Enfermagem pós-graduação

Descubra tudo sobre gestão de enfermagem

Ana Flávia da Fonseca
26-04-2018 9:38

Você sabe o que é gestão de enfermagem? Para garantir que o paciente receba o melhor atendimento possível e todos os cuidados que a sua situação exige, é necessário um trabalho de planejamento e gerenciamento de atividades.

Essa dedicação, que acontece longe dos olhos de quem é atendido, é indispensável para o bom funcionamento de qualquer hospital ou unidade que presta serviços na área da saúde.

De forma a esclarecer todos os detalhes sobre o tema, preparamos este post. Nele, abordaremos o que é a gestão em enfermagem, qual a importância dela e algumas medidas para a praticar com excelência. Ficou interessado? Então continue conosco e descubra!

descubra-tudo-sobre-gestao-de-enfermagem

O que é gestão de enfermagem?

Ela diz respeito à capacidade de liderança e a alta compreensão sobre a finalidade do serviço de saúde, incluindo as implicações administrativas que ele exige. Não é sem propósito que todos os cursos de graduação em enfermagem contam com disciplinas relacionadas à administração em suas grades curriculares.

Desde tarefas de Recursos Humanos (RH), tais como a contratação, demissão, o desenvolvimento de treinamentos para a equipe e a elaboração de escalas de serviço, até a sistematização de assistência ao público são requisitos demandados de um bom enfermeiro.

Além disso, o domínio dos protocolos clínicos multidisciplinares — segurança do paciente, controle de infecções hospitalares e gerenciamento de riscos — tornou-se uma habilidade fundamental a esses profissionais.

No entanto, apenas o conhecimento do curso superior não é suficiente para que os enfermeiros consigam explorar todas as possibilidades que a gestão pode fornecer à área. O trabalho dedicado à instituição, com o intuito de ajudá-la a alcançar as melhores práticas, e a atenção qualificada ao bem-estar dos pacientes e dos colegas são atingidos por meio do estudo sobre o assunto com uma formação continuada.

Baixe agora

Por que ela é importante?

A competência administrativa garante ao enfermeiro a capacidade de ordenar a sua unidade de trabalho e organizar a assistência de enfermagem aos pacientes sob os seus cuidados. Nesse sentido, ela é essencial para que o fluxo de procedimentos em hospitais e demais unidades de prestação de serviço de saúde seja cumprido.

A elaboração da escala de serviços, por exemplo, guia o plantão da equipe de enfermagem. Esse documento evita a sobrecarga de trabalho em determinados profissionais e decreta que todos os pacientes sejam assistidos. Por meio dele, as tarefas diárias são cumpridas mais facilmente.

O registro contendo a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é outra medida fundamental no setor. Nele, é possível conferir uma visão integral de cada paciente e planejar todos os cuidados a serem prestados pela equipe. Com isso, qualquer enfermeiro pode dar continuidade à assistência.

Já o preenchimento dos formulários de transferência do paciente entre unidades está relacionado à segurança do enfermo, detalhando a sua situação e quais as condições para a mobilidade dele. O checklist de transferência para o centro cirúrgico, por sua vez, orienta todas as ações pré-operatórias exigidas. Também podemos citar a dupla checagem, a qual auxilia na administração de hemocomponentes ou de tipagem sanguínea.

São inúmeras as tarefas de gestão que o enfermeiro tem que lidar em seu dia a dia. Além dos exemplos citados, ainda há as demandas de planejamento de melhorias, as medidas que agregam eficiência ao atendimento dos pacientes e de trabalho para os funcionários da instituição.

Como praticar essa gestão?

descubra-tudo-sobre-gestao-de-enfermagem

Separamos, a seguir, alguns direcionamentos para a prática desse tipo de gestão. Você verá tendências, qual é a melhor maneira de se manter atualizado e como se qualificar nesse tema. Confira!

Coaching

Para fornecer um bom suporte ao paciente, a equipe de enfermagem deve estar orientada e treinada por um líder capaz de definir diretrizes de atuação e dar um exemplo de postura profissional. Nesse contexto, o desafio é gerenciar equilibrando questões comportamentais, técnicas e burocráticas.

O coaching em gestão de enfermagem surge para auxiliar o gestor a desenvolver habilidades importantes para a função que ele ocupa, bem como corrigir pontos de melhoria e aumentar a performance. Ferramentas e métodos para a gestão de pessoas podem ser aperfeiçoados e/ou adaptados com a ajuda do coach.

Tecnologia

Em todos os segmentos, a presença da tecnologia assumiu um papel crucial. Ela garante a agilidade e a precisão de muitos processos. A enfermagem conta com softwares específicos, como o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), que traz mais segurança e facilidade de acesso às informações.

Cabe ressaltar que esses recursos não tiram o toque humano na prestação de serviço, uma vez que aprimoram o trabalho de gestão e otimizam tarefas, permitindo que os profissionais possam cuidar dos pacientes com toda a atenção que eles exigem.

Especialização

Uma especialização em auditoria e gestão de serviços da saúde prepara o enfermeiro para desenvolver funções de gerência, além de administrar e auditar sistemas e serviços da saúde — em instituições públicas e privadas. Durante as aulas, o aluno é apresentado às técnicas, às boas práticas e à fundamentação ética e legal atualizadas ao contexto da área.

O melhor é que para aperfeiçoar a atuação, os enfermeiros não precisam abrir mão de sua vaga no mercado de trabalho. A especialização tem, geralmente, a carga horária de 360 horas, distribuídas em 18 meses, ou seja, um ano e meio de duração. As aulas são realizadas mensalmente nos finais de semana (sábado e domingo), não prejudicando, assim, qualquer atividade profissional.

A principal particularidade da gestão de enfermagem é a utilização de técnicas administrativas em meio ao desempenho das funções da carreira. O enfermeiro, bem mais que cuidar de pacientes, precisa desenvolver uma série de procedimentos que possibilitem que esse cuidado seja feito da melhor maneira possível.

O cenário da enfermagem em nosso país é promissor, embora seja marcado por desafios e pela luta por ideias e direitos. Para se destacar, os profissionais precisam se manter atualizados, buscando conhecimentos que os tornem mais bem qualificados para a atuação.

Entendeu como é o trabalho da gestão de enfermagem? Conte para nós nos comentários suas impressões sobre o assunto!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos