pós-graduação

O que fazer e o que não fazer em uma dinâmica de grupo

Fábio Albuquerque
04-10-2018 6:10

Conseguir seu primeiro emprego pode não ser uma tarefa tão simples. Muitas pessoas se preocupam bastante em agir corretamente nas diversas etapas da seleção. E, assim, acabam se esquecendo de que, tão importante quanto saber o que fazer, é aprender o que não fazer em uma dinâmica de grupo.

Nessa hora, o que você mais quer é conquistar a atenção do recrutador, certo? Mostre suas habilidades e prove que tem exatamente o perfil de funcionário que a empresa está buscando, mas faça isso de forma natural para favorecê-lo na seleção.

Neste post, entenda por que as empresas realizam tais dinâmicas e confira algumas dicas que vão ajudá-lo a se sair muito bem nessa etapa. Preparado? Não deixar de ler até o fim!

o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer-em-uma-dinamica-de-grupo

Por que as empresas utilizam dinâmica de grupo?

As dinâmicas de grupo têm sido utilizadas no mercado de trabalho por trazerem bons resultados para as empresas. São adotadas, por exemplo, quando a intenção é melhorar a socialização e a integração dos seus profissionais.

Por meio delas, é possível incentivar a motivação, estimular a produtividade, aumentar o foco das pessoas e melhorar o trabalho em equipe. Isso porque são capazes de desenvolver nos colaboradores o sentimento de pertencimento a um grupo.

E, claro, elas também são bastante usadas no processo de seleção e contratação de novos funcionários. Nesse caso, o objetivo é observar o comportamento dos candidatos frente a situações como as que eles vão encontrar no cotidiano do seu trabalho.

Em geral, essas dinâmicas costumam levar de duas a três horas e simulam situações nas quais as reações a atitudes dos candidatos se tornam fáceis de serem analisadas. A fase em que ocorrem costuma ser considerada uma das etapas mais tensas do processo de contratação.

Sabemos que não é fácil ter de mostrar suas competências na frente de seus concorrentes. Então, acredite no seu potencial e na sua capacidade profissional, já que a insegurança só vai atrapalhar seu desempenho.

Baixe agora

O que fazer durante uma dinâmica?

Essa é a hora de deixar a ansiedade de lado e manter a tranquilidade. Para isso, uma boa estratégia é parar e respirar fundo por alguns segundos. Embora esse exercício possa parecer bobo, ele ajuda muito a controlar a ansiedade. Descubra algumas dicas de como agir durante a dinâmica!

Participe ativamente das atividades

Como vimos, o recrutador faz uso das dinâmicas para observar e avaliar os candidatos e você quer mostrar que é um profissional diferenciado, certo? Então, é fundamental participar ativamente das atividades. Ouça com atenção as instruções passadas e o que for dito pelos demais colegas. Isso será essencial para que você execute as tarefas da maneira mais adequada.

Aja naturalmente

Algumas pessoas se empenham tanto em agir de acordo com aquilo que o recrutador espera que acabam criando personagens e não sendo espontâneas. Não adianta fingir aquilo que você não é. O recrutador facilmente percebe isso.

Além do mais, as dinâmicas são aplicadas por diversos motivos e, como é difícil saber exatamente o perfil de profissional que a empresa procura naquele momento, a dica é ser você mesmo.

Pergunte sobre a empresa

É sempre bom conhecer sobre a empresa. Aliás, você já deve saber sobre ela, afinal, foi chamado para participar da dinâmica de grupo. Se entregou seu currículo é porque deseja trabalhar lá, não é mesmo?

Procure saber mais sobre o seu ramo de atuação, o que faz, qual sua missão e valores, se já recebeu algum prêmio e qual foi, etc. Demonstrar interesse pelo lugar em que se deseja trabalhar vai ajudá-lo a conquistar pontos valiosos com o seu recrutador.

E o que não fazer?

O momento da dinâmica costuma acontecer antes da entrevista de emprego, portanto, caso venha a cometer algum deslize mais grave, pode não passar para a próxima fase de seleção. Então, esteja concentrado e bem tranquilo. Continue lendo e descubra o que não fazer nessa hora!

Não fale demais

giphy

É claro que todo mundo deseja demonstrar sua capacidade e habilidades, mas falar o tempo todo atrasa a dinâmica e atrapalhar o desempenho dos outros candidatos. Isso deixa o recrutador irritado e, com certeza, não é interessante para você.

Tome cuidado com o tom da sua voz e com o uso de gírias ou termos inapropriados. Às vezes, são colocados em discussão temas polêmicos justamente para ver a reação das pessoas. Saiba expor sua opinião, mas sem ser grosseiro ou agressivo.

E, claro, não exagere e use o bom senso. Saiba falar, mas seja capaz também de ouvir o que os outros têm a dizer. Essa é uma qualidade bastante valorizada nos profissionais.

Não fique retraído

Dá para perceber que os principais erros são cometidos pelos extremos. Assim como não dá para falar o tempo todo, você também não deve ficar quieto demais. Se é tímido, busque aprender a se soltar mais. Afinal, como ser avaliado se não participar das atividades e mostrar todas as suas habilidades?

Não faça tudo sozinho

Não seja competitivo em excesso e não faça tudo sozinho. Lembre-se de que o que pode estar sendo avaliado é justamente a capacidade de trabalhar em equipe e, nesse caso, você já estaria eliminado.

Vale citar ainda o cuidado com a postura e os gestos e, também, com a forma de se vestir. Se usar roupas casuais demais, isso dá a impressão de que não está levando o processo ou a empresa a sério.

Na hora de participar das dinâmicas, tenha em mente que é importante agir naturalmente, mas sem cometer excessos. O autoconhecimento é uma estratégia que ajuda você a reconhecer seus pontos fortes e fracos e a planejar suas atitudes, ressaltando suas melhores qualidades.

Saber o que fazer e o que não fazer em uma dinâmica de grupo influencia positivamente sua atuação ao participar dessa etapa do processo de contratação. Não se esqueça de que algumas dessas dicas também são úteis na hora da entrevista!

Agora que você já sabe como agir em uma dinâmica de grupo, siga nossas redes sociais! O Unipê - Pós Graduação está no Facebook, Twitter e Instagram!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos