pós-graduação

Momentos de crise: descubra como ter outra fonte de renda

Mariana Brito
27-02-2018 12:14

A vida do brasileiro não está nada fácil. Atualmente, o custo dos alimentos, combustíveis, impostos, aluguéis, materiais escolares, transporte, energia elétrica, entre outros itens estão sofrendo reajustes bem acima da inflação, fazendo com que os salários sofram perdas ao longo dos anos.

Dessa maneira, muita gente acaba buscando alternativas para melhorar o rendimento mensal. Apesar do pouco tempo de sobra, por conta das diferentes cargas horárias, você pode se questionar: como ter outra fonte de renda?  

Com o orçamento apertado, há quem faça bicos nos fins de semana, atue nas horas disponíveis em serviços oferecidos pela internet, faça freelas, enfim, o mercado é amplo e tem se transformado, até mesmo, no principal meio de sobrevivência para inúmeros profissionais.

Caso você queira aumentar o seu rendimento, veja algumas dicas de profissões que estão em alta nesse segmento que cresce a cada dia mundo afora.

momentos-de-crise-descubra-como-ter-outra-fonte-de-renda.jpg

Descubra como ter outra fonte de renda   

Quando as contas não fecham no fim do mês, a maior parte das pessoas buscam meios pouco convidativos para solucionar o problema, como empréstimos com altos juros, venda de algum bem material, uso do cheque especial, enfim, as dívidas acabam se acumulando.

Ao contrário disso, é possível obter uma renda extra de olho em um respiro no orçamento, aumentando o seu poder de compra e também de oportunidades.

A primeira dica é você olhar honestamente para a sua vida, analisando criteriosamente os meios de produção que se assemelham aos seus conhecimentos técnicos. Até mesmo um hobby pode se transformar em uma excelente fonte de renda extra, desde que você seja bom ou excelente no que faz.

Diante de um mercado altamente competitivo e com índices alarmantes de desemprego, em razão da crise financeira, obter mais de uma fonte de renda é hoje uma realidade para milhões de pessoas.

Para dar um empurrãozinho em sua realidade, vamos mostrar agora alguns meios para você faturar sem sair de casa ou atuando externamente, com os devidos cuidados.

Faça freelas  

A internet é hoje uma das maiores multinacionais na prestação de serviços. Se você é programador, redator, revisor, fotógrafo, designer, diagramador, cartunista, dublador, tradutor, locutor, profissional de TI etc., pode fazer vários trabalhos como freelancer.

Muitas plataformas pagam valores por tarefas e os créditos se transformam em dinheiro depositado diretamente em sua conta bancária.

E o melhor: você só precisa de um ponto de acesso à internet para trabalhar, ou seja, a produção não tem hora para acontecer, desde que os prazos sejam devidamente respeitados.

Para isso, é preciso ter organização, disciplina, responsabilidade, comprometimento e qualidade no serviço oferecido. Afinal, há avaliações tanto das empresas que disponibilizam a plataforma quanto dos clientes. A 99freela e Workana são boas dicas de sites que contratam freelancers.

Baixe agora

Atue em consultorias    

Milhares de executivos, gestores, engenheiros, advogados, contadores, microempreendedores, entre outros profissionais, encerram brilhantes carreiras em empresas para ensinarem outras corporações a caminhar rumo ao sucesso.

As consultorias têm amplo mercado, mas frequentemente são executadas por pessoas com larga experiência no ramo de atuação.

Por isso, no momento de optar pela mudança em sua carreira, vale a pena realizar um devido planejamento, reservando uma aplicação financeira para cobrir os custos iniciais.  

Trata-se de um campo que também abre oportunidades para coachings, auditores-fiscais, técnicos em manutenção de máquinas, microcomputadores, redes, entre outros infindáveis serviços que necessitam de conhecimento apurado na resolução das demandas.

Seja um revendedor de produtos de beleza   

Sendo o mercado de cosméticos um dos que mais cresce no Brasil, muitas empresas abrem oportunidades para os próprios clientes revenderem seus produtos e ainda criarem equipes que atuam de porta em porta.

O chamado marketing multinível tem na experiência da Hinode um excelente exemplo de renda extra. Atualmente, até mesmo quem tem emprego fixo faz vendas de perfumes, cremes, sabonetes, xampus e condicionadores no próprio bairro de residência, aumentando o ganho no fim do mês.  

Como existem várias marcas que disponibilizam a oportunidade, veja se há outros revendedores em sua área de atuação, se o público-alvo é promissor, investindo em seu carisma e comunicação como diferenciais para aumentar as porcentagens em cima das vendas.   

Transporte pessoas ou faça mudanças  

Os aplicativos de táxis são hoje um dos principais meios de renda extra nas capitais brasileiras. Do Uber ao 99 Táxis, passando pelo Easy Taxi, as opções são amplas para quem gosta de dirigir.

Caso você tenha um veículo com caçamba, como Saveiro ou Kombi, pode ainda realizar pequenas mudanças, sendo um bom meio de renda extra.

Além dos aplicativos de táxis, existe ainda a possibilidade de você cobrar por caronas, como para baladas, na busca de conhecidos em bares, enfim, a lei seca abriu um novo mercado para quem prefere ganhar dinheiro a se divertir durante a noite nos feriados e fins de semana.

Em cidades turísticas, você pode realizar pequenos passeios, contando a história do local, como um guia amador mesmo, unindo o útil ao agradável.

No entanto, fique sempre atento às regras do seu município para não sofrer penalidades. Afinal, a meta é aumentar a renda e não ter problemas a mais para se preocupar.

momentos-de-crise-descubra-como-ter-outra-fonte-de-renda.gif

Cozinhe para amigos ou conhecidos

A correria do dia a dia tem aberto um mercado para quem é fã da gastronomia de qualidade. Utilizando as redes sociais, você pode vender marmitex, pratos requintados para jantares, encomendas para festas e, até mesmo, ser o responsável pelo menu de um casamento.

Tendo prática na área e admiradores dos seus pratos, certamente, você vai saber como ter outra fonte de renda fazendo o que gosta, como cozinhando.

Existem ainda as pessoas que organizam festas, fazem roteiros turísticos para públicos específicos, passeiam com animais de estimação, cuidam de idosos, realizam pequenos reparos nas residências e apartamentos, enfim, o leque é amplo.

Portanto, se apegue em sua criatividade e talentos para transformar as ideias em dinheiro e motivação. Afinal, a crise econômica prejudica muito mais quem fica lamentando em detrimento de quem encontra novas oportunidades na escassez.  

Vantagens de obter uma renda extra

Além de obter um alívio no pagamento das contas, ao descobrir como ter outra fonte de renda você poderá desfrutar de uma melhora na qualidade de vida, pois o conforto ao longo da vida ficará mais acessível.

Isso porque o dinheiro é hoje o responsável por inúmeros acessos, tanto de meios de produção quanto de lazer e entretenimento.

Mantendo o padrão nos produtos e serviços prestados, as indicações aumentarão na medida em que você destinar mais tempo ao trabalho extra. Com isso, de repente, o que começou como um plano B pode se transformar na sua principal razão de viver!  

Agora você já sabe como ter outra fonte de renda, certo? Você só precisa definir o que mais gosta de fazer e quais são suas habilidades para então ganhar dinheiro com isso.

Gostou das nossas dicas? Restou alguma dúvida ou quer acrescentar alguma informação importante? Deixe o seu comentário!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos