Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Pós-graduação deixa o currículo mais competitivo?

Postado por Fábio Albuquerque

Ao saírem da faculdade e ingressarem no mercado de trabalho, muitos profissionais costumam optar por uma Pós-Graduação não só para deixar o currículo mais competitivo, mas também para se enquadrarem no plano de carreiras adotado pela empresa em que se encontram. Até aí, tudo bem.

Mas como saber se uma pós ainda é sinônimo de uma valorização pontual na atual conjuntura do mercado? E mais, quais modalidades são hoje mais bem vistas pelos empregadores? Bateram as dúvidas aí? Continue lendo e veja se essas dicas fazem sentido pra você....

graduacao-curriculo-blog-unipe-pos-graduacao

O que vale mais?

Censo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que pós-graduados recebem 107% a mais do que graduados. A partir desse dado, já é possível admitir que investir na qualificação é o melhor meio de se destacar diante da extrema competitividade do mercado de trabalho. Mas quais qualificações são mais valorizadas?

Segundo um recente levantamento feito pela consultoria de carreiras Produtive, mestrados e doutorados são as “bolas da vez”. De acordo com o estudo, o profissional que apresenta o título de mestre ou doutor tende a ganhar 48% a mais do que aqueles que escolhem um MBA ou uma Pós-Graduação "lato sensu". E mais do que o dobro de quem apresenta somente o diploma do ensino superior.

Essa proporção se deve ao simples fato de que, nos dias de hoje, são pouquíssimos os profissionais com mestrado e doutorado, assim como antigamente eram poucos aqueles que apresentavam uma especialização. Além disso, as empresas estão em busca de novas ideias, cada vez mais engajadas naquilo que é produzido entre os muros do campus, vindo a valorizar quem decide retornar aos bancos da faculdade para adquirir mais conhecimento.

Vantagens competitivas da Especialização

Ainda que os mestrados e doutorados estejam em alta, eles são opções que demandam investimento de tempo e dedicação que muitos profissionais não estão dispostos a fazer. Além disso, nem sempre o mestrado é a titulação mais adequada para dar o impulso que um profissional espera, por exemplo, em áreas extremamente técnicas, como a da Tecnologia da Informação (TI), principalmente se a pessoa quiser um retorno rápido.

Nesses casos, os certificados técnicos e as apostas em especializações diversas sobre assuntos em voga no mercado é o mais indicado para quem deseja aumentar o salário, atualizar-se, fazer novos contatos ou até mesmo mudar de emprego.

Baixe agora

Planejamento é a palavra

Independente da Pós-Graduação, o que importa é ter um planejamento profissional para acrescentar ao currículo títulos que se relacionem com seus objetivos, em vez de preencher páginas com vários cursos aleatórios que sequer encaixam com o que você deseja do seu futuro na profissão e vida.

Mas saiba que não há uma regra em relação à quantidade de cursos que você deve fazer. Desde que opte por instituições renomadas, quanto mais assertivas as especializações, melhor, principalmente em se tratando de áreas que apresentam inúmeras especialidades, como Direito e Odontologia.

A Qualificação é sempre válida

Quem busca se qualificar nunca deixa de ser recompensado. A Pós-Graduação sempre terá um papel fundamental em se tratando de promoções, salários mais altos e, principalmente, aquisição de novos conhecimentos e experiências. O grande “x” da questão é escolher a pós que melhor se aplica ao seu “momento” dentro da profissão.

Enquanto os mestrados e doutorados estão começando a ser reconhecidos para cargos de diretoria, por exemplo, especializações e MBA’s ainda são diferenciais importantes para quem começa a ocupar cargos de liderança. Em ambos cenários, a pós-graduação oferece o aparato necessário para que o profissional consiga desenvolver suas habilidades e conquistar o seu lugar de destaque frente à concorrência.

Qual Pós você acha mais adequada para o seu perfil? Conte para nós através dos comentários.

Acessar material

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS