pós-graduação

O que é coworking e como você pode utilizá-lo a seu favor?

Mariana Brito
05-06-2018 7:00

Quem se forma sabe que nem sempre é fácil se estabelecer profissionalmente logo nos primeiros meses. São muitas as variáveis que envolvem o seu crescimento na carreira. Entre elas, destacamos as oportunidades, os contatos e até a verba para empreender. Por isso, hoje vamos apresentar um novo conceito: o coworking.

Esse termo nasceu nos Estados Unidos a partir da observação das possibilidades que a tecnologia e os sistemas de computadores oferecem para as pessoas. Com um notebook nas mãos e um sinal de internet, por exemplo, é mais fácil trabalhar a partir de qualquer lugar que tenha uma infraestrutura mínima, né?

Por isso, você vai saber neste artigo o que é coworking e como você pode utilizá-lo a seu favor.

o-que-é-coworking-e-como-você-pode-utilizá-lo-a-seu-favor-unipê

O que é coworking?

Depois que se formam na faculdade, as pessoas buscam oportunidades no mercado de trabalho para exercerem suas respectivas profissões. O fato é que nem todo mundo encontra, né? E, em algumas áreas, é muito comum empreender, ou seja, ter um negócio próprio ou ser um profissional liberal.

Se você se encaixa nesse perfil, sabe o quanto é caro alugar um ponto e estruturá-lo para trabalhar — seja com vendas diretas ao público, escritório ou consultoria. De olho na necessidade desses profissionais, o estadunidense Brad Neuberg criou em 2005, na cidade de São Francisco, o conceito de coworking.

Neuberg preparou um ambiente colaborativo, onde profissionais de diversas áreas poderiam compartilhar o mesmo espaço para trabalhar. Esse lugar de cowork, que foi chamado de Hat Factory, tinha a estrutura e as ferramentas necessárias para que as pessoas que trabalhassem de lá conseguissem desenvolver bem suas funções.

O coworking, portanto, é caracterizado como um lugar colaborativo que reúne profissionais que, de forma conjunta ou independente, têm à disposição um espaço que não é um café com conexão à internet, um escritório em casa ou a sala isolada dentro das organizações e companhias.

O termo coworking já havia sido criado em 1999 pelo escritor e designer de games Bernie Dekoven que, a partir de sua observação em relação às possibilidades oferecidas por um computador, o descreveu como um tipo de trabalho colaborativo que era suportado pelas tecnologias existentes.

A pesquisa Censo Coworking Brasil, apresentada em 2017, mostrou que o nosso país tem mais de 810 espaços colaborativos. Em relação aos dados levantados em 2016, trata-se de um crescimento de 114%. 

Baixe agora

Como funciona um coworking?

Agora que você sabe o que é coworking, vamos falar mais sobre como esse espaço funciona. Como se trata de um ambiente colaborativo, ele precisa ter a infraestrutura necessária para que profissionais e até micro-empresas consigam trabalhar e desenvolver seus negócios — com ou sem a parceria de quem está lá.

O ambiente de coworking é especialmente pensado para o trabalho autônomo. Ele é democrático e tem como vantagem o não-isolamento dos escritórios em casa ou a rotina de uma empresa comum — que muitas vezes não é inspiradora. Sua estrutura é montada num prédio ou ponto comercial.

Olhando pela primeira vez, o espaço de coworking parece com o de uma empresa comum. Ele tem mesas de trabalho, conexão com internet, energia elétrica, água, café, linhas telefônicas, banheiros, salas de reunião e, às vezes, até espaços para relaxar. A diferença é que ele abriga profissionais de todos os perfis e áreas possíveis.

Para usar um ambiente como esse, você precisa contratar um plano ou pagar o valor de uma diária de trabalho. Cada espaço tem suas regras, portanto, é preciso consultar aquele que despertou o seu interesse. O valor que é pago corresponde aos benefícios que você tem direito, por exemplo, uma linha telefônica exclusiva ou uma mesa para si.

Em alguns coworkings, existem mesas coletivas — como se fossem aqueles mesões de refeitório, sabe? Esse espaço é ótimo para profissionais que precisam conversar, trocar ideias e fazer networking. Como não existe aquela barreira física entre todos, o coworking estimula o frequente contato entre as pessoas.

Com o objetivo de tornar o coworking um ambiente mais atraente para os profissionais, alguns proprietários fazem acordos com estacionamentos, cafés, restaurantes e até academias de ginástica.

o-que-e-coworking-e-como-utiliza-lo-a-seu-favor

De que forma ele contribui com o seu sucesso?

Como dissemos no início deste artigo, é muito caro montar um negócio próprio. Por isso, uma das vantagens do espaço de coworking é um custo menor para fazer com que seu escritório funcione. Como se trata de um lugar compartilhado, você paga um valor que já inclui vários custos fixos como internet, telefone, impostos e limpeza.

E por ser um ambiente que estimula o contato com outros profissionais, você pode fazer networking, ou seja, conhecer as pessoas e aproveitar as vantagens que isso traz. Se você trabalha com contabilidade, por exemplo, pode oferecer seus serviços para os demais que estão naquele ambiente ou para os clientes deles.

Outra vantagem do coworking é que ele se encaixa perfeitamente na rotina de quem não tem disciplina para trabalhar em casa. Nesse espaço, é possível encontrar o foco necessário para se concentrar e desenvolver suas atividades. E o fato de você pagar para trabalhar nele o fará valorizar o investimento que está sendo feito.

Mesmo que você trabalhe por conta própria, sua criatividade é estimulada pelo contato diário com os profissionais da sua e de outras áreas. Novas oportunidades podem surgir a partir de conversas, sugestões ou troca de ideias. Até os seus projetos podem receber uma melhoria considerável com o auxílio e opinião dessas pessoas.

Sua imagem passa a ser mais profissional também, afinal tem à disposição um escritório para atender seus clientes. Diferentemente do ambiente comum de trabalho, os contratos de coworking não costumam prendê-lo por muito tempo, ou seja, se precisar, pode trocar por outro espaço mais próximo de casa ou dos seus clientes.

Tudo o que você precisa levar para o coworking é o seu notebook ou tablet, além dos acessórios necessários para desenvolver suas atividades. E se tiver algum problema, como queda na conexão com a internet, quem resolve é a administração do espaço.

Agora que você sabe o que é coworking e como ele funciona, pode aproveitar suas vantagens para turbinar sua presença no mercado e empreender.

Gostou das informações? Tem algum espaço de coworking no qual você deseja trabalhar? Deixe a seguir suas impressões e comentários. Até a próxima!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos