Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Estudos e carreira profissional: porque um é indispensável ao outro?

Postado por Fábio Albuquerque

Vivemos a era da informação, onde o poder da marca, do capital intelectual, dos talentos e competências superam o capital financeiro. Em paralelo, a universalização da internet, disseminação massiva da informação e o dinamismo do mercado exigem que o profissional se mantenha atualizado, e mais, caminhe sempre à frente da concorrência.

Dentro dessa realidade, estudos e carreira profissional não podem ser dissociados. Na verdade, os dois aspectos são complementares e essenciais.

Enquanto os estudos alimentam e renovam a carreira, esta, por si, facilita o estudo de novas matérias e possibilidades, ao trazer a prática para o ambiente teórico. Essa união permite ao profissional maior capacitação e motivação duradoura para se destacar frente ao mercado de trabalho.

E se, em vez de se lançar ao mercado, você fosse objeto de desejo desse mercado exigente e competitivo? Essa possibilidade existe e pode virar realidade através da associação entre os estudos e carreira profissional. Gostou da ideia? Então confira algumas das características resultantes dessa união.

estudos-e-carreira-profissional-porque-um-e-indispensavel-ao-outro.jpg

Ampliação do networking

Pessoas que buscam cursos de pós-graduação, MBA ou mestrado são profissionais atuantes no mercado de trabalho em busca de atualização, novos conteúdos e ferramentas que lhes permitam crescer e avançar na carreira.

Assim como você, esses profissionais carregam consigo experiências únicas que agregam conhecimento prático e permitem uma nova visão sobre determinado assunto ou situação.

Ao ingressar em um curso de especialização, esteja pronto para compartilhar suas ideias, visão de mercado e experiência profissional. Diferentemente do ambiente de graduação, o nível de discussão supera o mero questionamento para atingir estágios de reflexões profundas, fundamentadas nas diversas experiências do grupo.

Um networking composto de profissionais com maior ou menor experiência que você, ideias e visão próximas das suas, bem como profissionais com formação, pensamentos e visão totalmente diferentes daqueles que você desenvolveu, é ferramenta indispensável ao sucesso de sua carreira. Não abra mão de nenhum deles. Todos serão importantes no seu crescimento profissional dentro do ambiente de estudos, tanto quanto na aplicação prática do aprendizado em seu ambiente profissional.

A riqueza concentrada em grupos de especialização já foi capaz de reunir novas ideias, desenvolvê-las e criar soluções para o mercado, que logo se transformaram em novas empresas e negócios promissores. O acesso a essa riqueza é, sem dúvida, um diferencial.

Evolução profissional

O chamado "sedentarismo de carreira" tem características semelhantes ao sedentarismo físico. Pouca disposição e motivação, excesso de peso, falta de agilidade e má gestão do tempo. Assim como no físico, o sedentário de carreira terá pela frente um cenário de doenças, indisposição e um futuro sombrio.

Sedentarismo lembra acomodação, e acomodação deve ser combatida com o aprendizado de algo novo, com exercícios e práticas novas, que tragam motivação para sair do lugar comum. Deixar a zona de conforto é não se permitir sentir confortável com a situação de sua carreira e buscar caminhos diferentes.

Outra característica do sedentarismo de carreira, a estagnação, deve ser vencida pela prática de algo diferente, fora de sua rotina. tendo como base conhecimentos novos e diversos, compartilhamento de experiências e ideias.

Os cursos de pós-graduação, mestrado e MBA mantêm seu foco no mercado, oferecendo conteúdos voltados ao dia a dia, desenvolvendo novas habilidades, técnicas e conhecimentos. Essa postura inovadora credencia o ambiente de estudos como excelente impulsionador de sua carreira.

Nos cursos de especialização o crescimento do profissional acontece de forma natural, pois os participantes são mergulhados em ideias e reflexões inovadoras, enquanto a multidisciplinaridade do grupo enriquece as discussões e métodos, chegando ao resultado final: a evolução de todo o grupo e a transformação do profissional em objeto de desejo do mercado de trabalho.

Baixe agora

Melhor entendimento de negócios

A já citada multidisciplinaridade de um grupo que busca especialização traz outro benefício exclusivo. Como as soluções emergem da diversidade de experiências e diferentes segmentos de atuação, os participantes encontram nesse ambiente a oportunidade de conhecer outros negócios e nichos de mercado, com informações compartilhadas por profissionais experientes em suas áreas.

Essa nova perspectiva trará inúmeras possibilidades, desde a adequação das práticas aprendidas e consequente aplicação em sua área de atuação, passando pelo empreendedorismo, com a possibilidade de geração de novos negócios, ou ainda o desenvolvimento de novos produtos e serviços na empresa onde atua.

As empresas valorizam profissionais generalistas, pois, além de sua formação específica, possuem a capacidade de enxergar mercados diferentes e novas possibilidades. Profissionais com visão abrangente, aliada ao conhecimento de segmentos e nichos de mercado diferentes, além de valorizados, são também procurados. Estes representam uma pequena parcela que não se limita apenas à sua área de atuação.

Expansão de horizontes

Os aspectos que abordamos até aqui demonstram uma expansão de horizontes profissionais. Visão mais abrangente, adoção de novas técnicas, procedimentos, ideias e reflexões inovadoras, são características que não se desenvolvem dentro do ambiente corporativo. É preciso mudar de ares.

Mas a expansão não tem limites. Com esse networking de alto nível, a evolução se tornará constante para o grupo. Aumentam o nível das experiências compartilhadas, a complexidade dos problemas e consequentemente a riqueza das soluções. Novos caminhos são desenhados, o nível de planejamento evoluirá junto com o grupo, e o bom desempenho na carreira deixará de ser um objetivo para se tornar uma prática saudável e enriquecedora.

Estudos e carreira profissional: que outra equação poderia resultar em tamanha riqueza, diversidade, conhecimento e disposição para compartilhar?

Pensando em sua carreira, onde você se vê daqui a 2, 5 ou dez anos? Que habilidades você precisa desenvolver para se destacar no mercado de trabalho? Como fazer para evitar a estagnação e acomodação profissional?

Se as respostas passam pelo envolvimento com um network de qualidade, aprendizado de novas técnicas e maneiras diferentes de se realizar, conhecimentos multidisciplinares e ideias inovadoras, abandone o sedentarismo de carreira e tome a decisão de se planejar rumo ao sucesso e reconhecimento profissional.

É inegável que estudos e carreira profissional caminham juntos. Também é fato que um impulsiona o outro, e você percebeu o porquê. Carreiras são construídas com muito esforço, dedicação e renúncia. E são para toda a vida, assim como o aprendizado.

Nosso conteúdo foi valioso para você? Compartilhe conosco suas ideias! Deixe seu comentário!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS