Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra o que as grandes empresas buscam em um funcionário

Postado por Fábio Albuquerque

A conquista da tão sonhada colocação em uma empresa conceituada não é para qualquer um. Muito além do que uma boa formação, vários requisitos são levados em conta nos recrutamentos. É preciso ter uma sintonia com aspectos técnicos, emocionais, culturais, sociais, e até mesmo, envolvimento diferenciado com a vida. Mas, de uma forma geral, o que as grandes empresas buscam?

A resposta para esta pergunta é multifacetada e varia muito de empresa para empresa, mas de uma maneira ampla, há pontos em comum nas avaliações. Quais são eles? É o que vamos mostrar neste post.

descubra_o_que_as_grandes_empresas_buscam_em_um_funcionario.jpg

Atualização constante

Bem além do que a leitura diária de jornais, sites especializados e revistas, inúmeros recrutadores querem saber que livro você está lendo no momento. Manter-se atualizado com o mercado e apresentar diferenciais na hora da entrevista fazem grande diferença.

Por exemplo, quem souber argumentar bem sobre determinada obra ou demonstrar brilho nos olhos para se dedicar ao cargo, recebe uma atenção maior. Fazer cursos constantemente, buscar especializações na sua área, além de participar de workshops e seminários também ajudam no recrutamento.

Caso seja possível, conhecer particularidades do recrutador é outro ponto importante. Afinal, somente entrar no site da empresa já não é mais um diferencial. O ideal é buscar mais informações que possam deixar a conversa rica e dinâmica.

Se você descobre que o recrutador é um apaixonado por filmes e você se identifica com isto também, pode ser algo que poderá usar a seu favor na entrevista, desde que encontre uma maneira de expor esse hobbie de maneira profissional.

O histórico de vida é ainda um diferencial muito valorizado. Quem já fez trabalhos voluntários, intercâmbio ou venceu adversidades na vida desperta mais interesse por parte da empresa.

A familiaridade com outros idiomas, além do inglês, será ainda um diferencial que muitas empresas valorizam nos profissionais.

Proatividade

Pessoas que querem ser bem-sucedidas precisam saber andar sozinhas, com iniciativa e desenvoltura. Além disso, as empresas querem profissionais que consigam atingir os resultados propostos e que não fiquem simplesmente no campo das ideias.

Por isso, quanto mais você for proativo e determinado, maiores as chances de se destacar e vencer seus concorrentes na batalha pela vaga almejada.

Ser apaixonado pelo que se faz, tendo uma verdadeira obstinação para aprender cada vez mais, diferenciam os candidatos. Fora isso, saber trabalhar em equipe é outro requisito primordial, muito valorizado nas seleções.

Você pode ser um gênio na sua área, mas se não tiver desenvoltura para se relacionar com outras pessoas, dificilmente conseguirá se manter no emprego. Portanto, valorize este importante aspecto na hora de se candidatar a uma vaga.

Baixe agora

Equilíbrio emocional

Quem possui uma maior capacidade para suportar pressões, sendo resiliente nas situações adversas, é visto com melhores olhos pelos recrutadores.

Saber tomar decisões com confiança, sem se deixar abalar também faz diferença. Quanto mais você demonstrar que vai vestir a camisa da empresa, se dedicando ao máximo na busca pela excelência, mais interesse despertará.

Em alguns casos, são aplicados testes para verificar o equilíbrio emocional dos candidatos nas seleções. Quem se destaca nesta área sai na frente. Afinal, as empresas não querem integrar no conjunto dos colaboradores alguém que possa trazer problemas no futuro.

Foco

Foco é uma atitude que o mercado de trabalho busca cada vez mais nos profissionais. Ele é necessário na otimização do tempo, na concentração, nas criações, no desenvolvimento de novos projetos, enfim, na vida como um todo.

Muitas vezes, o foco pode ser praticado ao longo de suas atividades. Observe se você mantém uma rotina organizada no emprego atual. Mudar de emprego é uma situação comum e vários profissionais estão em determinada empresa de olho em outra vaga mais direcionada aos seus valores e pretensões.

Pratique o foco para se diferenciar e também para vencer em uma possível seleção. Este é um ponto que as grandes empresas buscam.

Ética

Profissionais que valorizam a ética no desempenho de suas funções são disputados pelas empresas, que querem pessoas íntegras e honestas em seu quadro de colaboradores. Prezar pela qualidade em tudo o que você faz e ter valores que se integram com os defendidos pela empresa almejada ajudam muito.

Conhecer a fundo a firma que você sonha trabalhar e se alinhar com seus projetos, sejam ambientais ou sociais, como de empreendedorismo mesmo, contribui na formação do perfil de profissional que as grandes empresas buscam.

Quem ainda demonstra interesse em investir em projetos em longo prazo, com os pés no chão, recebe boas avaliações. Jovens que demonstram um maior grau de maturidade e comprometimento são muito bem visto pelas empresas que querem pessoas interessadas no que fazem, com uma imensa vontade de crescer na profissão.

Motivação

Claro que todos os requisitos citados acima jamais poderão acontecer se você não tiver motivação. Demonstrar entusiasmo com as funções da vaga e com os processos produtivos, assim como as possibilidades de crescimento, são fundamentais.

Ter comprometimento ajuda muito neste momento. Pessoas positivas recebem melhores avaliações, assim como as que têm facilidade para se adaptar com constantes mudanças.

A motivação deve ser marca não só na entrevista, como também no dia a dia da atividade profissional, nos momentos tensos e até quando os projetos não derem certo.

É preciso saber cair e também se levantar. Afinal, muito além do que a inteligência e competência técnica, fatores emocionais são vistos hoje como essenciais para o bom profissional que almeja o sucesso em seu ramo de atuação.

Objetividade

Saber se expressar bem, de uma maneira objetiva e direta, entra neste rol de qualidades inerentes aos profissionais mais desejados pelo mercado.

Seja em uma apresentação, no envio de um e-mail para um cliente ou na recepção de novos investidores, a comunicação deve ser precisa e eficiente. A objetividade também entra nos momentos de você demonstrar balanços, dados gerais, enfim, é imprescindível saber se expressar corretamente.

Consistência

Apesar de muita gente achar que é quase impossível chegar ao topo da carreira, saiba que suas atitudes diárias podem te ajudar a atingir o cargo tão sonhado!

Quanto mais persistência você tiver, confiança e aperfeiçoamento profissional constante, maior será a consistência do seu histórico profissional, o que é um fator importante para determinar que você é um profissional focado. E, com isso, maiores serão as suas possibilidades diante deste mercado extremamente competitivo. Saber o que as grandes empresas buscam já um ótimo início para tentar desenvolver suas qualidades.

Preparado para encarar uma seleção em uma grande empresa? Compartilhe conosco suas experiências na busca pelo cargo tão sonhado, seus desafios e estratégias e ajude outras pessoas a chegar lá também.

 Acessar material 

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS