pós-graduação

Educação física escolar: saiba tudo sobre essa especialização

Fábio Albuquerque
22-09-2018 5:16

A área de educação física é bem abrangente. E esse crescimento se deu justamente pela procura das pessoas por práticas físicas que se encaixem em suas necessidades. Uma das qualificações mais tradicionais é a especialização em educação física escolar, recreação e lazer que forma profissionais aptos a lidarem com exercícios e todos os seus aspectos dentro de instituições de ensino.

Neste artigo, trouxemos um panorama completo sobre essa especialização, como funciona, as matérias oferecidas, duração do curso e muito mais. Continue a leitura e confira!

educacao-fisica-escolar-saiba-tudo-sobre-essa-especializacao

A educação física escolar

Antes de falarmos especificamente sobre a especialização, é importante conhecermos o que é a educação física escolar. Ela se trata de uma disciplina que visa introduzir aos alunos o saber corporal por meio do movimento, formando cidadãos capazes de reproduzir e transformar o saber para desfrutar de jogos, esportes, danças, ginástica, lutas, entre outros, visando sempre a melhora na qualidade de vida e bem-estar.

A ideia dessa disciplina inserida no ambiente escolar é contribuir para a educação moral e intelectual nas instituições de ensino, instigando o aluno a ter um posicionamento crítico em relação ao movimento e cultura corporal. É por isso que o profissional precisa trabalhar em diferentes dimensões, como a sociocultural e biológica, da coordenação motora do estudante.  

Aliás, vale destacar que os jogos esportivos e a recreação estimularão o aluno a criar respeito mútuo para com os seus colegas. Isso porque o objetivo da educação física escolar também visa a promoção do convívio social e a aceitação da expressão corporal dos diferentes grupos.

A especialização em educação física escolar, recreação e lazer

Como foi possível ver até aqui, a educação física escolar envolve uma série de variáveis e é importante que o profissional que se especializará esteja atento a elas. O curso foca, principalmente, em aprimorar os saberes sobre as práticas físicas dentro das instituições de ensino.

Para isso, ele trabalha no conhecimento de práticas saudáveis para o corpo, tendo como base alternativas pedagógicas que interferem na interdisciplinaridade e transdisciplinaridade do currículo base da graduação em educação física.

A ideia é ampliar os conhecimentos do profissional para que ele possa compreender e aplicar as melhores práticas didático-pedagógicas no dia a dia. Por exemplo, exercícios que envolvem descontração, dinâmica e ar de brincadeira são reconhecidamente tidos como os melhores.

Porém, o tipo de exercício variará conforme a faixa etária e é tarefa do educador reconhecer as necessidades de cada turma com a qual ele lidará, a fim de prover as melhores soluções a cada uma delas.

acessar material

Matriz curricular do curso e tempo de duração

A especialização em educação física escolar, recreação e lazer tem um papel muito importante na formação de alunos. Ela é uma matéria tão essencial quanto história, matemática e português, por exemplo. É por isso que o curso abrange uma matriz curricular que tem disciplinas como:

  • Psicomotricidade;
  • Aprendizagem Motora;
  • Didática da Educação Física Escolar;
  • Psicologia e Fisiologia do Desenvolvimento Humano;
  • Políticas Públicas em Educação Física, Esporte e Lazer;
  • Educação Física no Ensino Infantil;
  • Tópicos Avançados em Educação Física Escolar;
  • Educação Física no Ensino Fundamental e Médio;
  • Primeiros Socorros;
  • Metodologia dos Esportes Individuais e coletivos;
  • Esporte Socioeducativo;
  • Lazer e Recreação Aquática;
  • Medidas e Avaliações na Educação Física Escolar;
  • Atividade Física e Promoção da Saúde na Escola;
  • Práticas Corporais Alternativas na Escola.

A carga horária total é de 360 horas, o que dá em torno de 15 meses de duração, com aulas quinzenais.

As vantagens de fazer uma qualificação nessa área

Além de torná-lo um profissional mais completo, o que ajuda na hora de obter oportunidades de trabalho, as vantagens de fazer uma especialização em educação física escolar são o seu diferencial. Entre elas, podemos destacar as listadas a seguir. Confira!

Contribuição em diversas frentes para o desenvolvimento do aluno

Uma das maiores recompensas para os educadores é poder impactar de forma positiva a vida de seus alunos. Logo, o profissional especialista em educação física escolar, recreação e lazer consegue trazer vários benefícios para o dia a dia dos estudantes, como:

  • Desenvolvimento motor;
  • Maior integração social do indivíduo;
  • Contribuição para a melhor expressão;
  • Favorecimento de vivências em grupo;
  • Redução do estresse;
  • Inserção de um estilo de vida mais saudável.

Realização de um trabalho diferenciado

O profissional especialista sabe que cada turma terá as suas necessidades específicas quanto à prática de atividades físicas. Consequentemente, devido ao conhecimento maior, ele consegue realizar um trabalho valioso com os indivíduos, o que se torna um importante diferencial.

Isso tem influência até no momento das contratações, já que os profissionais com essa qualificação têm mais chances de conseguir cargos melhores.

Maior aprofundamento

giphy

Por mais que você tenha o diploma de licenciado, a especialização em educação física escolar é importante para poder atuar nas escolas. Isso porque o curso de graduação não se aprofundará em uma área específica, provendo um conhecimento mais abrangente. Por meio da pós-graduação, é possível se desenvolver em uma área e ter mais propriedade para atuar, garantindo resultados mais satisfatórios com o trabalho.

A escolha da instituição de ensino

A escolha da instituição de ensino na qual será cursada a especialização também tem impacto no aproveitamento do curso. Quando se trata de educação física, é importante que o local ofereça toda a facilidade e materiais para as aulas práticas. Ou seja, equipamentos esportivos para que possam ser simuladas situações vivenciadas no dia a dia do profissional.

Outra questão essencial é com relação à grade curricular, que deve abranger aspectos como didática, psicologia escolar e o esporte em si. Só assim o professor conseguirá engajar seus futuros alunos e desenvolver um trabalho de qualidade.

O corpo docente, a infraestrutura e o reconhecimento de mercado também devem ser levados em consideração na hora de escolher a instituição onde será feita a especialização. Todos esses fatores formam um conjunto que impacta diretamente no salário recebido e também nas contratações. Afinal, os contratantes desejam colaboradores especializados nas melhores instituições para atuarem em suas empresas.

Como vimos, a especialização em educação física escolar é essencial para quem deseja atuar nas redes de ensino, sejam elas públicas ou particulares. E quando olhamos para o mercado competitivo atual, quanto maior a qualificação, melhor.

E então, tem alguma dúvida sobre essa especialização, o mercado de trabalho, grade curricular ou atuação? Deixe o seu comentário e participe da construção do conteúdo!

New Call-to-action

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos