Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais os melhores cursos de pós na área de saúde?

Postado por Fábio Albuquerque

Os cursos de pós-graduação são bastante diversificados e dependem muito da área de atuação do profissional. Fazer um desses cursos pode proporcionar vários benefícios, como a possibilidade de se tornar um especialista em um assunto específico, conseguir um aumento de salário ou uma promoção.

Se você ficou interessado, continue a leitura. Hoje, vamos abordar os melhores cursos de pós-graduação da área de saúde!

quais-os-melhores-cursos-na-area-de-saude.jpg

Psicologia

Na área de psicologia, os cursos de pós-graduação podem indicar o melhor caminho para o tipo de serviço que o profissional vai oferecer a seus clientes, já que a área tem um grande leque de oportunidades.

Entre as opções de cursos que podem ser realizados estão:

Avaliação Psicológica

Esse curso tem o propósito de oferecer as ferramentas para que o profissional consiga realizar avaliações psicológicas, usando procedimentos para aplicar, interpretar e corrigir testes.

Por ser um curso mais abrangente, ele aborda vários contextos da avaliação psicológica a fim de contemplar a demanda da área como um todo.

Neuropsicologia

O curso de Neuropsicologia contempla teorias que auxiliam o psicólogo a diagnosticar, orientar, acompanhar e realizar a reabilitação dos pacientes. Na matriz curricular, há matérias como Neuroanatomia Funcional, Funções Neuropsicológicas, Neuropsicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Investigação, utilização de Instrumentos de Avaliação Neuropsicológica. Vale a pena conferir. 

Psicanálise

A Psicanálise abrange diversas áreas, como a filosofia, a arte, a ciência e a literatura, por exemplo. Esse curso aprofunda a abordagem psicanalítica e faz com que o aluno consiga entender melhor a metodologia e a aplicação dela. Entre as matérias que podem ser vistas no curso estão: Psicanálise e Sexualidade, Fundamentos da Psicanálise e Formações do Inconsciente.

Vale lembrar que ele não é um curso de formação em Psicanálise e não pode habilitar o aluno a realizar o atendimento clínico. No entanto, ele pode ser muito útil para profissionais da área que precisam de mais qualificação a respeito do assunto.

Psicoterapia Cognitivo-Comportamental da Infância e Adolescência

Se você é um profissional da área da saúde e da educação infanto-juvenil, esse curso pode capacitar e aperfeiçoar as habilidades por meio da Psicologia. Ele possibilita ainda a reciclagem e uma atualização da área, com matérias como Neuropsicologia, Psiquiatria Infantil, Instrumentos para Avaliação Psicológica na Infância e Adolescência, Psicoterapia Cognitivo-Comportamental na Família, Psicoterapia Coginitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, Sexualidade na Infância e na Adolescência.

Psicologia Humanista e Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

A Psicologia Humanista tem uma abordagem que é mais centrada na pessoa e, no curso, o aluno consegue aprender conceitos como os fundamentos e aplicação do cuidar na Psicologia Humanista, a Metodologia Científica e Projetos de Pesquisa na Perspectiva Fenomenológica e os Processos Psicoterápicos de Crianças e Adolescentes na Psicologia Humanista e ACP.

Baixe agora

Saúde

Dentro da área da saúde há o curso de Tecnologia Assistiva, que engloba metodologias, estratégias e conhecimentos que tornam o profissional capacitado para avaliar e prestar atendimento a pessoas com alguma disfunção, com o intuito de ampliar a autonomia, a qualidade de vida, a inclusão social e a independência.

Para isso, o aluno deste curso vai compreender os princípios básicos das indicações, além de acompanhar e desenvolver as Tecnologias Assistivas. Todos estes conhecimentos serão muito importantes para que você se torne um profissional de sucesso nessa área.

Odontologia

Profissionais graduados em Odontologia também dispõem de uma série de cursos de especialização que podem direcioná-lo para uma área mais específica. Algumas das opções são:

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais

Os alunos deste curso aprendem como realizar avaliações e tratamentos como a Cirurgia Ortoganática, Reconstrução Bucomaxiolofacial e diversas outras urgências e emergências que esse tipo de especialidade pode realizar. É excelente para quem deseja adquirir conhecimentos especializados nesses tipos de traumas.

Profissionais autônomos podem conseguir mais clientes ao oferecer esse tipo de tratamento e, quando trabalhando em ambulatórios e hospitais, é possível uma melhor colocação profissional.

Implantodontia

Essa pós-graduação visa especializar cirurgiões-dentistas para que eles possam entender os aspectos técnicos e clínicos para planejar e executar a reabilitação protética em procedimentos clínicos e cirúrgicos da Implantodontia.

O curso ainda conta com matérias como Farmacologia, Bioética e Metodologia Científica, Emergências Médicas em Odontologia e Estomatopatologia, Histologia, Ética e Legislação Odontológica, entre outras.

Ortodontia

Um profissional que realiza uma pós-graduação em Ortodontia estará capacitado para diagnosticar as alterações da arquitetura craniofacial, sejam elas relacionadas ao crescimento ou à oclusão.

Ele também estará apto para entender como funcionam os diferentes tipos de dispositivos ortodônticos disponíveis no mercado. Será possível ainda desenvolver terapias ortodônticas e proporcionar aos clientes soluções de problemas clínicos.

Periodontia

A Periodontia é uma especialidade odontológica que cuida da prevenção e também do tratamento de doenças que ocorrem nos tecidos de proteção e sustentação dos dentes. A pós-graduação nessa área oferece ao profissional conteúdo científico e técnico dentro da área da Odontologia Restauradora, principalmente na Odontologia Estética.

Ele ainda proporciona a atualização referente às técnicas como a restauração de resina, sistemas cerâmicos e porcelana. O profissional também aprende com este curso como restaurar coroas e próteses fixas, facetas laminadas e outros dispositivos.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

O curso de Radiologia Odontológica e Imaginologia tem o objetivo de transmitir conhecimentos sobre as áreas de interpretação radiográfica, além de ensinar técnicas radiográficas extra e intrabucais e métodos atualizados sobre exames e documentações odontológicas, focando principalmente no diagnóstico por imagem.

Como escolher entre os melhores cursos na área de saúde?

Os cursos de pós-graduação podem ser uma forma de realizar a recolocação dentro do mercado de trabalho, pois você pode sair da área de atuação específica em que está e optar por outra que mais lhe agrada. O importante é que o profissional da saúde sempre se mantenha atualizado, especializando-se cada vez mais para conseguir acompanhar as novas tendências de sua área.

Se você já trabalha em alguma dessas áreas, para escolher um entre os melhores cursos na área de saúde, é importante analisar e ver com qual você mais se identifica e como ele pode agregar em sua carreira.

Os profissionais da saúde geralmente podem atuar em um consultório próprio, clínicas e hospitais ou em órgãos públicos. Os valores cobrados por consulta são estipulados de acordo com tabelas de referência para diferentes procedimentos e também variam de acordo com a especialidade.

Já sabe agora qual curso escolher? Tem alguma dúvida ou observação? Conta pra gente nos comentários!

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS