Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais são as competências mais valorizadas na atualidade?

Postado por Fábio Albuquerque

Quem está sempre em busca de mais qualidade de vida e prazer no trabalho com certeza já se perguntou sobre as competências mais valorizadas no mercado, não é? Se essa dúvida já passou pela sua cabeça, este artigo vai te ajudar a identificá-las e tirar o melhor proveito de cada uma.

Nossas dicas vão desde questões comportamentais até a busca por melhor qualificação por meio de cursos de pós-graduação. Afinal, entender que o mundo evolui cada vez mais depressa e se manter por dentro dessas mudanças é essencial para atuar no mercado.

Quer descobrir como dar uma guinada na sua carreira? Veja agora quais são as competências mais valorizadas na atualidade:

quais-sao-as-competencias-mais-valorizadas-na-atualidade.jpg

1. Saiba unir o útil ao agradável

Muitas pessoas se formam e fazem especializações que pouco têm a ver com o que elas realmente gostam ou com o que o mercado exigirá delas. Não é a toa que, no Brasil, cursos como Direito ou Administração são escolhidos por um grande número de pessoas, mas apenas em nome do diploma.

O conhecimento teórico adquirido em um curso de graduação hoje também já se tornou algo básico para quem aspira maiores cargos. Por isso, é importante conhecer os benefícios de uma pós-graduação para o profissional do mundo de hoje.

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nessa etapa:

2. Conheça as competências comportamentais

Muito tem se falado sobre a capacidade de convivência e resolução de problemas no ambiente de trabalho como um grande diferencial profissional. Esse é um tipo de habilidade que exige comunicação, equilíbrio emocional, criatividade e resiliência para lidar com desafios.

Infelizmente, no Brasil não é comum que as escolas tenham um investimento nessa área, realidade que obriga muitos profissionais a desenvolver habilidades socioemocionais — que estão no cerne das competências comportamentais — por conta própria.

Separamos algumas das principais delas aqui:

  • Espírito e capacidade de liderança;
  • Disponibilidade para resolução de conflitos;
  • Desejo constante de se aprimorar;
  • Bom humor;
  • Adaptabilidade.

As competências comportamentais abarcam desde questões corriqueiras, como bom humor, até situações mais complexas, como resolução de conflitos. Por isso, e essencial cultivar bons hábitos, pensamentos e atitudes.

Em primeiro lugar, invista em autoconhecimento, meditação e algumas noções básicas sobre psicologia. Tudo isso te ajudará a ser uma pessoa e um profissional mais focado, equilibrado e de convívio agradável — além disso, conhecimento nunca é demais, e a internet está aí para isso.

Também existem cursos de pós-graduação voltados ao mercado que podem contribuir bastante. A pós em Gestão de Pessoas, por exemplo, foca tanto no conhecimento técnico para cuidar do capital intelectual de uma empresa como na habilidade de resolver conflitos e encontrar soluções harmoniosas entre funcionários e gestores, sobretudo em momentos de crise.

Baixe agora

3. Conheça o poder do comprometimento

Em momentos de crise, é muito fácil desistir de grandes sonhos e aspirações. Porém, se você se deixar abater, acabará sendo apenas mais um profissional no mercado — o que é ainda pior nestes períodos.

Além disso, em tempos de incerteza, nenhum empregador quer um funcionário que aceita o papel de coadjuvante de sua própria história. Não é à toa que proatividade tem sido um requisito básico de qualquer trabalho.

Muitas empresas têm procurado averiguar até que ponto o profissional a ser contratado está disposto a “vestir a camisa” e enfrentar os novos desafios que o mercado contemporâneo exige.

Por isso, não se acomode: entenda as suas necessidades e as da empresa, e faça com que elas trabalhem juntas. Assim, seu comprometimento será claro não só para seu chefe e seus colegas, mas, principalmente — e mais importante —, para você mesmo.

4. Arregace as mangas e se organize!

De fato, sempre que pensamos em voltar à faculdade, vem a preocupação com dinheiro. As contas do mês e as várias tarefas diárias parecem se sobrepor ao desejo de ascender na profissão.

Mas nem tudo está perdido! Existem soluções simples, que podem te ajudar a sair desse impasse. Vejamos:

Organize seu tempo

Bom, se você está lendo este artigo é porque já tem o hábito de usar a internet para pesquisar assuntos que são do seu interesse e relevantes para sua carreira. Isso é ótimo!

Contudo, não se esqueça de que é necessário dar o passo seguinte, e colocar no papel como você organizará o seu tempo para fazer seus sonhos se tornarem realidade. Aí vão algumas dicas:

  • Monte um cronograma com data, horário e tarefas a serem cumpridas.
  • Seja realista com os prazos e não se cobre demais, para não se frustrar.
  • Coloque como tarefa a pesquisa sobre os cursos e maneiras de pagamento.
  • Combine com seu cônjuge ou parentes algumas maneiras de te ajudar nos seus planos.

quais-sao-as-competencias-mais-valorizadas-na-atualidade.gif

Planeje suas finanças

Não vamos mentir para você: fazer uma boa pós-graduação que realmente alavancará a sua carreira exige, sim, um investimento financeiro. Por isso, por mais ansioso que você esteja, faça um planejamento para os próximos meses e, pouco a pouco, comece a quitar as dívidas que mais têm atrapalhado o seu sucesso profissional.

Se o dinheiro estiver curto, não se desespere: sempre existem possibilidades de financiamento, que podem te ajudar a ter uma vida financeira mais equilibrada e te possibilitem subir o próximo degrau da sua profissão.

Faça a melhor escolha

Por fim, não entre em um curso qualquer só para cumprir tabela e dizer que se especializou em uma determinada área! Afinal, daqui em diante você vai separar tempo e dinheiro para evoluir profissionalmente, então, não hesite em escolher um curso de ponta.

Para quem anda com o tempo apertado para ficar um ano, ou mais, se dedicando a um cursinho preparatório para uma universidade pública, a praticidade para ingresso na pós-graduação, a possibilidade de negociação e o alto investimento que algumas universidades particulares têm feito em seus cursos podem ser uma boa alternativa. Por isso, use o tempo a seu favor e faça a melhor escolha!

Gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida sobre as competências mais valorizadas na atualidade e o que é preciso para alcançá-las? Deixe seu comentário aqui no post e conte com a nossa ajuda para solucioná-las!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS