pós-graduação

O que esperar do mercado de trabalho em 2019?

Fábio Albuquerque
2018-12-22 09:00:00 GMT

Desde 2015, o Brasil tem vivido uma das suas maiores crises recentes, com um número de desempregados que chegou a 13 milhões em dados oficiais. Mas você sabe qual é a perspectiva para o mercado de trabalho em 2019?

Para responder a essa questão, preparamos este artigo especialmente para você. Iniciaremos falando sobre o que esperar do mercado de trabalho diante dos aspectos econômicos do país e os rumos que a economia tem tomado nos últimos anos. Em seguida, mostraremos como você pode se preparar para o mercado.

Na sequência, abordaremos as principais áreas que prometem ter crescimento no ano de 2019. Por fim, falaremos sobre as principais tendências e dicas para quem deseja abrir o próprio negócio. Confira!

o-que-esperar-do-mercado-de-trabalho-em-2019

Veja o que esperar do mercado de trabalho em 2019

Conforme destacamos na introdução, o Brasil viveu a partir do ano de 2015 uma de suas piores crises econômicas. Várias medidas foram adotadas para remediar os efeitos dessa crise, como a reforma trabalhista no ano de 2017 e o amadurecimento da reforma da previdência — que parece uma questão de tempo até ser aprovada.

Essas medidas geraram uma série de embates entre especialistas na área. Entretanto, dados objetivos do IBGE — CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) revelam que o ano de 2018 tem sido o melhor dos últimos 4 anos em relação à criação de emprego. Ainda é cedo para estabelecer a correlação entre as reformas e os resultados do aquecimento da economia, mas a mudança da curva parece ter acontecido — de decadente para ascendente.

É verdade que ainda há muito a ser feito, porém as boas notícias costumam atrair outras boas notícias, como o maior número de investimento no país, o que aumenta a quantidade de oportunidades. Especialistas acreditam que a continuidade dessa pequena recuperação dependerá da aprovação de outras reformas, como a tributária e a previdenciária.

Como as reformas devem acontecer, uma vez que congresso, senado, governo, opiniões públicas estão convergindo para o mesmo ponto, a perspectiva é de que a economia melhore. Algumas flexibilizações nas leis trabalhistas podem vir a acontecer, mas sem mudança estrutural, pois os principais direitos são protegidos como cláusula pétrea na Constituição Federal de 1988.

Baixe agora

Saiba como se preparar para o mercado

O mercado, na atualidade, se caracteriza por seu dinamismo. Isso significa que ele muda de acordo com novas tecnologias e metodologias que surgem dia após dia. Além disso, sua variação depende de um cenário externo econômico e político.

Dessa maneira, as empresas têm buscado profissionais resilientes e completos, capaz de se adaptarem a vários cenários impostos a eles, com boa capacidade de aprendizado e conhecimento multidisciplinar para lidar com as múltiplas facetas da sua área de atuação profissional. Mas de que modo o trabalhador deve se preparar para o mercado?

A primeira medida que o trabalhador deve tomar é a de manter-se atualizado o tempo todo com o cenário político e econômico atual, ficando ligado naquilo que realmente pode influenciar na área em que atua. Outro ponto é manter-se atualizado quanto às novas metodologias e tecnologias de trabalho que chegam à sua área, aprendendo e adaptando-se a elas.

Outro ponto que deve ser abordado é construção de um currículo consolidado, com a prática de cursos envolvendo a área de trabalho no qual o trabalhador está inserido. Entre os principais, destacamos os cursos de curta duração, cursos de língua estrangeira e a pós-graduação.

Este último apresenta várias vantagens, como a possibilidade de criação ou ampliação do network, especialização na área que mais gosta, aprimoramento em um campo específico da área de conhecimento na qual já é graduado, entre outros.

Confira quais áreas prometem ter crescimento no ano de 2019

giphy

A área da construção civil, que já apresenta uma significativa melhora no ano de 2018, por exemplo, promete crescimento para o ano que entra, apoiada, sobretudo, por incentivos que o governo federal tem oferecido para área, como expansão do crédito via bancos públicos e novo limite do teto para esses empréstimos.

Outras áreas, como a tecnológica, têm apresentado crescimento constante, o que indica que a especialização nesse setor é uma boa pedida para garantir um diferencial no mercado de trabalho. Mas você já pensou em abrir o próprio negócio? Caso a resposta seja sim, fique atento ao próximo tópico, em que listaremos os principais negócios que você pode abrir em 2019.

Veja as principais tendências e dicas para quem deseja abrir seu próprio negócio

O Sebrae divulgou uma lista com as principais dicas de negócios para quem deseja empreender no ano de 2019. Entre os negócios apontados, destacamos “software como serviço”, que consiste na oferta de softwares acoplado aos serviços para determinada empresa.

Outra tendência são os aplicativos de tecnologia disruptiva, que consiste na quebra de padrões. Esse segmento é muito útil para a inovação. As tarefas e a gestão de trabalhos remotos é outra atividade muito promissora para os tempos atuais, em que a tendência do crescimento do trabalho remoto, feito em casa, seja melhor gerenciado e executado.

Os serviços de automação consistem em outra opção para quem deseja abrir um negócio. Essa automação pode ser feita em vários locais, como em residências, empresas ou indústrias. O processo de automação envolve tecnologia e planejamento, atuando como mecanismo para melhora da qualidade de vida, dando maior conforto aos usuários que o utilizam.

Outro negócio em que você pode investir são os eventos ao vivo, oferecendo serviços para viabilizá-los. A segurança digital é outra tendência, necessária em um mundo cada vez mais tecnológico. Aliás, a tecnologia é responsável por boa parte dos exemplos listados e não é diferente no último exemplo que traremos: realidade virtual. Essa tendência pode ser utilizada para vários segmentos do mercado, como construção civil, vendas, entre outros.

Sendo assim, as previsões para o mercado de trabalho em 2019 são otimistas. Isso não significa que você deve relaxar e esperar as oportunidades caírem do céu. Muito pelo contrário, é tempo de se preparar para agarrar as melhores oportunidades. Uma das formas de fazê-lo é se especializando nas áreas com as quais você tem mais afinidade pessoal e profissional.

Agora que você já sabe o que esperar no mercado de trabalho para o ano de 2019, siga a gente em nossas redes sociais! Estamos no Instagram, no Twitter e no Facebook.

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos