pós-graduação

O que é preciso levar em conta ao fazer um planejamento de carreira?

Fábio Albuquerque
04-12-2018 7:54

Pense no último dia em que pensou sobre o seu futuro profissional. Você imaginou como estaria daqui a cinco, dez ou vinte anos? Saiba que isso significa algo importante, o primeiro passo para fazer um planejamento de carreira.

Trata-se de um programa estruturado que aponta o caminho que deve ser percorrido para alcançar o seu objetivo profissional. Até atingi-lo, será necessário cumprir etapas e adquirir conhecimentos, habilidades e competências.

Existe o planejamento de carreira feito por você ou pela empresa que o contrata como colaborador. O segundo está cada vez mais raro, pois passou o tempo em que as pessoas sonhavam em trabalhar a vida toda para a mesma organização.

Desse modo, é importante conhecer o que levar em conta ao fazer um planejamento de carreira. Nós separamos os principais pontos a seguir.

o-que-e-preciso-levar-em-conta-ao-fazer-um-planejamento-de-carreira

Personalidade

A melhor maneira de definir o planejamento de carreira é saber exatamente o que você quer do seu futuro profissional. Essa é uma tarefa muito difícil de se executar, principalmente por quem ainda nem entrou na universidade.

Essa falta de experiência pode induzir suas decisões ao erro. Se você já terminou o curso de graduação, fica mais fácil lidar com esse planejamento. Contudo, saiba que ele não precisa ser o mesmo do início ao fim.

O ser humano evolui ao longo da vida. Desejos, percepções, necessidades e expectativas surgem e desaparecem com o passar dos anos. Por isso, saiba que o planejamento da carreira deve ser constante — inclusive a avaliação dele.

Considere sua personalidade, o que gosta de fazer e a área de atuação mais interessante na sua profissão. Pense no ambiente de trabalho no qual você deseja atuar, bem como o comportamento das pessoas que estão nele.

Quando você tem em mente esse cenário, fica mais fácil encontrar as oportunidades profissionais que se encaixam nele — bem como saber quais são as qualificações exigidas para fazer parte dessa realidade.

Qualificação

Algumas vagas no mercado de trabalho parecem estar destinadas a determinados perfis profissionais — especializados, que falam um segundo idioma e têm um intercâmbio no currículo.

Ao mesmo tempo, outros profissionais ficam sem a oportunidade de mostrar o que sabem, por mais que sejam talentosos. Isso demonstra a importância das qualificações, o conjunto de habilidades e competências que cada um tem.

Depois de definir metas e objetivos, chega o momento de olhar para si. Avalie seus pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados. Pense no seu futuro profissional e pesquise sobre as qualidades que precisa ter.

O profissional qualificado, ao enfrentar os desafios da profissão, tem mais chance de chegar onde deseja. Diante das adversidades, há quem não resista à competitividade e pare de se esforçar para crescer.

É desse modo que vemos profissionais estagnados e que colocam nos outros a culpa pela falta de perspectiva. Por isso, obter as qualificações necessárias ajuda a prepará-lo para todos os cenários, inclusive o de crise.

Baixe agora

Ação

Perceba que até o momento você ficou no campo das ideias. Portanto, é preciso partir para a prática e dar os primeiros passos para o seu desenvolvimento profissional. É hora de agir!

Para fazer um planejamento de carreira, você necessitará de um plano de ação. É preciso organizar todas as ideias, metas e objetivos em um documento que especificará a ordem dos passos.

Divida tudo isso em metas a curto, médio e longo prazo. Será necessário concentração para não se sujeitar a extremos — como ficar sobrecarregado de atividades ou com muito tempo livre para fazê-las.

Cursos de idioma e pós-graduação, por exemplo, devem ser metas a curto prazo. Eles são diferenciais muito valorizados no mercado de trabalho e, quanto antes você tiver o seu, melhor encaminhada será sua carreira.

Em compensação, a experiência como líder de equipes é um diferencial que pode ser mais valorizado quando você estiver diante da oportunidade de ser um gestor. Desse modo, isso tem como entrar nas suas ações de médio a longo prazo.

Especialização

O seu aperfeiçoamento profissional deve ser constante, para que sejam aproveitadas as oportunidades de crescimento do mercado de trabalho. Por isso, vale a pena investir em especializações e outras ferramentas de conhecimento.

A capacitação profissional consegue colocá-lo à frente de outras pessoas, solidificando sua presença no mercado e criando oportunidades para que sua carreira cresça.

Ser um profissional generalista não o torna mais competitivo como antigamente, em que essa característica era valorizada. Na atualidade, o mercado deseja profissionais especializados e somente os cursos certos podem auxiliá-lo nesse processo.

Uma pós-graduação torna seu currículo mais atrativo, contribuindo com a construção da sua imagem profissional. Por meio dele, é possível se especializar em uma ou mais áreas da sua profissão.

Do ponto de vista das empresas, a especialização demonstra sua vontade de continuar desenvolvendo habilidades e competências naquela área. Isso se revela importante, pois pode determinar seu futuro na organização.

giphy

Atualização

O mercado de trabalho está mais dinâmico e isso o leva a se transformar constantemente. Não faz muito tempo que o diferencial competitivo dos profissionais era o curso de graduação. Depois foi a vez do curso de pós-graduação. E agora?

Conhecimento é algo que precisa ser adquirido constantemente. Jamais pare de estudar! A tecnologia evolui todos os dias, e é crescente a demanda por profissionais atualizados. Surge aí a necessidade de se manter sempre atento às novidades da sua área de atuação.

O profissional que fica parado no tempo, não recicla conhecimentos e não adquire novos acaba tendo sua imagem prejudicada. Para as empresas, trata-se de um caso de acomodação e falta de ambição.

O tempo se mostra cruel com quem não se atualiza. O desempenho passa a ser menor e a qualidade da realização de atividades simples pode ser comprometida. Por isso, você não pode ficar para trás.

Cursos de extensão e capacitação são importantes para o seu crescimento. Coloque-os na lista de ações ao fazer um planejamento de carreira. Tê-los é um diferencial em relação ao exigido pelo mercado e o que os demais profissionais têm.

O mais importante ao fazer um planejamento de carreira é que você esteja satisfeito com o rumo escolhido. Por isso, invista na área de atuação com a qual mais se identifica e faça uma pós-graduação para aprender o máximo sobre ela.

Antes de escolher a instituição de ensino que será parceira nessa jornada, fale com o Unipê. Conheça os cursos de pós-graduação por ela oferecidos e continue atualizado com as demandas do mercado de trabalho!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos