Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra se MBA e pós-graduação é a mesma coisa

Postado por Fábio Albuquerque

Depois da graduação, muitos profissionais logo procuram outros cursos para dar continuidade aos estudos. Isso é muito positivo, mas nem sempre as pessoas têm a clara noção de que aulas realmente desejam frequentar, e é muito comum surgirem dúvidas sobre a diferença entre MBA e pós-graduação, por exemplo.

Antes de voltar às salas de aula, o mais importante é buscar se informar. Lembre-se que as suas escolhas devem estar relacionadas aos seus objetivos profissionais, às características que você busca desenvolver ou às áreas que você almeja alcançar.

Quer entender se MBA e pós-graduação são a mesma coisa? Veja as informações que trouxemos para você:

descubra-se-MBA-e-pos-graduacao-e-a-mesma-coisa.jpg

O que significa cada especialização?

No geral, chamamos de pós-graduação os cursos que são feitos depois da faculdade. Eles se dividem em stricto sensu — que são os mestrados, doutorados e pós-doutorados — e os lato sensu — que abrangem as especializações e, muitas vezes, também são chamadas de MBA.

Entretanto, os cursos de especialização que comumente são oferecidos no Brasil não podem ser considerados um Master Business Administration, ou MBA, pois eles não contêm algumas das características que vamos detalhar ao longo do texto. As pessoas adotaram esse nome para as pós-graduações brasileiras, mas o MBA tipicamente americano tem uma série de outros pormenores importantes de serem destacados.

Quais os objetivos dos cursos?

Quem busca uma pós-graduação stricto sensu deve estar querendo atuar em áreas acadêmicas, que podem envolver pesquisa e docência. Já quem quer fazer uma pós-graduação lato sensu está atrás de um nível de especialização maior em alguma área específica, que pode ser engenharia, administração, enfermagem ou qualquer outra. Geralmente, as pessoas querem preencher uma lacuna de formação imediatamente, que vai favorecer sua atuação no mercado.

Já o MBA dá uma ênfase grande para aqueles profissionais que querem se tornar lideranças em seus segmentos. Ele não vai propiciar apenas uma formação técnica em uma determinada área, vai fornecer noções gerenciais muito mais abrangentes. Geralmente, os cursos que costumamos chamar de MBA no Brasil falham nesse quesito e não têm a ênfase necessária nos aspectos de liderança.

Baixe agora

Como é a carga horária?

O tempo de dedicação para cada curso também pode lhe ajudar a diferenciar a pós-graduação em nível de especialização do MBA tradicional. Geralmente, a primeira terá 360 horas de aulas, não mais do que isso. Dependendo da instituição, os cursos podem durar de um ano a um ano e meio.

Já o MBA exige um pouco mais de tempo, visto que requer uma dedicação maior por ultrapassar os aspectos puramente técnicos. É muito comum os MBAs terem carga-horária acima de 400 horas. Eles podem durar até dois anos, mas vai depender muito da instituição de ensino. Também é comum que os módulos, além de ministrados em sala de aula, também ocorram em empresas.

Quando escolher a especialização?

Se você já é graduado em uma área e deseja se aperfeiçoar em um determinado aspecto por causa de um novo emprego ou de uma necessidade direcionada, deve escolher a especialização. Por exemplo, se você é formado em direito e pretende atuar com direito tributário, pode fazer uma pós-graduação nessa área para conquistar mais conhecimentos bem direcionados.

Lembre-se de que esse é um curso que precisa ser feito em uma instituição credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para que seu diploma seja reconhecido no mercado. É interessante também conferir os pontos mencionados acima, além de verificar quais são os profissionais que vão ministrá-lo.

Quando optar pelo MBA?

O profissional que deseja fazer um MBA geralmente já atua na área relacionada, mas como gestor. Ele busca uma formação específica que considere aspectos como formação de novas lideranças, gerenciamento de equipes, desenvolvimento de pessoas e outras habilidades necessárias aos líderes.

A presença de empreendedores também é muito comum em cursos de MBA. Eles desejam aprender a ter um olhar mais global sobre o negócio. Mesmo que esses cursos sejam dedicados a uma área do conhecimento, eles fornecem uma visão mais ampla que a pós-graduação em nível de especialização.

Por exemplo, um MBA em gestão de hospitais vai se dedicar a questões relativas ao acompanhamento de equipes, mas também sobre administração de insumos e temas relacionados ao mercado de saúde.

Quais são as habilidades desenvolvidas?

descubra-se-MBA-e-pos-graduacao-e-a-mesma-coisa.gif

Nos cursos de especialização, os profissionais desenvolverão habilidades técnicas capazes de identificar as necessidades em uma determinada área de forma objetiva. Será comum a apresentação de ferramentas que facilitem o trabalho, que ajudem na realização de tarefas e tornem mais dinâmico o dia a dia das pessoas envolvidas.

Já os MBAs focam no desenvolvimento de habilidades que ajudam a condução de grupos e a formação dos times envolvidos. Serão apresentados diversos cases, boas práticas de grandes empresas e ferramentas de gestão de pessoas como alternativas de apoio na gestão. Nesses cursos, são estimuladas habilidades relacionadas ao estudo e análises de contextos diferentes.

O que esperar de cada um?

Antes de iniciar qualquer curso de pós-graduação, seja ele um MBA ou uma pós-graduação, é importante saber o que esperar das aulas para que você possa se preparar adequadamente. Ambos requerem dedicação e muito comprometimento, então não pense em começar algum curso sem estar consciente de que você terá que contribuir muito para a própria formação.

Na pós-graduação lato sensu você terá que acompanhar as aulas, fazer as leituras indicadas e realizar visitas — quando recomendadas. Como o curso é curto, o ritmo costuma ser muito intenso.

Já no MBA é importante estar aberto a compartilhar as suas próprias experiências, ter uma visão bastante crítica sobre o conteúdo para propiciar um debate mais maduro e estar disposto a fazer novos contatos e conexões (o famoso networking).

Uma observação muito pertinente deve ser feita antes de você tomar sua decisão: nunca faça um curso apenas por fazer ou opte por uma modalidade ou outra sem analisar muito bem em quais aspectos cada um vai contribuir com seu currículo.

E então, conseguiu entender se MBA e pós-graduação são a mesma coisa? Já sabe qual dos cursos complementa melhor a sua formação para alavancar sua carreira? Conte sua experiência para a gente aqui nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS