Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

5 oportunidades que você adquire ao fazer uma pós-graduação

Postado por Fábio Albuquerque

Logo depois que concluímos a graduação, é normal sentir uma insegurança, aquele famoso frio na barriga. Isso porque, mesmo que você já tenha uma certa experiência com estágios na área, é impossível não avaliar as incertezas gerais do mercado de trabalho. Será possível conseguir um lugar ao sol? Essa análise deve servir para organizar os pensamentos e partir para um plano mais embasado. O resultado? Ótimas respostas a entrevistas, com o recém-formado finalmente conseguindo passar à frente dos concorrentes. É uma fase tranquila, afinal, a carreira começou!

Mas acontece que, aos poucos, o profissional (agora mais experiente) começa a se sentir ligeiramente desconfortável. Depois de algum tempo no mercado de trabalho, percebe que, caso não se movimente, o destino de sua carreira é a estagnação. Lá vem a ansiedade tomar conta novamente, até que comece a procurar por soluções. Equivocadamente, alguns começam uma verdadeira dança das cadeiras, pulando de empresa em empresa na esperança de conseguir o tão desejado prestígio. Outros esperam que, com o tempo, a situação melhore. O terceiro perfil, porém, busca respostas no aprimoramento.

Aqueles que têm sede de aprendizado não conseguem ficar apenas com o que aprenderam na graduação. Com isso, abrem cada vez mais portas para novas oportunidades. Pense bem: com o mercado de trabalho competitivo como está, essa pode ser uma excelente maneia de se destacar! Ainda precisa de um incentivo a mais para apostar nesse caminho? Quer saber por que fazer uma pós-graduação? Então confira agora mesmo este post e tome logo sua decisão!

5-oportunidades-que-voce-adquire-ao-fazer-uma-pos-graduacao.jpg

Chance de conhecer outros profissionais

Networking: essa palavrinha norte-americana está em alta, especialmente porque consegue expressar com exatidão um dos principais diferenciais de quem consegue se promover profissionalmente. Tudo bem que se relacionar com as pessoas é muito bom, mas firmar parcerias com os profissionais certos é ainda melhor. Para que isso seja possível, nada melhor que frequentar um ambiente em que todos estão interessados em crescer na carreira. Que tal uma pós-graduação? Assim você pode estreitar laços profissionais, acadêmicos ou, quem sabe, até mesmo encontrar seu futuro sócio nos negócios!

Abertura da mente para os negócios

Uma pós-graduação também é uma excelente oportunidade para cultivar novas ideias, afinal, tanto professores como alunos são diariamente envoltos pelo conhecimento e pela pesquisa. Na prática, inclusive, muitos trabalhos originados na pós-graduação podem se tornar base para cenários reais. E não são poucos os negócios que começaram em salas de aula, viu? Afinal, são ambientes propícios para se fazer estudos críticos e aprofundados do mercado. Além disso, como vimos, o networking estabelecido também é uma excelente maneira para conhecer profissionais interessantes, que podem realmente vir a se tornar importantes parceiros em sua carreira.

Baixe agora

Grande diferencial na área de concursos

Outro ponto importante (e também pouco explorado por muitos profissionais) é a carreira pública. Aliás, atualmente existem diversas pós-graduações que também atendem à demanda de quem busca por uma vaga no setor público, permitindo que o profissional consiga uma série de vantagens na hora do concurso. Para começar, além do resultado da prova em si, muitos concursos usam como critério de classificação (ou mesmo de eliminação) os títulos dos candidatos. Assim, quem tem uma pós-graduação já sai na frente. Além disso, até com a vaga devidamente garantida ainda há vantagens, uma vez que servidores mais capacitados conseguem salários maiores.

Passo rumo à carreira acadêmica

A carreira acadêmica certamente é uma opção para aqueles que buscam o caminho dos estudos. Se o profissional decidir fazer uma pós-graduação stricto sensu (como os mestrados e os doutorados, por exemplo), já está subindo os degraus para alcançar esse fim. Nesse caso, além de adquirir e fomentar novos conhecimentos, também passa a ser possível apostar na carreira docente, na área de pesquisa e desenvolvimento, dentre muitas outras possibilidades. Sabia que, originalmente, as pós-graduações foram criadas para desenvolver ainda mais o cenário acadêmico do país?

Avanço significativo no trajeto profissional

Apesar de seu propósito original, hoje as pós-graduações também são alternativas para os profissionais que precisam de novas ferramentas a fim de se destacarem no mercado de trabalho. E pode ter certeza: esse é um grande atrativo. Além do mais, essa pode ser uma ótima forma de adquirir conhecimentos complementares, munindo-se dos recursos necessários para disputar cargos que, antes, eram simplesmente inacessíveis. É o caso de um administrador que deseja atuar na área de RH ou um publicitário que também adoraria atuar com Marketing, por exemplo. Em outras palavras: você poderá diversificar seu leque de opções ou se reposicionar no mercado.

Os novos conhecimentos adquiridos poderão ser usados tanto na empresa em que o profissional já trabalha, para que consiga a tão sonhada promoção, como na disputa por uma vaga promissora em qualquer outra corporação. E tudo isso se deve ao fato de que, assim como no caso dos concursos públicos, o profissional pós-graduado é mais valorizado também nesse contexto.

Como você pôde perceber, a pós-graduação é uma excelente maneira de se explorar novos horizontes: concursos, carreira acadêmica, reposicionamento no mercado, novas ideias e ares. Todas essas possibilidades são abertas no exato momento em que o profissional retoma os estudos. Esse pode ser, portanto, o caminho a seguir para quem busca sair da zona de conforto e alçar novos voos!

Mas é claro que, antes de você bater o martelo a respeito da escolha do curso, deve pesquisar bastante para encontrar a instituição ideal, que possa oferecer as melhores condições e o preparo necessário para que atinja seus objetivos. Além disso, procure definir com clareza qual será a rota a ser trilhada. Estude as empresas em que pretende trabalhar, por exemplo, e descubra qual pode ser uma pós-graduação diferencial para seu perfil e seus critérios. Por outro lado, se pretende fazer um mestrado e embarcar na carreira acadêmica, busque conferir qual é a linha de pesquisa da universidade escolhida, para que tenha todo o apoio necessário para desbravar o conhecimento! O segredo está em entrar de cabeça nessa experiência e tirar dela o melhor proveito possível!

E então, ficou interessado em fazer uma pós-graduação? Qual é seu objetivo com o curso? Deixe seu comentário aqui e divida suas expectativas e seus planos conosco!

Acessar material

pós-graduação, mba

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS