Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

O que é mais indicado para mim: MBA ou especialização?

Postado por Fábio Albuquerque

Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, a maioria dos profissionais tem optado por não interromper a formação acadêmica na graduação. Por isso, a procura por cursos de pós-graduação, como MBA ou especialização, tem crescido bastante.

Nesse contexto, um erro comum dos profissionais tem sido colecionar títulos, sem realizar um bom planejamento estratégico de carreira. "Quero seguir carreira acadêmica?", "Quero atuar no mundo corporativo?", "Quero adquirir mais conhecimento na minha área de atuação?" ou "Quanto tempo disponível possuo para dedicar a novos estudos?" são exemplos de questões essenciais que precisam ser respondidas antes de você escolher como complementar sua formação acadêmica.

Neste post, selecionamos informações preciosas para auxiliar você a responder essas dúvidas, escolher entre MBA ou especialização, e encontrar o caminho mais adequado às suas necessidades de crescimento profissional.

Os cursos de MBA (Master in Business Administration, do inglês) e as especializações pertencem ao grupo de formação lato sensu (sentido amplo), em contraposição aos cursos strictu sensu (sentido restrito), como mestrados, doutorados e pós-doutorados.

O MBA e a especialização são mais indicados, portanto, para profissionais interessados em aprimorar conhecimentos de sua área de atuação e não em seguir carreira acadêmica.

o-que-e-mais-indicado-para-mim-mba-ou-especializacao.jpg

Qual título recebo após concluir os cursos?

Ambos os cursos, MBA ou especialização, conferem ao aluno aprovado o título de especialista. O MBA, contudo, é uma especialização própria da área administrativa e gerencial. É um curso voltado para aprofundamento da teoria e prática do mundo corporativo, normalmente utilizando como metodologia de ensino o estudo de casos - cases - e a ampla troca de experiências entre professores e alunos.

As especializações podem contemplar as mais diversas áreas do conhecimento. Há especializações nas áreas de Direito, Educação, Enfermagem, Contabilidade, Meio Ambiente, entre outras.  

Se você atua em empresas nos primeiros degraus da hierarquia corporativa, ocupando cargos de coordenação e supervisão, quer enriquecer seu currículo e fazer networking, o mais indicado é um curso de MBA.

Se você, entretanto, trabalha em outras áreas e pretende adquirir ou atualizar conhecimentos técnicos e científicos relacionados à sua atuação, a especialização é o curso mais adequado para suas necessidades.

Quanto tempo preciso dedicar aos estudos?

O Ministério da Educação, para reconhecer os cursos de especialização, exige a duração mínima de 360 horas-aula. Já os cursos de MBA precisam ter 360 horas-aula no "padrão Brasil" e 480 horas-aula no "padrão global".

Como ambos são voltados para o público de profissionais atuantes no mercado de trabalho, que almejam posições mais destacadas em suas áreas, essas horas costumam estar concentradas nos períodos da noite e finais de semana, de maneira que o curso tenha duração de 1 a 2 anos.

Baixe agora

Quais são os requisitos para ingressar nos cursos?

A graduação concluída é requisito para se ingressar em ambos os cursos, MBA ou especialização.

Para fazer MBA, é necessário alguns anos atuando no mercado de trabalho. Como as metodologias de ensino são baseadas nas trocas de experiências entre professores e alunos, o recém-formado está menos preparado para contribuir com as discussões e possui menos bagagem para aproveitar as vivências dos colegas.

Para ingressar em uma especialização, é desejável, mas não indispensável, que se tenha algum tempo de atuação na área. Como o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, os recém-formados estão procurando prontamente se destacar, complementando os estudos com uma especialização.

Nesse momento da carreira, contudo, é preciso ter visão estratégica e planejar bem os passos necessários para o sucesso profissional. Escolher com cuidado instituições de qualidade, portanto, é essencial para não seguir modismos e acabar gastando tempo e dinheiro com cursos sem conteúdo relevante para a carreira.

Além dos requisitos mencionados, cada instituição pode estabelecer outros critérios para selecionar os alunos que pretendam cursar MBA ou especialização. Para o MBA, por exemplo, algumas instituições pedem comprovação do cargo ocupado pelo candidato, aplicam provas de redação e proficiência em idioma estrangeiro, realizam entrevista e análise do currículo.

Podem também aplicar avaliações de lógica e matemática. Para as especializações, são realizadas entrevistas, análise do currículo e provas de conhecimentos gerais e específicos.

Como escolher a melhor instituição?

Como mencionado, fazer MBA ou especialização se tornou moda, por um lado por causa de uma necessidade do mercado cada vez mais exigente, por outro lado por um efeito de grupo (muitos recém-formados se matriculam em um curso de pós-graduação porque o colega também se matriculou, por exemplo).

Nesse contexto, multiplicaram-se as escolas de ensino superior que oferecem cursos nessa modalidade, sem a qualidade necessária para formar um profissional realmente mais capacitado.

Diversas empresas, por isso, passaram a considerar o título de especialista como diferencial somente quando realizados em instituições renomadas e reconhecidas pelo mercado.

Antes de escolher uma faculdade para cursar MBA ou especialização, portanto, é preciso que o profissional realize uma pesquisa, consultando outros profissionais mais experientes de sua área e conhecendo a reputação da instituição de ensino no mercado, para que investimentos não sejam perdidos.

O que vou estudar nos cursos de MBA e especialização?

O curso de especialização é estruturado de maneira semelhante ao curso de graduação. Entretanto, é exigido dos alunos maior responsabilidade na condução dos seus estudos. Os conteúdos são trabalhados por meio de aulas expositivas, conferências e seminários.

Podem ser solicitados também trabalhos sobre os temas abordados em sala. Em algumas áreas, como Odontologia e Fisioterapia, há aulas práticas em que novas técnicas e procedimentos são estudados e aprendidos.

Nos cursos de MBA, a sala de aula é um verdadeiro fórum de discussões em que as habilidades gerenciais são desenvolvidas por meio das trocas de experiências. Espera-se que o aluno formado em um MBA seja mais capaz de analisar problemas, propor soluções estratégicas, gerenciar projetos e atuar como liderança em sua equipe de trabalho. Por isso, para quem almeja altos cargos no mundo corporativo, o MBA é o caminho para adquirir as habilidades necessárias e atingir esse objetivo.

Afinal, MBA ou especialização?

Para escolher com acerto entre MBA ou especialização, o essencial é o profissional avaliar que tipo de carreira quer construir. Se sua pretensão é atuar em cargos empresariais, o caminho mais indicado é o MBA. Ou se o foco é aprofundar conhecimentos em uma área específica, a opção mais indicada é a especialização.

Gostou do post? Agora ficou mais fácil escolher seu caminho profissional. Compartilhe sua experiência conosco, deixando seu comentário.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS