pós-graduação

Nunca é tarde para começar uma carreira nova

Fábio Albuquerque
18-10-2018 7:35

Você já reparou como muitos profissionais não estão satisfeitos com o que fazem e se questionam se é possível começar uma carreira em outro segmento? Isso acontece porque eles se sentem estagnados no trabalho, não veem perspectivas de crescimento dentro da empresa e, para completar, estão insatisfeitos com o retorno financeiro que obtêm.

Em meio a tudo isso ainda há aqueles que seguiram a profissão que têm atualmente por pressão familiar e social quando eram jovens, mas que sempre se interessaram por outros ramos e gostariam de aprender coisas novas.

No entanto, o receio de mudar de profissão e não saber o que esperar ao certo do mercado de trabalho quando se chega na casa dos 30 anos dificulta esse recomeço. Foi pensando nisso que reunimos algumas dicas fundamentais para quem se encontra nessa situação saber como dar essa guinada na própria trajetória e, enfim, se realizar profissionalmente. Acompanhe!

nunca-e-tarde-para-comecar-uma-carreira-nova

Pondere sobre as áreas com as quais você tem afinidade

A primeira dica é ponderar sobre as áreas com as quais você tem afinidade. Afinal, é importante se identificar com o que faz, pois ao trabalhar com o que  entusiasma, incentiva você a aprender mais e instiga a dar o seu melhor. Naturalmente, há uma maior satisfação não só ao nível profissional, como também pessoal.

Por isso, faça um exercício de autorreflexão e avalie se existe um segmento específico que chama mais a sua atenção ou se há diversos ramos que despertam a sua curiosidade, e que são possíveis carreiras em potencial. A partir daí, você pesquisa a fundo sobre eles e todas as suas possibilidades de atuação.

Identifique suas habilidades e competências

Fora a dica anterior, não deixe de reconhecer quais são as habilidades e competências que você tem. Esses aspectos muitas vezes passam despercebidos e, inclusive, são deixados de lado, mas podem ser cruciais para a escolha que fará. O motivo disso?

Simples: eles podem servir como fatores decisivos quando você tiver insegurança entre optar por um ramo ou outro. Por exemplo, se equações matemáticas não são o seu forte, as profissões que envolvem o seu uso frequente muito provavelmente não são as mais aconselháveis para você seguir.

Baixe agora

Analise como está o mercado para o ramo desejado

Ao bater o martelo sobre a sua nova carreira, comece a analisar como anda o mercado para ela e veja se ele está favorável ao que você espera para o seu futuro profissional. Portanto, pesquise sobre aspectos como as taxas de emprego e desemprego, cobertura previdenciária, jornada semanal de trabalho e média salarial.

Além disso, converse com pessoas que já atuam nessa área, pois elas serão uma ótima referência para saber o que é preciso para se destacar e conquistar cargos importantes em grandes organizações.

Invista na sua qualificação

Uma vez que você já escolheu um novo ramo para seguir e, inclusive, até analisou como está o mercado para os profissionais que atuam nele, é hora de dar o próximo passo: investir na sua qualificação, seja fazendo uma segunda graduação, seja fazendo uma pós-graduação (especialização e MBA, por exemplo).

Afinal de contas, você precisa se aprofundar na área desejada não só para atualizar o seu currículo, mas principalmente para potencializar o seu conhecimento teórico e prático sobre a profissão e, assim, entender quais são os objetivos, desafios, tendências e as projeções em relação com essa profissão.

Para tanto, pesquise por uma instituição de ensino de renome na sua região, com infraestrutura e equipamentos de última geração, vasta oferta de cursos e corpo docente com ampla experiência de mercado.

Amplie a sua rede de contatos

giphy

Uma quinta dica para começar uma carreira em outro ramo de atuação é ampliar a sua rede de contatos. Isso pode ser feito no trabalho, na faculdade, durante uma participação em workshops, congressos e palestras, ou mesmo, por exemplo, em plataformas online que conectam empresas e profissionais (como o LinkedIn).

Isso porque o networking permite que você estabeleça conexões com profissionais que são capazes de abrirem as portas para você — e não é exagero dizer isto.

Por meio desses vínculos, muitas pessoas ficam por dentro de informações privilegiadas do setor em que trabalham (como anúncios de novos produtos ou serviços e fusões de grandes companhias), conseguem indicações em processos de seleção e recrutamento e começam parcerias bem-sucedidas para projetos e até abertura de empresas. Por isso, não deixe de solidificar a sua rede de relacionamentos.

Planeje-se para sair do emprego atual

Por fim, é preciso se planejar para sair do emprego atual e dar início a esse novo capítulo na sua vida profissional. O planejamento é importante uma vez que simplesmente se desligar do cargo que exerce e só depois decidir o que fazer geralmente não é uma boa escolha, ainda mais quando você já tem filhos e é responsável (parcial ou totalmente) pela renda da casa.

Por isso, não se deixe levar pela ansiedade e, como diz o ditado, evite meter os pés pelas mãos. Ao contrário, sente e, com muita calma, trace os seus próximos passos.

Por exemplo, decida se você vai dar continuidade à sua formação de forma paralela ao trabalho — algo que é possível ao fazer uma pós, já que a grande maioria dos cursos têm aulas no fim de semana — ou se pretende se dedicar exclusivamente aos estudos para depois ingressar na área desejada.

Se optar pela segunda alternativa, saiba que é crucial ter uma reserva financeira para que o seu orçamento não fique no vermelho, não apareçam dívidas e que padrão de vida da sua família também não fique comprometido.

Como você viu, começar uma carreira em outra área depois dos 30 pode até parecer difícil em um primeiro momento. Porém, quando você passa por um processo de autoconhecimento, investe em networking, se qualifica e, em especial, se planeja, toda essa etapa de transição se torna mais simples e fácil de ser concretizada. Por isso, siga as nossas dicas e não se esqueça: nunca é tarde para (re)começar!

E já que falamos sobre fazer uma pós-graduação, aproveite para entrar em contato com a gente e saber mais sobre a nossa diversidade de cursos!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos