como valor fundamental a capacitação constante. Ele entende que as pessoas estão em constante formação e que ele deve dar o exemplo a sua equipe. Um líder exemplar tem como um valor fundamental o aperfeiçoamento a cada dia e ensina isso aos seus colaboradores.

Whoopi Goldberg faz isso de forma fantástica quando começa a incentivar as outras freiras do coral a treinarem o canto. Ela mostrava que elas podiam fazer muito melhor e que o caminho era o treino diário. Com isso, exercia uma liderança muito positiva, pois as freiras se sentiam motivadas quando alcançavam melhores resultados.

Senso de justiça

Senso de justiça é um valor essencial das lideranças positivas. O líder que tem essa característica briga pelo direito de sua equipe fazer e receber o melhor.

Além disso, ele luta por um ambiente de trabalho saudável e agradável, reconhece aqueles que se esforçam, assume a causa de seus liderados, briga por eles e também mostra quando uma questão não pode ser conseguida e por qual motivo.

Quando a madre superiora do convento penaliza as freiras por indisciplina, proibindo-as de saírem às ruas, a protagonista mostra que foi ela quem as motivou e pede que elas não sejam penalizadas. Outra personagem também percebe que ela não agiu por mal e intercede pela personagem de Whoopi, para amenizar a sua pena.

Gosto por formar pessoas

Este tópico está diretamente relacionado à capacitação constante. Não basta que o bom líder se capacite e incentive seus colaboradores a fazerem isso, ele precisa efetivamente conseguir formar pessoas.

Uma liderança eficaz deseja que seus funcionários se desenvolvam e cresçam, mesmo que isso signifique perder um membro da equipe. Ela estimula a formação de novas lideranças e se orgulha quando faz isso.

Era o que a protagonista do filme fazia. Ela mostrava às outras freiras, que muitas vezes eram tímidas e inibidas, que elas tinham um grande potencial dentro delas e que ele poderia ser transformador.

As freiras não só começaram a cantar e encantar por meio da música, como também promoveram uma mudança social no contexto em que estavam inseridas. Formar pessoas é ser capaz de empoderá-las e mostrar que o céu é o limite!

As características citadas são valores fundamentais em um líder. Se você reconhece essas características em você mesmo ou em membros da equipe, ajude-os a desenvolvê-las cada vez mais.

Lembre-se de que a liderança não é uma característica nata. Alguns líderes já nascem com esse perfil, mas a liderança pode ser fortemente desenvolvida, trabalhada e treinada ao longo da carreira.

Se nunca viu o filme Mudança de hábito, vale a pena conferir esta obra da ficção que tanto nos ensina na realidade. Se você já assistiu ao filme há muitos anos, é interessante assisti-lo novamente, agora com um novo olhar sobre a simpática freira protagonista: um exemplo de liderança!

Se você considera que esses valores de um líder vão ajudá-lo melhorar o seu desempenho, deixe o seu comentário! Envie-nos também sugestões, dúvidas e críticas que possam contribuir com a vida profissional de outros profissionais!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS