Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais as melhores especializações na área de Odontologia?

Postado por Fábio Albuquerque

De fato, o nosso conhecimento evolui a cada dia, incorporando novas técnicas ao exercício profissional. Diferente do que acontecia no passado, hoje o período de estudos não termina ao se conseguir um diploma de graduação.

E, para os dentistas, muitas são as possibilidades de aperfeiçoamento e especializações na área da Odontologia. Diante dessa necessidade de especialização, é crescente o número de profissionais que têm optado por aprofundar seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação.

Então, você conhece as especializações na área de Odontologia? Sabe quais estão em alta e consistem em uma ótima chance de alavancar a carreira e aumentar os lucros?

Se você tem interesse em conhecê-las, continue lendo este post e fique por dentro do assunto das melhores especializações disponíveis para dentistas!

quais-as-melhores-especializacoes-na-area-de-odontologia.jpg

Por que fazer uma pós-graduação?

Sabemos que, com o acesso facilitado aos cursos de graduação, possuir um diploma de graduação deixou de ser um diferencial. Portanto, possuir uma pós-graduação se tornou praticamente um requisito básico, o diferencial que o profissional precisa ter para se destacar.

Além disso, os cursos de pós-graduação têm como compromisso aperfeiçoar aspectos de uma área específica escolhida pelo profissional, ampliando e aprofundando seu conhecimento.

Dessa forma, um dentista especializado domina muito melhor as técnicas referentes ao exercício da sua profissão, e conhece as opções mais atuais para tratar o paciente, tendo mais chances de obter melhores resultados.

Na Odontologia, especialmente, a necessidade de uma especialização se torna muito mais evidente.

E, como se trata de uma área em que as pesquisas e a tecnologia têm proporcionado avanços a cada dia, é fundamental que o profissional esteja preparado para prover ao seu paciente o que há de mais inovador em tratamentos.

Como escolher as melhores especializações na área de Odontologia?

Com tantas opções, é fundamental pesquisar e compreender quais são as que, de fato, garantem as melhores oportunidades. Afinal, se existem nichos em que a demanda por profissionais é maior, essas especializações têm o potencial de trazer melhor retorno financeiro.

A seguir, selecionamos algumas das oportunidades imperdíveis dessa área. Vejamos quais são elas:

Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais

A pós-graduação em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Faciais é realizada em ambiente hospitalar, e habilita o profissional da Odontologia a lidar com traumas de face e ossos do crânio, diagnosticando, planejando e executando procedimentos cirúrgicos no ambulatório e no hospital.

O período de duração pode variar de dois a quatro anos, e exige dedicação exclusiva. Os casos mais comuns tratados por esses especialistas são:

  • Doenças e tumores de boca;
  • Correção de anomalias faciais, como maxilar ou mandíbula desviados para os lados (assimetrias) ou, ainda, relacionadas ao tamanho (muito pequenas ou grandes);
  • Enxertos para reposição de osso perdido ou atrofiado da boca;
  • Implantes dentários;
  • Reconstrução facial;
  • Dores faciais na ATM (articulação temporomandibular);
  • Problemas de apneia do sono.

Baixe agora

Implantodontia

A especialização em Implantodontia capacita o profissional a executar implantes dentários, tanto na etapa cirúrgica quanto na etapa protética do procedimento. É muito comum, nessa especialidade, a realização de cirurgias simples e complexas.

Durante o curso, são abordados o diagnóstico e o planejamento de diversos tipos de casos, sendo os mais comuns:

  • Enxertos ósseos;
  • Realização de implantes imediatos;
  • Levantamento de seio maxilar;
  • Implantes de carga imediata, utilizados para a reposição rápida de dentes perdidos.

Além disso, o profissional adquire conhecimento para analisar quais são as melhores opções protéticas para cada situação. Implantes de osseointegrados, periodontia, próteses e oclusões estão entre as atividades desse especialista.

Ortodontia

Embora já bastante conhecida, a especialização em Ortodontia têm uma alta demanda de serviços e, por isso, continua sendo uma boa opção de pós-graduação. Trata-se do dentista capacitado a indicar, instalar e fazer a manutenção de aparelhos ortodônticos.

Em termos técnicos, podemos dizer que o profissional capacitado por essa especialização está apto a diagnosticar maloclusões, e planejar e realizar o tratamento ortodôntico.

Assim, cabe ao ortodontista a prevenção, a supervisão e a orientação quanto ao desenvolvimento da dentição — ou do aparelho mastigatório. Para isso, muitas vezes é necessário corrigir os dentes ou estruturas da face.

Periodontia

A Periodontia é a área da Odontologia que cuida da prevenção e do tratamento de doenças que afetam os tecidos de sustentação e proteção dos dentes — as gengivas e o osso.

Durante essa pós-graduação, o profissional estuda os fatores que dão origem às doenças periodontais, as soluções desenvolvidas pela medicina periodontal e as cirurgias estéticas referentes à área.

Atualmente, ganham destaque no campo as cirurgias reconstrutivas, a utilização de biomateriais contemporâneos e também a importância da terapia periodontal.

Radiologia Odontológica e Imaginologia

Nesta especialização, o profissional estuda, de forma aprofundada, como analisar as estruturas, órgãos e sistemas por meio de técnicas de obtenção de imagens.

No caso dos cirurgiões-dentistas, a capacitação os torna aptos a utilizar técnicas radiográficas intra e extrabucais, e interpretar os resultados analisando a anatomia e identificando patologias que ocorrem no complexo maxilo-mandibular.  

E essa análise é feita a partir de diferentes exames de imagem. Softwares especializados também são utilizados para emitir laudos dessas imagens, que servirão como base para o diagnóstico, o planejamento e a intervenção nas diversas especialidades da Odontologia.

Como escolher a melhor especialização?

Em primeiro lugar, é necessário considerar seus aspectos pessoais para escolha. Embora haja um mito de que algumas especialidades rendem mais dinheiro, o fato é que há muitos fatores que influenciam nisso.

Na verdade, o fundamental mesmo é escolher uma área com a qual você se identifique de forma mais profunda. Assim, gastar horas estudando o tema — e haverá necessidade de muitas horas, acredite — não será um sacrifício, e sim um interesse.

Nesse caso, as chances de você obter sucesso também são muito maiores. Afinal, seu interesse vai promover mais conhecimento, melhores resultados e, consequentemente, melhores rendimentos.

Então, depois de escolher a especialidade, é hora de pensar na melhor instituição para a sua pós-graduação. Quanto a isso, procure cursos com professores renomados, que enfatizem a parte clínica.

Dessa forma, você terá duas vantagens: poder começar a usar o que está aprendendo nas aulas em seu consultório, e a garantia de que o conhecimento obtido realmente o colocará em vantagem em relação a outros profissionais.

Viu quantas boas opções existem para especializações em Odontologia? Com certeza, entre todas essas várias oportunidades, existe uma que pode garantir o sucesso para a sua carreira.

Então, você se interessa por alguma delas? Ainda tem dúvidas? Deixe-nos o seu comentário!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS