pós-graduação

Precisa aprender matemática? Confira o nosso passo a passo!

Fábio Albuquerque
13-10-2018 6:09

A matemática está longe de ser a queridinha dos alunos na escola, e, mesmo durante toda a vida, isso continua sendo uma realidade para muitos. O fato é que, durante ou depois do colégio, muita gente ainda precisa aprender matemática e necessita de ajuda para isso.

Essa dificuldade pode ser própria do aluno, afinal, nem todos nós temos as mesmas facilidades para aprender todos os assuntos. Mas um ensino deficiente, às vezes com métodos obsoletos, costuma ser o grande vilão dessa história.

Se você sofre com esse problema, ou quer ajudar alguém que passa por isso, continue lendo e confira o nosso passo a passo de como aprender matemática com mais facilidade! Boa leitura!

precisa-aprender-matematica-confira-o-nosso-passo-a-passo

Passo a passo para quem precisa aprender matemática

Aprender sobre um novo assunto é sempre um desafio. Fixar novas informações no nosso cérebro e memória é algo que leva tempo e empenho. A boa notícia, em relação à matemática, é que ela já está muito presente em nossas vidas, desde que somos crianças.

Lembre-se: um dia foi muito difícil para você aprender a ver as horas ou contar o troco certo. Mas hoje tudo isso é natural e automático. Com persistência e esforço, tudo o que parece um bicho de sete cabeças agora vai, eventualmente, se tornar fácil e tranquilo.

A questão aqui é como se organizar para apreender essas novas regras, teoremas e formas de realizar operações com os números, de forma eficiente, a ponto de se tornarem algo tão óbvio para você quanto olhar no relógio.

Veja, abaixo, o passo a passo que preparamos para você que precisa aprender matemática:

Crie uma rotina de estudos

Você já parou para pensar que a nossa vida é uma sequência de hábitos? Os nossos dias giram em torno de ações que realizamos quase sempre da mesma forma. E o motivo pelo qual fazemos isso é porque criamos um hábito que agora faz parte da nossa rotina.

Se você deseja aprender algo novo, estudar precisa ser um hábito para você. Ou seja, não adianta estudar muito durante um curto período de tempo. O seu cérebro não é um computador que capta e armazena todas as informações com perfeição de uma só vez. É preciso que você o acostume constantemente com o conteúdo, até que esse se fixe.

Portanto, crie uma rotina de estudos. Separe as horas e os dias certos que você reservará para o seu estudo e se comprometa com o cronograma estabelecido. Escolha um lugar quieto e sem distrações e você verá como estudar será um fardo muito menor dali em diante.

Baixe agora

Comece pelo básico

Você já deve saber que há certos níveis de pré-requisito dentro da matemática. Por exemplo, é impensável estudar exponenciação se você ainda não aprendeu a operação de multiplicação, porque aquela depende desta.

Por isso, começar pelo mais básico e caminhar em direção a tópicos mais complexos é uma boa prática de estudo. Assim, você garante um aprendizado bem embasado e de qualidade.

Mesmo que você acredite que já sabe o suficiente sobre determinado assunto, tire um tempo para revisá-lo e verificar se você realmente passa por ele sem problemas. Muitas vezes, uma pequena mas dedicada revisão evita muitas dúvidas e frustrações futura.

Dê mais atenção às suas dificuldades

Uma vez que você tenha começado a estudar, perceberá que há mais dificuldade de compreender este ou aquele assunto, enquanto tem mais facilidade com outros.

Por mais difícil ou chato que seja dedicar-se a tópicos que são mais desafiadores para você, esse é o único jeito de aprender essas teorias e operações de uma vez por todas.

Faça um levantamento dos seus principais erros e identifique a qual etapa ou área dentro da matemática eles se encaixam e reforce o estudo dessas partes.

Faça muitos exercícios

Longe de estar se referindo à matemática, o mestre das artes marciais Bruce Lee uma vez disse: "Eu não temo o homem que pratica dez mil chutes. Eu temo o homem que pratica o mesmo chute dez mil vezes".

Na verdade, esse princípio se aplica a qualquer tipo de habilidade, não importa sua particularidade ou área do conhecimento: um novo idioma, um novo instrumento, um esporte. Tudo se aprende por meio de prática.

Com a matemática não é diferente. Você não absorverá realmente o processo de uma operação se apenas ler a teoria e praticar os exercícios uma única vez. Caso faça isso, eventualmente, a memória desse processo se desfará. Faça muitos exercícios e revise o conteúdo regularmente.

Tenha um bom professor

giphy

Ter um bom professor facilita e agiliza o processo de aprender matemática. Ele será capaz não só de identificar seus erros, mas também de compreender o que está causando essas falhas.

A partir disso, explicará todos os conceitos de forma completa, guiando você para que aprenda da melhor forma. Você pode frequentar um cursinho de reforço ou contratar um professor particular que lhe dê atenção focada e exclusiva.

Outra opção, se você estuda sozinho, é aproveitar a imensa quantidade de conteúdo online sobre o assunto. É claro que isso não será tão bom quanto ter um professor acompanhando-o, mas, é uma opção versátil e rica em materiais diversos.

Monte um grupo de estudos

Juntar-se a outras pessoas que têm os mesmos objetivos que você agiliza e melhora a experiência e a qualidade do aprendizado. Nesse sentido, montar um grupo de estudos com outras pessoas que também querem estudar matemática é muito frutífero.

Nesses grupos, vocês poderão conversar sobre suas dúvidas, debater os conceitos e teorias e fazer exercícios em conjunto, momento em que cada um contribuirá com aquilo que tem mais facilidade.

Além disso, ter contato e uma rotina de estudos com pessoas que têm necessidades semelhantes às suas é uma forma de manter-se motivado e tornar o estudo mais leve, entre amigos, sem deixar de se dedicar.

Por último, mas não menos importante, uma das qualidades mais necessárias no processo de aprendizado é ter paciência. Esse não é o conteúdo mais fácil de ser entendido, portanto, não deixe que a frustração o faça desistir.

Quem precisa aprender matemática também precisa ser paciente e gentil consigo mesmo e não deixar de reservar um tempo para o descanso. Seguindo esses passos e comprometendo-se com seu propósito, você terá sucesso!

Que tal receber mais dicas como estas, diretamente na sua caixa de e-mail? Inscreva-se na nossa newsletter e não perca nenhum post!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos