Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Quais as melhores especializações na área de Educação Física?

Postado por Fábio Albuquerque

Os conhecimentos que você adquiriu na graduação são valiosos e imprescindíveis para sua colocação no mercado de trabalho. Contudo, desenvolver novas habilidades, atualizar-se e especializar-se para se tornar um profissional ainda mais preparado pode dar a você a chance de finalmente conquistar sua meta na carreira e até mesmo o salário que tanto almeja.

As vantagens de uma pós-graduação são muitas, principalmente para pessoas como você — que já tem seu diploma, mas quer novas oportunidades profissionais, um salário mais alto, uma promoção ou um emprego melhor.

A começar pelo fato de você se tornar um especialista, um curso de pós-graduação foca na parte prática, que muitas vezes é deixada em segundo plano durante a graduação. Sem contar a possibilidade de ampliar seus contatos profissionais, aumentando assim as chances de um novo e melhor emprego.

Neste post, vamos te apresentar as melhores e mais procuradas especializações na área de Educação Física. Confira!

quais-as-melhores-especializacoes-na-area-de-Educacao-Fisica.jpg

Obesidade e Emagrecimento

Na era da onda fitness, obesidade e emagrecimento são áreas que estão super na moda e com muitas portas abertas no mercado de trabalho. Com a cultura da supervalorização do corpo em alta e a preocupação com a boa saúde, mais pessoas estão se cuidando melhor e se importando com a aparência.

Mercado de trabalho

Uma pós-graduação nesse ramo pode ampliar muito sua área de atuação profissional. Especialistas em obesidade e emagrecimento podem trabalhar, por exemplo, em clínicas especializadas, hospitais, secretarias municipais e estaduais de saúde, universidades e faculdades com cursos nas áreas de educação física e saúde e na criação de programas de alimentação saudável.

Objetivos do curso

Um curso de pós-graduação em obesidade e emagrecimento visa levar conhecimentos específicos dessa área a profissionais dos campos da Educação Física, Nutrição, Enfermagem, Medicina, Farmácia e afins. Esses especialistas trabalharão no desenvolvimento de estratégias de tratamento e prevenção da obesidade para crianças, jovens, adultos e idosos.

Grade curricular

Como um curso de pós-graduação busca dar ênfase na parte prática, mas sem esquecer os conceitos teóricos, é claro, nessa especialização os alunos estudam sobre os aspectos fisiopatológicos da obesidade e emagrecimento, fisiologia do exercício aplicada à obesidade e os fatores determinantes da doença.

Também é abordado o tratamento da obesidade nas diferentes fases da vida e outras doenças associadas, assim como os aspectos psicológicos e comportamentais da pessoa obesa.

Outras disciplinas estudadas em uma pós-graduação em obesidade e emagrecimento são:

  • Avaliação física, nutricional e funcional;
  • Bioestatística aplicada;
  • Farmacologia e exercício físico;
  • Exercício funcional aplicado ao obeso;
  • Prescrição de exercícios físicos para o emagrecimento.

Personal Training

Praticar atividades físicas regularmente deixou de ser exclusividade de atletas e amantes do esporte. Hoje em dia, grande parte da população se preocupa com sua saúde e aparência física, corre, caminha, vai à academia, anda de bicicleta, escala, nada, enfim, é cada vez mais comum ver pessoas praticando esportes ou exercícios cotidianamente.

E é também cada vez maior o número de pessoas que fazem isso acompanhadas de um personal trainer. Não é todo mundo que pode sair por aí se arriscando em qualquer esporte, atividade ou aparelho, e, por isso, muitas pessoas estão dispostas a pagar por um serviço exclusivo e evitar lesões e complicações na coluna, por exemplo.

Baixe agora

Mercado de trabalho

O educador físico com pós-graduação em Personal Training é capacitado para interpretar as avaliações, prescrever e orientar séries de exercícios físicos personalizadas de acordo com o físico e as limitações de seus clientes.

Essa especialização possibilita ao profissional trabalhar em academias e de forma individualizada, atendendo uma pessoa por vez.

Grade curricular

Fisiologia do exercício, suas aplicações nas modalidades fitness e à saúde, biomecânica aplicada ao movimento e avaliação física e funcional são algumas das disciplinas que o estudante de uma pós-graduação em Personal Training terá.

Também fazem parte da grade desse curso matérias como:

  • Exercícios de efeito local;
  • Metodologia do Treinamento;
  • Prescrição de Exercícios para Grupos Especiais;
  • Nutrição, Metabolismo e Suplementação;
  • Aspectos Jurídicos Aplicados ao Personal Training.

Uma boa especialização nessa área também aborda conhecimentos de primeiros socorros, treinamento físico em condições especiais e lesões musculoesqueléticas, além de prescrição do treinamento para o emagrecimento, obesidade e síndrome metabólica.

Prescrição de Exercícios Físicos para Grupos Especiais

Segundo dados da ONU, em 2025 o Brasil terá a sexta maior população idosa do mundo. Somente essa constatação já torna a pós-graduação em Prescrição de Exercícios Físicos para Grupos Especiais uma opção interessante e com grandes possibilidades de trabalho.

Junte-se a isso as políticas de inclusão social, que buscam mais acesso aos serviços de saúde, e a procura cada vez maior de pessoas pertencentes aos grupos especiais por atividades físicas adequadas às suas limitações. Esses fatores fazem desse curso uma das maiores tendências em especializações na área da Educação Física.

Mercado de Trabalho

O profissional especializado nesse ramo é apto para prescrever exercícios físicos e promover a cultura da boa saúde para grupos especiais. Ele trabalha em academias especializadas, núcleos de saúde e atendendo em domicílio.

No campo da Educação Física, são considerados de grupos especiais pessoas idosas, sedentárias, tabagistas, diabéticos, obesos, gestantes, asmáticos e portadores de HIV.

Grade curricular

Além de disciplinas como Epidemiologia das doenças crônicas, Farmacologia e Exercício físico e Treinamento físico em condições especiais, o pós-graduando em Prescrição de Exercícios Físicos para Grupos Especiais também estuda:

  • Prescrição de exercício físico da infância à velhice;
  • Hipertensão, Doenças cardiovasculares, Diabetes, Osteoporose, HIV;
  • Lesões Musculoesqueléticas e Prescrição de Exercícios;
  • Aspectos psicológicos relacionados ao exercício físico.

Treinamento Desportivo para o Alto Rendimento

Essa talvez seja uma das especializações na área de Educação Física mais visadas e valorizadas na atualidade. Ela oferece inúmeras possibilidades de trabalho, algumas com rendimento muito além da média, como no caso de profissionais que acompanham equipes e atletas de renome no esporte.

Objetivo do curso

A pós-graduação em Treinamento Desportivo para o Alto Rendimento prepara educadores físicos para atuarem com conceitos e métodos modernos e cientificamente fundamentados para melhorar o rendimento de atletas e esportistas, visando o nível profissional.

Mercado de trabalho

Além de equipes das mais variadas modalidades esportivas, o profissional especializado em alto rendimento pode atuar como personal de atletas individuais e em academias que preparam atletas para campeonatos profissionais e amadores.  

Grade curricular

Nessa especialidade, são abordados temas como a aplicação dos princípios biomecânicos para melhorar a performance, métodos de controle e periodização no rendimento, além de assuntos delicados como epidemiologia das lesões no esporte de alto rendimento, treinamento da resistência e da força em esportes contínuos e intermitentes e nutrição esportiva.

Por fim, outro assunto tratado nesse curso tem ganhado bastante destaque depois da Olimpíada do Rio: a descoberta de talentos e as bases do treinamento olímpico e paraolímpico.

Se você gostou das nossas dicas, deixe um comentário logo abaixo e aproveite para nos contar quais outras especialidades você gostaria de conhecer mais.

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS