Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais são as melhores áreas de atuação do mercado de trabalho atual?

Postado por Fábio Albuquerque

Com a globalização e o surgimento de novas tecnologias, o mercado passou a mudar constantemente. Logo, existem algumas carreiras que se sobressaem em determinadas épocas. Por essa razão, é sempre bom estar antenado sobre as melhores áreas de atuação para poder se especializar e alcançar melhores cargos, competindo de igual para igual com os outros candidatos.

Pensando nisso, elaboramos uma lista contendo as profissões que estão em alta no mercado. A seguir, você conhecerá as especificidades de cada uma delas e quais os conhecimentos necessários para poder exercê-las. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

quais-sao-as-melhores-areas-de-atuacao-do-mercado-de-trabalho-atual.jpg

Marketing digital

O marketing digital é uma das grandes apostas para 2017. Essa vertente do marketing começou a se desenvolver com o avanço das tecnologias e o maior acesso à internet. Devido a isso, para quem deseja trabalhar na área, é fundamental uma especialização. Ele é bastante democrático, recebendo de comunicadores a engenheiros.

Google Analytics, Inbound Marketing, redes sociais e Business Intelligence são apenas alguns dos assuntos na área. Aliás, vale ressaltar que os profissionais que se especializam nesse segmento são bastante valorizados. Isso porque as estratégias digitais estão se tornando cada vez mais importantes devido à sua eficácia e baixo custo.

Tecnologia da Informação

Ainda falando sobre especializações no mundo digital, não poderíamos deixar de destacar a Tecnologia da Informação. O profissional que deseja se qualificar nessa área precisa gostar de se envolver com soluções digitais, produtos tecnológicos, entre outros.

Como todos os setores precisam de um profissional de TI — da agricultura ao e-commerce — a tendência é que, cada vez mais, empresas busquem integrá-los aos seus quadros de funcionários. Por isso, independentemente da sua formação, se você quer se especializar em algo que leve a um futuro promissor, a TI é uma alternativa bastante interessante.

Ciência de dados

Sabe quando compramos em um e-commerce e algum tempo depois recebemos propagandas no e-mail, exatamente com produtos que combinam com a nossa personalidade? Parece até mágica, mas esse é justamente o trabalho de um cientista de dados.

O profissional é responsável por analisar dados dos consumidores e fazer pesquisas de mercado, para que as empresas possam desenvolver produtos e propagandas que chamem compradores.

Como hoje o acesso às informações é bastante amplo, o cientista de dados também fica incumbido de extrair insights para a melhoria da gestão empresarial. A ideia é que profissionais com perfil analítico sejam os principais colaboradores da área, dentro de uma empresa.

Supply chain

Com a crise e a alta competitividade do mercado, muitas organizações têm buscado otimizar os estoques e trazer mais sustentabilidade para o negócio. Logo, ter um especialista na área de supply chain é essencial para otimizar a gestão de estoque, garantindo a redução de custos e o atendimento mais eficaz dos clientes.

As pessoas que geralmente se especializam na área vêm de graduações como: engenharia de produção, logística e administração. O fato é que o setor exige conhecimento amplo de matemática, estatística e organização.

A promessa é que, nos próximos anos, cada vez mais empreendimentos recorram a esses profissionais, com o intuito de fazer economias e evitar o desperdício. Isso colaborará na construção do consumo consciente por parte das indústrias.

Baixe agora

Compliance

Auditorias internas e externas, validação das operações de acordo com a lei e regimentos internos e externos — uma grande empresa precisa atender a uma série de requisitos de órgãos regulatórios para que possa atuar no mercado. Na atualidade, o número de regulamentações aumentou, bem como as exigências.

Isso faz com que o trabalho de um analista de compliance seja essencial. Ele é o responsável por implantar normas e verificar se a empresa está seguindo todos os pré-requisitos de atuação, de acordo com as leis. O profissional desse setor tem formação na área de exatas, como engenharia, administração e economia.

Gerência de vendas

Com a crise econômica atual, o maior desejo das empresas é vender mais e conquistar clientes fiéis. Tal fato tem estimulado a busca por gerentes de vendas, especializados em estratégias que convidam e atraiam mais consumidores. O trabalho deles está diretamente ligado às funções exercidas pelo marketing.

Logo, um profissional multitarefas é bastante requisitado para atuar nas companhias. Eles estão em alta no mercado, pois são um dos grandes responsáveis por ajudarem a garantir a continuidade dos negócios, essenciais em momentos desafiadores, como o atual.

Desenvolvimento mobile

Que pessoa hoje não possui um smartphone com, pelo menos, uma série de aplicativos que visam facilitar o seu dia a dia? Os aplicativos tomaram conta do mercado e, com o uso cada vez maior dos celulares, as empresas têm buscado se adaptar à essa tendência.

A responsividade é um dos fatores que mais influenciam um indivíduo a permanecer em um site ou app. Por essa razão, o número de desenvolvedores mobile tem crescido exponencialmente. Eles advêm, principalmente, das Ciências da Computação, e o comércio está bastante aquecido para quem deseja concorrer a uma vaga como desenvolvedor.

melhores-areas-de-atuacao.gif

UI e UX

UI (interface do usuário) e UX (experiência do usuário) são duas tendências do mercado, que procuram melhorar a rotina dos indivíduos que usam apps, sites e outras tecnologias, constantemente. Não basta algo funcional, sendo preciso que seja algo com um design atrativo e de fácil interação.

Os analistas de UI e UX buscam garantir aos usuários as melhores experiências com os seus produtos digitais. O trabalho desses profissionais (que podem advir desde áreas da comunicação, como também da tecnologia) tende a crescer, pois as empresas querem estar em contato cada vez mais próximo com os consumidores, oferecendo canais para a comunicação no ambiente virtual.

Melhoria contínua

Toda empresa busca melhorar continuamente, certo? Bom, mas o que muitas estão percebendo é que contar com um profissional qualificado na área pode tornar o processo muito mais eficaz e duradouro.

Um profissional de melhoria contínua tem a função de otimizar processos, reduzir custos de produção e administração, garantindo a qualidade dos produtos. Ele pode ter formação em engenharia, administração ou economia. O importante é que ele se especialize para que possa colocar em prática e desenvolver o pensamento analítico e a capacidade de inovação.

Essas são apenas nove das melhores áreas de atuação do mercado de trabalho atual, existem, ainda, outras opções que estão em alta. Em nosso site de pós-graduação é possível conferir especializações em diversos segmentos, que são bastante requisitadas pelas empresas.

Depois de ter conhecido a nossa lista, conte para nós: qual dessas áreas combina mais com você? Pretende se especializar em alguma delas? Deixe o seu comentário e enriqueça a nossa discussão!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS