Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Porque fazer pós-graduação em Odontologia é importante?

Postado por Fábio Albuquerque

O mercado de trabalho vem passando por evoluções constantes, e a mais clara em nossos dias é a necessidade de uma especialização. Fazer pós-graduação em odontologia não é exceção, pois o consumidor tem se mostrado cada dia mais preocupado com sua saúde bucal.

Cuidar da saúde bucal é cuidar da saúde do corpo como um todo. Tudo o que comemos passa pela boca para depois chegar ao organismo e gerar energia para todas as nossas atividades.

Consciente disso, o consumidor tem procurado profissionais que ofereçam alto conhecimento técnico, que dominem a profissão e as mais novas técnicas e tecnologias em equipamentos.

O profissional de odontologia que quiser se destacar nesse concorrido mercado de trabalho, seja em seu próprio consultório ou como colaborador em clínicas especializadas, precisa cuidar de sua evolução profissional e impulsionar sua carreira.

Neste post você verá 5 razões para fazer pós-graduação em odontologia. Confira!

porque-fazer-pos-graduacao-em-odontologia-e-importante.jpg

1. Seja um especialista

O mercado de trabalho está repleto de generalistas, profissionais que conhecem bastante sobre vários assuntos e conseguem realizar tarefas das mais diversas em seu trabalho diário.

Entretanto, um especialista domina determinado assunto, além de conhecer vários outros relacionados à sua profissão. Ser um especialista significa estar à frente da concorrência, se destacar no mercado de trabalho e conseguir as melhores oportunidades de salário e reconhecimento profissional.

Sendo um empreendedor, o especialista domina o trabalho como um generalista, mas tem condições de oferecer ao consumidor ou à clínica onde trabalha um serviço mais qualificado que a maioria dos seus concorrentes.

O especialista tem a prerrogativa de se tornar uma referência na área que domina, atraindo mais pacientes ou recebendo as melhores oportunidades no consultório. Seus talentos são potencializados pela especialização.

Alcançando esse destaque, o especialista será visto como o profissional que faz a diferença por meio do seu trabalho e, sendo visto dessa forma, será sempre lembrado.

2. Domine novas técnicas de tratamento

A evolução tecnológica alcançou todos os segmentos profissionais, e na odontologia esse avanço beneficiou tanto os profissionais da área quanto os pacientes. Tratamentos inovadores como a reabilitação estética estão mais acessíveis e com custo menor que há alguns anos.

Com a maior oferta, os custos diminuíram e mais pacientes puderam ter acesso a essas tecnologias. Com mais demanda, mais profissionais viram a oportunidade de se dedicar a especializações nessas áreas, ampliando sua oferta de serviços e atraindo mais pacientes.

O profissional que procura fazer pós-graduação em odontologia deve seguir alguns passos para escolher a instituição onde vai se especializar. É importante conhecer a estrutura da instituição, os laboratórios e os equipamentos disponíveis, assim como o nível dos professores.

Essa etapa da carreira é fundamental para alcançar sucesso na profissão. O certificado de especialização deve ser acompanhado da melhor formação teórica e prática, ministrada por professores atualizados e exercitada em equipamentos de última geração.

Algumas técnicas de tratamento inovadoras, como a implantodontia, solucionam problemas com a dentição de forma definitiva, trazendo alívio para pacientes que, independentemente de idade, poderão voltar a ter uma vida normal e uma saúde bucal renovada.

A especialização coloca o profissional em contato com as técnicas mais recentes da profissão, proporcionando um trabalho com mais qualidade e com resultados mais rápidos. Essas novas técnicas deixam o profissional realizado e os pacientes satisfeitos.

Baixe agora

3. Fique sempre atualizado

A pós-graduação em odontologia, além de preparar o profissional para que ele se torne um especialista e domine novas técnicas e tecnologias, o mantém atualizado em relação ao que acontece de mais importante na odontologia pelo mundo. Descobertas recentes e quebra de paradigmas são algumas dessas atualizações.

Há ainda outra vantagem: dentro de sala de aula e dos laboratórios, vários profissionais com mais experiência também estarão em busca de capacitação, assim como você. Isso significa troca de experiências, diferentes técnicas e pontos de vista que se mostrarão uma enriquecedora experiência de compartilhamento.

Estudos e carreira profissional jamais devem se separar!

4. Amplie seu network

O contato com esses profissionais de diversas áreas, idades e níveis de experiência será bastante proveitoso para a sua carreira. O relacionamento com esses profissionais após a especialização servirá para perenizar a experiência enriquecedora de compartilhamento.

Todos ganham quando experiências são compartilhadas, pois estamos sempre aprendendo. Seja com uma situação dentro do consultório, um comentário de um colega ou o retorno satisfatório de um paciente, tudo coopera para seu constante aprendizado.

Sem contar que o networking em uma especialização ou MBA o ajudará em indicações de oportunidades — em forma de recolocação profissional ou recomendação a novos pacientes.

Não importa a situação, você sairá ganhando!

porque-fazer-pos-graduacao-em-odontologia-e-importante.gif

5. Crie um ciclo de autodesenvolvimento

O melhor de todo esse processo é que, quando você o inicia, não consegue parar. O aprendizado é enorme, as experiências são enriquecedoras e os resultados são motivadores!

Uma vez iniciado o processo, cria-se o hábito de evoluir. A motivação gerada pelos resultados o impulsiona em direção a novos aprendizados e mais experiências inovadoras. Sua rede de relacionamentos também caminhará nessa direção, aumentando ainda mais sua motivação.

Essa etapa da carreira é bastante satisfatória, pois os resultados alcançados em curto prazo lhe darão tempo para se dedicar a outras atividades, como a gestão do consultório, um hobby ou a prática de esportes — ou, quem sabe, outra especialização. Já que o ciclo se iniciou, outras áreas promissoras podem se tornar seu próximo alvo!

A procura por serviços de ortodontia tem crescido assustadoramente. Antes limitada a crianças e adolescentes, hoje essa prática é procurada por adultos e pessoas da melhor idade.

Com o aumento da expectativa de vida no Brasil, a população tem se conscientizado sobre a necessidade de cuidar da saúde, especialmente a saúde bucal.

Outras áreas também se apresentam promissoras. A reabilitação oral e estética, a periodontia ou mesmo a especialização em cirurgia e traumatologia buco maxilo faciais podem ser opções para essa sua nova investida.

Fato é que a necessidade de especialização é vital e o mercado está acordando para essa realidade. Pacientes e empresas especializadas estão se movimentando. Você vai ficar fora dessa?

Gostou de saber como fazer pós-graduação em odontologia pode ser enriquecedor? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Acessar material

Odontologia, pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS