Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Motivação ou disciplina: qual o melhor caminho?

Postado por Fábio Albuquerque

A vida é feita de desafios. Independentemente de onde queremos chegar, são as metas e os sonhos que nos mantêm em movimento. Se você, assim como milhares de brasileiros, tem como principal objetivo de vida alcançar o sucesso profissional, talvez já tenha se perguntado se é mais importante ter motivação ou disciplina para chegar lá.

Saiba que essa é uma dúvida comum entre as pessoas que querem muito mais da vida e não se contentam apenas com o diploma de ensino superior. Afinal, um dos requisitos para quem deseja um futuro mais confortável e reconhecimento profissional é investir em estudos e especialização.

Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo que irá ajudá-lo a compreender melhor como cada um desses dois fatores - motivação ou disciplina - influencia em seus resultados e a descobrir em qual deles você deve se agarrar para seguir em frente rumo ao sucesso. Acompanhe!

motivacao-ou-disciplina-qual-o-melhor-caminho.jpg

Motivação ou disciplina: conheça os conceitos

Vamos entender melhor o que é a motivação e a disciplina. Ainda que possam parecer conceitos fáceis, é importante compreender como eles atuam em nosso cotidiano.

A motivação é aquela força interior que todos temos e que se modifica ao longo da vida, nos direcionando para os nossos objetivos. Percebe que se trata de algo pessoal? Nesse caso, dizer que alguma pessoa nos motiva ou desmotiva é um erro, já que isso parte de dentro de nós, sendo um processo muito individual.

Já a disciplina é um conceito bem simples e importante durante toda a nossa vida. Trata-se da capacidade do ser humano de se manter focado naquilo que é necessário para alcançar um objetivo traçado. Ou seja: a pessoa sabe o que precisa fazer e o faz com toda a dedicação até que sua meta seja alcançada.

É fato que, em um mundo repleto de distrações e múltiplas possibilidades, a disciplina é uma das mais difíceis e importantes qualidades a se desenvolver. E, justamente por isso, é tão valorizada. A perda de tempo com coisas pouco importantes e a inexistência de uma rotina bem definida são alguns dos fatores que mais prejudicam a formação de uma pessoa disciplinada.

Entenda por que a disciplina supera a motivação

Com a simples descrição dos conceitos que apresentamos acima, você já deve ter percebido que a motivação está contida dentro da disciplina. Uma pessoa disciplinada é, certamente, motivada; no entanto, o contrário nem sempre ocorre.

Quase todos nós temos algum objetivo de vida, não é verdade? Dificilmente encontramos alguém que não almeja alcançar nada e que está plenamente satisfeito com o que tem e com o que é. Mas, então, o que diferencia um vencedor de alguém que apenas tem um sonho?

“A disciplina é a mãe do sucesso.” - Ésquilo

Não há dúvidas de que somente com disciplina é possível se alcançar um objetivo. A motivação é um fator importante, mas é a disciplina, a constância e a repetição das ações necessárias que nos torna produtivos e nos leva ao sucesso.

Se você for apenas motivado, mas não conseguir executar diariamente o que precisa ser feito, dificilmente chegará onde quer chegar. E, obviamente, ao perceber que o sonho jamais será alcançado, começará a perder a motivação.

A busca por sucesso profissional é um excelente exemplo disso. Você tem a motivação necessária, pois almeja ser reconhecido, respeitado, ter uma remuneração melhor e dar mais conforto à sua família. Mas, caso não tenha a disciplina necessária para manter os estudos, fazer uma pós-graduação e investir em cursos profissionalizantes, a meta será sempre uma meta, jamais uma realidade.

Baixe agora

Compreenda a relação entre esses dois fatores

Depois de tudo o que dissemos aqui, é possível compreender melhor a relação que existe entre esses dois conceitos. A motivação sozinha jamais irá levá-lo a lugar algum, e um homem desmotivado sentirá dificuldades de ser disciplinado.

Assim, é possível dizer que a disciplina e a motivação são fatores que devem estar presentes na vida de toda pessoa que busca modificar algo em seu futuro. Por outro lado, existem pessoas que, apesar de não definirem exatamente sua motivação, conseguem se tornar profissionais exemplares por serem focadas, responsáveis e disciplinadas.

Ao serem disciplinadas, essas pessoas começam a usufruir dos frutos de tanto esforço e dedicação e, a partir de então, se sentem motivadas a buscar ainda mais. Ou seja, a motivação pode surgir da disciplina, em um processo inverso, em que a disciplina é o propulsor que proporciona satisfação ao final da carreira.

Ademais, certos objetivos de vida exigem tempo, determinação e paciência. Manter-se focado, motivado e disciplinado é o segredo para o sucesso, pois, por mais demorado que possam ser, os bons resultados aparecem para aqueles que não desistiram ao longo da jornada.

motivacao-ou-disciplina.gif

Decida qual é o melhor caminho a seguir

Chegamos ao fim do post de hoje e, após conceituarmos e compreendermos melhor a influência de cada um desses fatores em nossas vidas, você deve estar se perguntando qual é o caminho certo a seguir.

Por mais difíceis e distantes que nossos sonhos pareçam estar, cada dia que acordamos e lutamos para alcançá-los é um degrau a mais na subida rumo ao sucesso. Para conquistar o crescimento profissional, é necessário estar consciente de que ele só será alcançado por meio de um processo que envolve um período, na maioria das vezes, longo, de qualificação e dedicação.

Portanto, não tenha dúvidas de que o caminho certo a ser seguido é o da garra, disciplina e determinação. Busque a cada dia fazer o que é necessário; estude, especialize-se e, assim, esteja mais preparado para as oportunidades que surgirão em sua vida.

Na busca por sucesso profissional, a dúvida entre motivação ou disciplina pode surgir em determinado momento. No entanto, como você viu, a disciplina é essencial para se alcançar qualquer objetivo. Você é o maior responsável pelo futuro que terá! Agora que você já sabe disso, não desista diante dos problemas e desafios, pois é assim que se formam os vencedores!

Gostou do nosso post? Fique à vontade para deixar sua opinião, tirar dúvidas ou sugerir novas pautas nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS