Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Fale sobre você: saiba como se apresentar em uma entrevista de emprego

Postado por Fábio Albuquerque

“Fale sobre você” é uma das frases mais temidas em entrevistas de emprego. Como falar sobre nós mesmos sem parecer humilde demais ou muito presunçoso?

Não existe uma fórmula pronta para esse tipo de situação, mas há muitas maneiras de falar sobre você em uma entrevista de emprego que podem garantir uma boa primeira impressão no entrevistador e levar você adiante no processo de contratação.

Muitas vezes, ficamos tímidos ou mesmo nervosos em uma entrevista de emprego e isso nos impede de ter um desempenho melhor. Ter dificuldades de falar sobre si mesmo é algo perfeitamente normal. Afinal, entre todos os deveres e acontecimentos do dia a dia, é pouco comum separarmos um tempo para o nosso autoconhecimento.

Ter um bom autoconhecimento é uma das características mais procuradas pelas empresas nos dias atuais. O currículo vende a sua competência técnica, cabe a você saber se vender ao empregador.

Para ajudá-lo nesta tarefa, separamos alguns passos para você seguir que vão lhe auxiliar em como se apresentar em uma entrevista de emprego. Confira!

fale-sobre-voce-saiba-como-se-apresentar-em-uma-entrevista-de-emprego.jpg

Autoconhecimento: 3 exercícios para você se conhecer melhor

Falar sobre si mesmo requer uma boa dose de autoconhecimento. Tentar dar respostas padronizadas soará falso ao entrevistador e fechará muitas portas.

Então, antes de uma entrevista, você precisa avançar no autoconhecimento. Isso será útil não só para conseguir um emprego, mas também em outros aspectos da sua vida.

1. Quem sou eu?

Neste exercício, você descobrirá quem é e quem deseja ser no futuro. Para realizá-lo você precisa apenas de papel e lápis. Separe 3 folhas de papel.

Na primeira folha você deve responder a pergunta: “Quem sou eu?”. Na segunda folha “Quem desejo ser?” e, na última, “O que farei para me transformar nessa pessoa?”.

Este é um exercício que requer tempo e reflexão. Por isso, não espere uma entrevista para começar, faça-o desde já. Também é interessante perguntar a outras pessoas, como amigos e familiares, como eles veem você.

2. Linha da vida

Em uma folha de papel trace uma linha horizontal. Mais ou menos no meio dessa linha, marque o ponto que vai simbolizar o momento presente.

Agora é hora de pensar em tudo o que você viveu e marcar os acontecimentos importantes que desfrutou no passado. Isso vai ajudar você a entender o que foi relevante na sua vida.

A segunda parte do exercício consiste em você escrever os marcos e objetivos do futuro. Quando terminar a sua linha da vida, reflita sobre o que tem sido importante para você e o quanto isso reflete nos seus objetivos futuros.

Baixe agora

3. Diário das emoções

Estar consciente do que sentimos é algo muito importante na jornada do autoconhecimento. Não tenha vergonha do que você sente, tenha consciência de por quê você sente.

Em um caderno, bloco ou softwares digitais (Word, bloco de notas, Evernote) anote os sentimentos que mais se repetem no seu cotidiano, as origens desses sentimentos e como você lidou com eles no momento em que surgiram.

Mantenha o diário por uma ou duas semanas e analise seus sentimentos para descobrir o que mais irrita você, o que lhe motiva, etc.

Fazer esses exercícios desde agora vai ajudar você a estar bem preparado para o momento da entrevista. Depois de saber o que expor ao entrevistador quando chegar o momento de “fale sobre você”, agora é hora de descobrir como falar.

Clichês: como evitar cair no lugar comum para se destacar

É muito normal ficarmos tentados a usar respostas e sentenças padronizadas para falar de nós mesmos. Lembre-se que a maioria usará esse recurso. Por isso, o entrevistador tende a descartar quem usa de clichês para se apresentar.

Uma das primeiras coisas a evitar é a falsa modéstia. Esse método já está completamente fora de moda. Não se deprecie. É bom estar consciente dos seus defeitos, mas também é muito importante apresentar as suas qualidades.

Não tenha vergonha de contar sobre o que você tem de melhor. Claro, sem parecer presunçoso. Fale quais são as suas características pessoais. Perfeccionismo, pontualidade e organização são atributos já esperados pela maioria dos entrevistadores e não são diferenciais.

Também não é aconselhável esconder suas limitações. Quando contar sobre seus defeitos, mostre o que você tem feito para superá-los.

Para conseguir expressar tudo isso, algumas formas de reagir ao “fale sobre você” são:

  • “Minha meta de vida é…”: Começar a falar de você apresentando sua meta pessoal demonstra personalidade e confiança;
  • “Posso me definir em 5 palavras...”: Essa frase mostrará ao entrevistador que você é objetivo e possui ótimo autoconhecimento. Escolha 5 palavras que expressam sua personalidade e qualidades profissionais;
  • “Eu busquei meu nome no Google e encontrei…”: Essa é uma maneira bem inusitada de começar a se apresentar. Claro, antes de fazer isso, não se esqueça realmente de buscar seu nome no Google para descobrir se é algo interessante a ser falado ou não;
  • “Se eu fosse uma série da Netflix, eu seria…”: Outra forma criativa de se apresentar e que demonstra que você está conectado com o mundo atual. Você também pode trocar a série por um filme, o importante é dizer o porquê da escolha.

Seguindo essas dicas, será mais fácil você se destacar. Mas, para se sair ainda melhor na entrevista, um último aspecto merece atenção.

fale-sobre-voce-saiba-como-se-apresentar-em-uma-entrevista-de-emprego.gif

Controle o nervosismo

Não se preocupe se você estiver nervoso no dia da entrevista, isso é perfeitamente normal. Ainda mais para as pessoas que são tímidas.

Você já fez os exercícios para se conhecer melhor, se preparou para falar de forma criativa sobre você, o que falta agora? Relaxar.

Não existe mistério para estar relaxado, basta se preparar. Faça uma lista no dia anterior da entrevista com os motivos pelos quais você quer aquela vaga e as razões pelas quais você sabe que seria o melhor candidato para ela.

Tenha em mente que você se preparou até aqui e está apto para alcançar o novo emprego. No dia da entrevista, antes de entrar para conversar com o recrutador, faça um exercício de respiração que ajudará a manter a calma: expire o dobro que você inspirou. Ou seja, inspire o ar pelo nariz por 3 segundos e expire pela boca por 6 segundos.

Respirar dessa forma diminui a ansiedade e deixa o nosso corpo saber que está tudo bem, assim ficamos automaticamente mais calmos.

Chegada a hora da entrevista, mantenha a calma, lembre-se de todo o seu preparo até aqui e aja naturalmente. O entrevistador vai apreciar estar diante de alguém bem preparado como você.

Ainda está inseguro em como reagir ao temido “fale sobre você”? Deixe um comentário com suas dúvidas que teremos o maior prazer em ajudar!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS