Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Planejamento profissional: melhores oportunidades e maiores salários

Postado por Fábio Albuquerque

Onde você se imagina daqui a 3 anos?” Você provavelmente já deve ter se deparado com essa pergunta em alguma entrevista.

Há quanto tempo você já está inserido no mercado de trabalho? 2? 3? 4 anos? Está na hora de buscar por melhores oportunidades e, claro, maiores salários, você não acha? Porém, antes de começar a atualizar o seu LinkedIn e sair distribuindo currículos por aí, o que você acha de definir onde você quer chegar? Como diz o famoso poeta, matemático e romancista britânico, Lewis Carroll, autor do clássico Alice no País das Maravilhas: “se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Você já ouviu falar em planejamento profissional? Ele é a chave para você definir, mesmo que hipoteticamente, a trajetória da sua carreira, e assim ganhar tempo para realizar cada etapa com assertividade. 

planejamento-profissional-blog-unipe-pos-graduacao

Por que devo fazer um planejamento profissional?

Um plano de carreira ajuda você a projetar a sua vida profissional com base nos benefícios que você deseja ter a curto, médio e longo prazo. Com ele você estabelece um objetivo macro e pequenas metas para fazê-lo chegar mais rápido ao destino que você deseja. 

Com o planejamento profissional você consegue identificar quais habilidades e competências possui e quais precisa adquirir. Ele é um excelente exercício de autoconhecimento, pois ajuda a compreender a realidade em que você está inserido e assim estabelecer de forma organizada os próximos passos da sua vida profissional.

Afinal, qual o seu maior sonho profissional?

Ganhar 20 mil por mês? Se tornar referência em um assunto específico? Ser coordenador(a) na sua área? Ou, ainda, abrir o seu próprio negócio? Bem, se o seu objetivo está relacionado com alguma dessas opções citadas acima, o primeiro passo para conquistar novas oportunidades e/ou melhores salários é investir em uma pós-graduação

Por que investir em uma pós-graduação é importante?

Pode parecer óbvio, mas para assumir cargos mais estratégicos é preciso que você adquira mais conhecimentos, e claro, mais competências. Isso significa que para dar o próximo passo em sua carreira profissional, você vai precisar ampliar seus experiências e, claro, sua visão analítica sobre a área que você atua.

Vale lembrar que cargos como: coordenador, gestor e até mesmo CEO, estão muito mais relacionados com a quantidade de responsabilidade do que com sua remuneração. Por isso, para conseguir atender com sucesso as expectativas do cargo que você almeja, o ideal é que você adquira esses conhecimentos e habilidades o mais cedo possível.

Por exemplo, se você começar uma pós-graduação agora, é provável que em até um ano, ou dois, você assuma responsabilidades maiores dentro da sua empresa, e consequentemente, um cargo mais importante, com uma remuneração adequada às suas novas competências.

O que você acha disso? Faça o seu planejamento profissional agora mesmo e aproveite para conhecer um pouco mais sobre os cursos de Pós oferecidos pelo Unipê

Acessar material

carreira, salário

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS