Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

O que não fazer no trabalho? 10 hábitos que devem ser evitados

Postado por Fábio Albuquerque

Para se dar bem na vida profissional, diversos pontos são avaliados. Além das competências desenvolvidas com a formação e a experiência, o aspecto comportamental é muito observado e avaliado pelas empresas. Portanto, vale a pena saber algumas dicas sobre como se portar no ambiente do escritório e saber o que não fazer no trabalho.

Ao perceber isso, você naturalmente consegue entender e melhorar alguns aspectos do seu comportamento que podem estar incomodando colegas, o chefe e te prejudicando também. Por isso, o autoconhecimento é essencial. E mais do que isso, vontade de querer ser melhor na carreira e na vida pessoal. Confira as nossas dicas!

o-que-nao-fazer-no-trabalho-10-habitos-que-devem-ser-evitados.jpg

O que não fazer no trabalho?

Ao preparar uma lista sobre o que não fazer no trabalho, elencamos os comportamentos que são considerados prejudiciais para a sua carreira, que incomodam os colegas e os superiores e deixa você mais longe do crescimento.

Para identificá-los, vale a pena pedir um feedback ao seu superior ou mesmo de um colega de sua confiança. Sendo assim, apresentamos a nossa lista definitiva do que não fazer no trabalho.

1. Fazer fofocas

A questão da fofoca é sempre muito complicada. Querendo ou não, ela acaba acontecendo no trabalho. No entanto, você sempre pode acabar com ela em vez de repassar para os colegas ou superior. A fofoca acaba com carreiras, prejudica a pessoa atingida e não agrega nada para o trabalho.

Portanto, ela sempre é prejudicial. Quanto a "rádio peão" ou "rádio corredor" (que são informações às vezes duvidosas compartilhadas sobre a própria empresa) vale a pena procurar sempre a informação correta com seus superiores.

2. Reclamar o tempo todo

A reclamação não deve ser cultivada no ambiente de trabalho. Se você achou algo ruim, converse com o seu chefe ou colega de trabalho amigavelmente. Ficar apenas reclamando do trabalho, dos colegas, do chefe e do escritório não é bem visto por ninguém.

Além disso, quem reclama sempre é visto como “o chato” e os colegas acabam se afastando. Ao invés de reclamar, tente fazer algo para melhorar o ambiente.

Baixe agora

3. Não ajudar os colegas

Uma das habilidades fundamentais para se trabalhar em uma grande empresa é, sem dúvidas, saber trabalhar em equipe. Isso inclui diretamente ajudar os colegas em tarefas quando eles precisam, entregar as suas tarefas no prazo e ser responsável.

Quem coopera e ajuda as pessoas se mostra um profissional empático e muito bem visto por todos. Portanto, seja um profissional colaborativo e ajude os seus colegas.

4. Exagerar no uso do celular

Hoje em dia todo mundo tem celular. Mas isso não significa utilizá-lo o tempo todo, especialmente no trabalho. Reserve o celular para urgências, para momentos de intervalo e para se comunicar com fornecedores.

Exagerar no celular é outro ponto essencial a não fazer no trabalho. Além do incômodo causado aos colegas com ligações, ainda prejudica o seu rendimento nas tarefas. E lembre-se: celular é sempre no silencioso.

5. Misturar problemas pessoais com profissionais

Todos sabem que fora do escritório existem diversos problemas e situações de caráter pessoal.  E claro, é preciso resolvê-los e lidar com eles, afinal, fazem parte da vida. O que você não deve fazer no trabalho é descontar nos colegas os seus problemas pessoais com mau humor e estresse.

Não é possível também ficar imerso nos problemas pessoais e não fazer o trabalho da forma correta. Para não passar por isso, peça ao seu chefe um dia para resolver questões complicadas para não ter problemas no trabalho. Ser sincero é sempre a melhor saída.

6. Constranger algum colega ou chefe

Outro comportamento a não se fazer no trabalho é constranger algum colega ou chefe. Ou seja, cuidado com piadas e brincadeiras de mau gosto. Outro ponto importante é não fazer brincadeiras em excesso no trabalho. Isso pode acabar constrangendo colegas e você pode acabar sendo visto como inconveniente por todos.

Caso aconteça de constranger alguém, tenha uma conversa sincera com a pessoa e peça
desculpas. Tudo para evitar um clima ruim no trabalho.

7. Criticar negativamente o trabalho de alguém

Ser empático é se colocar no lugar do próximo, tentando imaginar como você se sentiria em determinada situação que está sendo vivida por outra pessoa. Assim, é possível tirar conclusões do tipo: não fazer aos outros o que você não gostaria que fizessem a você. Logo, imagine o quanto seria ruim se alguém criticasse negativamente o seu trabalho? Portanto, outra situação a não se fazer no trabalho é criticar o trabalho do colega ou chefe.

Quem sabe trabalhar em equipe chama a pessoa para conversar e a ajuda a melhorar o trabalho, não apenas para o criticar de graça. Críticas devem sempre ser construtivas.

8. Ser barulhento demais

O ambiente de trabalho é um local de concentração, portanto, precisa de silêncio. No local, várias pessoas estão trabalhando. Sendo assim, as distrações devem ser mínimas. Claro que todo mundo precisa conversar, falar ao telefone e se comunicar.

Porém, cuidado para não ser muito barulhento e incomodar os colegas. Isso inclui deixar o celular com o volume alto, não falar baixo, tratar assuntos pessoais ao telefone na frente de todos, andar fazendo muito barulho e outras situações que incomodam os colegas. Seja discreto.

9. Acomodar-se

Algo a não se fazer no trabalho é acomodar-se. Ficar parado no tempo, não se especializar, não ir atrás de desenvolvimento e ficar sempre no mesmo lugar sem propor ideias novas.

Portanto, para crescer na carreira e ser reconhecido, é fundamental procurar por formação, novidades e interação com os colegas.

10. Chegar bêbado ao trabalho: jamais faça isso

Definitivamente, algo a não se fazer no trabalho é chegar bêbado. Além de ser bastante inconveniente para os colegas, pode diminuir os seus reflexos, causar situações desagradáveis e afetar a sua imagem pessoal no ambiente de trabalho. Portanto, se não puder evitar beber na véspera de compromissos de trabalho, o faça com moderação para não comprometer o âmbito profissional.

Viu só o que não fazer no trabalho para ter uma carreira bem-sucedida e uma boa imagem diante dos colegas? Cultivar bons hábitos e relacionamentos é fundamental para o crescimento e reconhecimento na carreira.

Além disso, favorece diretamente seu marketing pessoal e futuras indicações para vagas de emprego, se necessário. Portanto, pense nisso e procure melhorar sempre para ser um profissional de referência no mercado.

Gostou das nossas dicas sobre o que não fazer no trabalho e ter um melhor desempenho na carreira? Então, conheça também a nossa página no Facebook com informações especiais para o seu crescimento e formação.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS