Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

O que as empresas esperam da pós-graduação em Gestão ou MBA?

Postado por Fábio Albuquerque

É frequente ouvirmos falar que quem se habilita mais encontra melhores oportunidades no mercado. Sabe-se que, de fato, aqueles que cursaram um MBA devem ser profissionais mais capacitados e são requisitados pelas empresas devido ao seu alto grau de conhecimento.

A pós-graduação em gestão, por exemplo, é uma especialização muito famosa e até exigida para certas atividades.

shutterstock_218235067.jpg

Especificidades da pós-graduação em gestão e MBA

A pós é um modelo de curso mais avançado, destinado a aperfeiçoar o aluno. Ela é feita após a graduação e é dividida em 2 tipos:

  • Lato sensu: cursos mais voltados à atuação profissional (pós-graduação, especialização e MBA);
  • Stricto sensu: cursos mais voltados à pesquisa científica (mestrado e doutorado).

Nesse post, que trata do processo de gestão empresarial, fala-se da pós-graduação lato sensu.

MBA, por sua vez, é uma sigla inglesa que, traduzida, significa Mestre em Administração de Negócios. Trata-se de um curso para a formação de executivos na área administrativa, envolvendo disciplinas como finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing e outras.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura, veja a importância de fazer esses cursos para aprimorar seu currículo e quais são as expectativas das empresas em relação aos profissionais que apresentam esse diferencial!

Assumir papéis gerenciais

Uma das primeiras expectativas que as empresas têm em relação aos profissionais que fizeram curso de MBA ou pós-graduação em gestão é que tenham potencial para assumir papéis gerenciais. Gerenciar significa coordenar e fiscalizar atividades diferentes de modo a aumentar a produtividade da empresa e melhorar os resultados.

Sem dúvidas, o gerente tem papel de destaque no planejamento estratégico e na tomada de decisões. Para isso, ele deve apresentar um nível de conhecimento muito profundo na área. O gerente é um líder que deve motivar e orientar sua equipe no melhor caminho a seguir.

Atuar na resolução de problemas

Profissionais com pós-graduação em gestão ou MBA devem se mostrar capazes de resolver situações difíceis e conflitos dentro dos negócios. As empresas precisam de pessoas habilitadas para enfrentar a maior diversidade possível de problemas, agindo com criatividade e desenvoltura tanto diante de situações previsíveis quanto imprevisíveis.

Na verdade, o profissional deverá fazer projeções, prevendo e evitando problemas sempre que possível.

Baixe agora

Tomar decisões e sugerir melhorias

Com seu alto nível de conhecimento, um executivo pós-graduado ou Mestre em Administração de Negócios deve auxiliar os outros gestores a tomar decisões, sugerindo melhorias e soluções. Toda empresa precisa melhorar, já que não existe negócio perfeito.

Dessa forma, é necessário que o profissional qualificado seja capaz de identificar os pontos falhos ou limitados da empresa para poder indicar meios de melhorar o ciclo operacional e as finanças. Mesmo que tudo esteja andando de vento em popa, talvez seja possível melhorar ainda mais.

Ser capaz de inovar constantemente

Outra expectativa que as empresas têm com relação aos especialistas em gestão é que sejam atualizados, profissionais que olhem sempre para frente, visualizem o futuro e as perspectivas que ele oferece. Enfim, que o profissional seja capaz de inovar.

A inovação pode ser representada pelo uso e pela instalação de novos sistemas automatizados ou máquinas, pela renovação da metodologia de trabalho da empresa, por uma nova forma de se comunicar com os colaboradores, pelo desenvolvimento de novas estratégias, pela otimização do relacionamento com o cliente e assim por diante.

Todas essas inovações devem seguir as tendências do mundo atual, sendo preciso observar as mudanças que ocorrem na economia nacional e mundial, a evolução tecnológica, as novas necessidades e desejos do público consumidor.

Inovar é mudar para aceitar o novo. Sem um pensamento inovador, o gestor de negócios dificilmente fará a empresa se desenvolver, crescer e tomar rumos mais promissores.

Acelerar o processo de aprendizado da equipe

Vivemos na era dos computadores e da velocidade. Nem sempre é fácil acompanhá-la, mas é necessário. Para acelerar o aprendizado de sua equipe, o gestor deve se valer de todas as estratégias possíveis, desde cursos online, palestras, videoaulas, até treinamentos dentro da empresa, táticas de memorização, compartilhamento de informações e controle sobre os resultados.

Não é à toa que surgiram tantos cursos online e faculdades de ensino a distância, pois são instituições desse tipo que a sociedade atual requer, principalmente devido ao tempo reduzido e as muitas exigências do mercado. Os profissionais precisam assimilar o máximo de conteúdo e habilidades em pouco tempo para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos produtos/serviços.

O profissional com pós-graduação em gestão ou MBA deve acelerar o aprendizado dos colaboradores para que a empresa poupe tempo e dinheiro e, ao mesmo tempo, ofereça o melhor aos seus funcionários.

Ter proatividade

Essa tem sido uma das qualidades mais procuradas nos profissionais. A proatividade é o contrário da reatividade, já que esta implica na reação diante de um fato consumado. O profissional proativo age mais do que reage, procurando aprender sempre mais, aproveitando o tempo para ganhar mais conhecimentos e habilidades, aprender com os outros e também ensiná-los.

Já se falou mais acima sobre a necessidade do gestor prever problemas e situações. Essa previsão é fruto de sua análise detalhada de tudo o que acontece dentro da empresa e fora dela, em todas as áreas relacionadas.

O profissional proativo age assim: sua observação apurada, seus conhecimentos sempre renovados, a aplicação de suas ideias à prática permitem que ele não somente identifique oportunidades com mais facilidade como ainda seja capaz de criá-las. Sim, criar oportunidades para que o negócio cresça e lucre mais. O gestor proativo tem que ter a famosa “visão além do alcance”.

As empresas preferem profissionais capazes de antecipar as novidades, ao mercado, construindo modelos para os outros adotarem. A proatividade, sem dúvidas, é um diferencial que garante à empresa o aumento do seu potencial competitivo, enfrentando as crises com menos dificuldades e tornando-se apta a sobreviver em um espaço que, na maioria das vezes, é bastante concorrido.

Ser solidário

O bom gestor em negócios deve saber ser solidário e, certamente, as empresas não só desejam, como esperam que ele possua essa qualidade. Diante de crises econômicas, competitividade alta, rotatividade constante de clientes (é difícil um cliente permanecer), a empresa precisa mais que nunca da união entre todos os colaboradores e gestores — não há espaço para intrigas, inveja e egoísmo.

Todos devem compreender que somente trabalhando em conjunto, em prol de objetivos comuns, eles conseguirão vencer. O executivo com pós-graduação em gestão ou MBA precisa estimular isso na equipe, por meio de palavras e comportamento.

Está pensando em desenvolver sua carreira em gestão de empresas? Pensa em fazer uma pós-graduação em gestão ou investir em um MBA? Então, comece desde já a desenvolver as qualidades que as empresas exigem desse profissional para garantir a sua vaga.

Não deixe de compartilhar as suas experiências e os seus desejos por meio dos comentários.

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS