Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

O que é gamificação e como ela pode aumentar a produtividade?

Postado por Fábio Albuquerque

Família, estudos e relacionamentos exigem tanta disposição que fica difícil aumentar a produtividade sem prejudicar um ou outro, não é mesmo? Por isso, fazer mais em menos tempo é o sonho de consumo de qualquer pessoa.

Se você se identificou com isso, então chegou a hora de descobrir o que é gamificação, e como ela pode mudar a sua vida. A aplicação desse conceito já está transformando a vida de muitas pessoas e empresas que precisam intensificar a produtividade de uma maneira leve, mas muito eficaz.

Achou bom demais para ser verdade? Pois pode acreditar! A sensação de que você não consegue dar conta de tudo ficará no passado. Continue lendo este post e descubra as maravilhas da gamificação!

o-que-e-gamificacao-e-como-ela-pode-aumentar-a-produtividade.jpg

Afinal, o que é gamificação?

De fato, o uso de recursos lúdicos para motivar as pessoas não é uma novidade.

Um dos seus registros mais antigos vem do final do século XIX, quando a empresa norte-americana Sperry & Hutchinson triplicou seus resultados ao vender selos colecionáveis que poderiam ser trocados por recompensas. Aliás, não estranhe se essa palavra aparecer muitas vezes por aqui.

Mas o conceito — adaptação do termo em inglês gamification — só foi ganhar novos ares em 2010. Naquele ano, a especialista em jogos Jane McGonigal decidiu procurar nos games o remédio para sua dificuldade em concentração, provocada por uma lesão no cérebro.

O tempo passou, a gamificação se expandiu, e, hoje, é uma realidade em muitas empresas com altos índices de produtividade.

O segredo está na utilização da atmosfera do videogame, com suas fases e premiações, para incentivar a competitividade. Fazendo, assim, com que as pessoas se dediquem mais na realização de tarefas pessoais e profissionais.

Como ela funciona?

Ela pode parecer inofensiva, mas, na verdade, existe para o combate. E o alvo em questão é a falta de produtividade.

Porque por mais que você se empenhe, sempre haverá alguma coisa desviando a sua atenção: seja a notificação do celular, o filho que quer estrear um brinquedo ou um colega de trabalho que insiste em te interromper para fazer comentários aleatórios.

Quanto a isso, algumas pessoas acreditam que, controlando a frequência dessas interrupções, é possível aumentar a produtividade. Só que isso parece dar mais trabalho do que sossego, não acha?

Por isso, a técnica segue o caminho contrário: ela reúne os seus objetivos, as etapas para concluí-lo e explora as recompensas dos games para que você nunca perca a motivação.

Isso quer dizer que você estará no controle. Quer parar uma leitura importante para brincar com seu filho? Tudo bem! Quando seu filho dormir, você retoma a leitura e garante que ela seja concluída no período determinado.

Baixe agora

Quais são os seus benefícios?

É impressionante como as emoções humanas podem trazer resultados incríveis quando estimuladas da maneira correta. E muitas empresas já perceberam isso. Uma delas foi a distribuidora Raízen, que atua com o transporte de combustíveis inflamáveis.

Após lançar o game "Rodeio de Caminhões", em que o colaborador recebe recompensas pelas boas práticas de segurança no trabalho, a empresa registrou um aumento de 63% no número de quilômetros percorridos.

E, no ambiente corporativo, isso também é possível. Quer ver só?

Os games desenvolvidos para as empresas contam com uma intensa pesquisa interna para identificar as falhas que estão prejudicando o rendimento. Então, com base nessas informações, o jogo desafia os setores a cumprirem tarefas diárias e semanais, que atacam em cheio os hábitos improdutivos.

E a cereja do bolo para convencer os colaboradores a se empenharem nas tarefas é o oferecimento de recompensas, que podem ser um emblema na plataforma do jogo ou até mesmo um prêmio físico. A Raízen, por exemplo, conta com produtos eletrônicos, automóveis, entre outros itens.

Dessa maneira, cada profissional terá uma consciência maior do quanto é importante se concentrar, e pensará duas vezes antes de jogar conversa fora com um colega.

Como aplicar na minha vida?

Se você pensou que precisaria fazer uma pesquisa toda detalhada, assim como as empresas, temos uma ótima notícia: na esfera pessoal, você pode ir direto ao que interessa! O primeiro passo é baixar o programa em si.

A nossa dica é que você comece pelo Habitica. Disponível para os sistemas Android e iOS, esse aplicativo funciona como um jogo de RPG: você cria seu avatar e, a cada atividade concluída, ganha pontos que podem ser trocados por recompensas.

Sua interface é bem intuitiva. Basta você incluir as atividades diárias, definindo uma periodicidade e nível de importância, para acompanhá-las de perto.

E a plataforma ainda permite que você separe essas tarefas nas categorias "Trabalho", "Saúde e Bem-Estar", "Escola", "Família", entre outras. Conforme as for finalizando, é só clicar na atividade que ela se transformará na pontuação.

Agora, você deve se perguntar: "mas o que eu vou fazer com essas pontuações?" E é aí que está o pulo do gato: no Habitica você pode usar essas pontuações para compensar hábitos ruins e, no futuro, evitar que eles se repitam.

É assim: na lista de hábitos, você relaciona todos os vícios com que quer acabar de vez. Quando marcá-lo como feito — e aqui é importante ser sincero —, você terá uma redução nos seus pontos.

Assim, para acumular pontos infinitamente, é só largar os costumes ruins. Com o tempo, você nem se lembrará do tal hábito que tanto te atrapalhava!

Por fim, vale ressaltar que o desejo de fazer tudo ao mesmo é um paradigma que você precisa esquecer. Como vimos, não é o número de tarefas que vai aumentar a sua produtividade, mas sim a atenção que você dedica a cada uma delas.

Foi-se o tempo que os games eram só para diversão. Agora eles são capazes de entreter e, de quebra, ajudam a desenvolver a auto-organização, que é uma das habilidades mais exigidas no mercado de trabalho. Não é uma maravilha?

Então, agora que já sabe o que é gamificação, use e abuse! Você pode se dedicar à sua família, ao seu trabalho e aos seus estudos sem culpa. E, o que é melhor: tudo isso de uma maneira simples, envolvente e produtiva.

E aí, o que você está esperando para aumentar a produtividade e extrair o melhor do jogo da vida? Aproveite e nos deixe um comentário com a sua opinião sobre o assunto!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS