Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais os melhores cursos de pós na área de tecnologia?

Postado por Fábio Albuquerque

A área de tecnologia da informação é uma das mais promissoras do mercado. O profissional de tecnologia tem uma ampla gama de oportunidades de atuação: gestão e segurança de informação, criação e manutenção de websites, desenvolvimento de jogos, estruturação de sistemas corporativos, entre outras.

Para conseguir acompanhar a demanda de profissionais bem qualificados, muitos cursos de pós-graduação na área de tecnologia têm surgido nas universidades brasileiras.

quais-os-melhores-cursos-na-area-de-tecnologia.jpg

Qual o perfil do profissional de tecnologia?

Os profissionais de tecnologia são geralmente pessoas com facilidade em matemática e lógica, e também possuem grande disposição em aprender de forma autodidata. Entretanto, muitos profissionais de outras áreas têm buscado pós-graduações em tecnologia para se readaptar às novas exigências do mercado. Além da adaptação, outro atrativo da área de tecnologia é o retorno financeiro, pois ela é uma das quatro áreas com salários mais altos.

Em tempos de crise, o desemprego é um temor recorrente para todos os profissionais e, para garantir a competitividade no mercado e manter os conhecimentos atualizados, a pós-graduação é uma boa saída. Para ingressar em um curso de pós-graduação na área de tecnologia, o profissional não precisa, necessariamente, ser graduado em uma área correlata.

Mas, cuidado! Não pense que é fácil. É preciso ter muita determinação e persistência, já que os níveis de evasão dos cursos de tecnologia são elevados. Antes de se decidir, saiba mais sobre a grade horária e os conhecimentos prévios necessários em matemática, física e lógica.

Onde encontrar cursos reconhecidos na área de tecnologia?

Dentre as várias opções de cursos de pós-graduação disponíveis no mercado, podemos ficar indecisos entre quais instituições são realmente confiáveis. É necessário ficar atento a promessas muito otimistas, que oferecem muitos benefícios em troca de pouco esforço. Somente o diploma não garante a qualidade do profissional que o possui.

Para ajudar você nessa tarefa, siga nossas dicas e evite decepções:

1. Pesquise sobre o corpo docente

Os professores das universidades dizem muito sobre elas. Instituições sérias buscam profissionais bem reconhecidos no mercado, com trajetórias excepcionais e que possuem boa formação.

2. Leia os depoimentos de alunos que já cursaram a pós-graduação

Assim como os professores, os ex-alunos de uma universidade são boas referências a se consultar. Geralmente, no próprio website da instituição são inseridos depoimentos de ex-alunos e suas experiências com os cursos.

Vá além, use as redes sociais para entrar em contato com os alumni fora do ambiente virtual da universidade, assim eles terão mais liberdade em expor suas opiniões.

Baixe agora

3. Visite as instalações do curso

Outro fator influente é a infraestrutura disponibilizada para o aluno. Especificamente para os cursos na área de tecnologia, são importantes os laboratórios de informática e as licenças de programas concedidas para uso acadêmico.

Ao longo do curso, você utilizará muitos programas específicos, de acordo com a área de especialização escolhida. Esses softwares precisam de licenças para sua utilização e é comum a universidade oferecê-las aos alunos.

4. Compare as grades horárias

As disciplinas que compõem os cursos de pós-graduação de uma mesma área sofrem alterações de uma instituição para outra. Ao comparar as grades dos cursos, identifique aquela que possui mais disciplinas relacionadas com seu objetivo principal.

Você deseja um curso mais direcionado para gestão ou para a parte técnica? Deseja seguir uma carreira de pesquisador ou corporativa (teórico ou prático)? Se deseja iniciar um novo negócio, existem disciplinas relacionadas ao empreendedorismo? Enfim, considere todas as variáveis relevantes antes de se decidir.

Qual área da tecnologia escolher?

Como dissemos anteriormente, existem várias áreas dentro do campo da tecnologia para se especializar. Selecionamos as quatro mais comuns para você buscar qual melhor se encaixa nos seus objetivos.

1. Desenvolvimento de Aplicações e Jogos para Dispositivos Móveis

O mercado de aplicativos para celular é uma tendência no mundo da tecnologia. O objetivo desse curso é capacitar o aluno a desenvolver aplicativos para diferentes áreas: educação, jogos, finanças, entre outros. Os dispositivos móveis facilitam o acesso ao conteúdo da internet para os usuários.

Entretanto, requer conhecimentos de programação diferentes dos utilizados para o desenvolvimento de websites. Por isso, é importante o aprofundamento desse conhecimento em um curso específico para dispositivos móveis.

2. Desenvolvimento de Aplicações para Web

Cada vez mais, atividades gerencias e administrativas são desenvolvidas no computador. Seja para controlar a frequência dos funcionários, fluxo de pagamentos ou estoques de mercadorias, a internet é essencial.

Desenvolver ferramentas digitais, disponíveis online (a qualquer hora e em qualquer lugar), em substituição aos procedimentos burocráticos e administrativos, contribui para redução de custos e para o ganho de produtividade da organização.

Para que essas aplicações existam, é necessário um profissional que entenda as peculiaridades do negócio de cada empresa, e desenvolva ferramentas adequadas a elas. A pós-graduação em desenvolvimento de aplicações para web é uma excelente escolha para quem deseja atuar nesse mercado.

3. Engenharia e Qualidade de Software

Os engenheiros de software trabalham com a parte lógica dos computadores (como o próprio nome diz, os softwares). Eles são responsáveis por desenvolver sistemas e aplicações para suprir as necessidades de uma determinada organização ou desempenhar uma tarefa de forma mais automática.

Eles criam ferramentas de tecnologia da informação para outros usuários realizarem suas tarefas. Além disso, também prestam o serviço de manutenção desse software. Depois de implantado um sistema precisa de manutenção e atualizações para garantir sua qualidade.

4. Segurança da Informação

Tanto no mundo real como no digital, garantir a segurança de informações confidenciais e valiosas é uma necessidade de empresas e usuários comuns. Muitas informações pessoais e dados sensíveis de grandes empresas estão armazenadas em ambiente digital.

Para evitar que hackers mal intencionados utilizem esses dados para atividades prejudiciais, é importante desenvolver mecanismos de defesa e proteção. A especialização em segurança da informação auxilia o profissional a adquirir habilidades essenciais nesse sentido.

Os cursos de pós-graduação na área de tecnologia abrem muitas portas. Um aspecto importante dessa área é que ela viabiliza que o profissional trabalhe como autônomo para empresas e/ou pessoas físicas. Essa flexibilidade garante maior estabilidade, uma vez que o profissional consegue manter mais de uma fonte de renda simultaneamente.

Caso você tenha se identificado com algum dos cursos, não hesite em visitar o nosso site. E, se ainda tiver alguma dúvida, conta pra gente nos comentários.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS