Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra qual é a melhor especialização em administração

Postado por Fábio Albuquerque

Qual seria a melhor especialização em Administração para você? A resposta para essa pergunta deve ser elaborada com base em muita pesquisa e bom senso, pois, atualmente, investir em qualificação profissional é mais do que uma obrigação. Mesmo que um profissional tenha uma grande experiência, achar que não é necessário fazer uma pós-graduação revela falta de visão sobre como as mudanças estão cada vez mais intensas no mercado de trabalho.

Caso você esteja interessado em se inscrever em uma especialização, a primeira dica é pensar nas vantagens que essa iniciativa pode lhe proporcionar em médio e longo prazos. Neste post, vamos apontar os benefícios de buscar o aperfeiçoamento contínuo.

Também serão destacados os cursos de pós-graduação mais indicados para aqueles que atuam na área de Administração. Com essas informações, você terá possibilidades de avaliar a capacitação ideal, voltada para o seu perfil e as suas metas profissionais.

Para contribuir com o seu crescimento profissional, vamos apontar os aspectos mais importantes na hora de escolher uma especialização. Afinal, é muito ruim investir tempo e dinheiro em um curso que não vai te dar o retorno esperado.

Tenha uma boa leitura e analise a nossas dicas com atenção!

descubra-qual-e-a-melhor-especializacao-em-administracao.jpg

Veja as vantagens de fazer uma especialização

Se você está indeciso em fazer uma pós-graduação, é melhor conhecer os benefícios dessa iniciativa. Por isso, apresentaremos a seguir as vantagens mais relevantes para os que optam por investir nos estudos. Acompanhe!

Mais chances de ascensão profissional

Imagine que você trabalha há cerca de 10 anos na gerência de Recursos Humanos de uma empresa. No próximo ano, o gestor da área vai se aposentar e está querendo indicar um ou dois colaboradores para assumir o posto.

Caso tenha um ótimo relacionamento interpessoal, um excelente desempenho nas tarefas e conhecimento teórico sobre as tendências do setor, as possibilidades de ser promovido aumentam bastante.

Ao fazer uma pós-graduação relacionada ao segmento profissional, o funcionário mostra que está disposto a evoluir e a contribuir para a organização alcançar uma performance de alto nível.

Aquisição de conhecimento

As mudanças ocorrem em uma velocidade cada vez maior. No mundo corporativo, essa tendência se torna ainda mais evidente. Essa conjuntura faz com que muitos colaboradores procurem diversos cursos para se manter atualizados.

Uma boa medida para conhecer as novas tendências de um setor é apostar em uma especialização. Além disso, o profissional deve aplicar as informações adquiridas durante o curso no ambiente de trabalho.

Assim, vai mostrar para o gestor e os demais membros da equipe que a pós-graduação foi muito importante para melhorar a qualidade dos serviços.

Valorização

Algumas organizações incentivam os colaboradores a fazerem especializações. O objetivo é proporcionar ao empregado mais condições de investir na qualificação profissional e motivá-lo a trazer novas ideias para o aperfeiçoamento dos serviços e o fortalecimento da imagem institucional.

Na iniciativa privada e no setor público, um funcionário pode melhorar sua posição no plano de cargos e salários e ter uma maior valorização profissional, caso invista em uma pós-graduação.

Conseguir um aumento salarial, em um momento de instabilidade econômica, é motivo de satisfação para qualquer colaborador. Isso contribui para deixá-lo mais motivado e engajado, o que é muito positivo para expandir a produtividade.

Baixe agora

Rede de contatos

Uma especialização não deve ser utilizada somente para adquirir mais conhecimento teórico e compreender as novas tendências do mercado. Essa iniciativa também deve ser aproveitada para você fazer o famoso networking e expandir a sua rede de contatos.

À medida que você se relaciona com mais pessoas do seu segmento profissional, maiores são as chances de ficar bem informado sobre novas práticas e eventos que podem ajudar no seu aperfeiçoamento.

Veja a pós-graduação com uma oportunidade de melhorar o relacionamento interpessoal e ganhar a confiança dos seus colegas de trabalho. Com essa postura, você terá mais chances de apresentar suas ideias e de ser mais reconhecido profissionalmente.

Empregabilidade

Conquistar um emprego está uma missão cada vez mais complicada. Ter um diploma de nível superior é interessante, mas está longe de ser uma garantia de entrar e se manter no mercado de trabalho.

De olho nessa tendência, muitos profissionais estão optando por especializações. A atividade é uma forma de turbinar o currículo e aumentar a empregabilidade. Os recrutadores valorizam bastante os que buscam constantemente novos conhecimentos e têm interesse em usá-los no dia a dia da corporação.

Hoje, estar bem informado é um diferencial competitivo na busca por uma vaga de emprego. Um profissional deve ter como foco a aptidão de trabalhar em organizações de qualquer porte.  

Possibilidade de atuar em novas áreas

Outro aspecto que pode ser considerado ao optar por uma especialização é a possibilidade de mudar os rumos da carreira. Por exemplo, um profissional que tem experiência em Gestão de Pessoas pode resolver adquirir conhecimentos e certificação em Gestão de Projetos por meio de uma pós-graduação.

Além de se habilitar para atuar em outro segmento, o funcionário pode aproveitar a experiência adquirida no relacionamento com outros colegas para ter condições de liderar a equipe de um projeto.

Conheça as melhores especializações em Administração

Você já percebeu que fazer uma especialização proporciona uma série de vantagens para a sua carreira, mas é importante ter informações sobre as pós-graduações mais relevantes na área de Administração antes de fazer a sua escolha.

Para você verificar a que mais se aproxima do seu perfil, vamos destacar aquelas que têm chamado a atenção de profissionais e empresas da área. Leia!

BI com Big Data

A tecnologia da informação está sendo um segmento muito estratégico para as corporações. Analisar dados em tempo real e com bastante precisão é um fator que pode gerar uma vantagem competitiva.

Hoje, um profissional deve ter conhecimentos sobre o BI (Business Inteligence), recurso que favorece a tomada de decisão por meio da captação de dados. Também é necessário compreender como funciona o Big Data, responsável por descrever informações, estruturadas ou não, que possuem ligação com o segmento de uma empresa.   

Ao fazer a especialização em BI com Big Data, o aluno estará mais apto a utilizar as informações disponíveis sobre os clientes e as tendências do mercado de maneira mais eficiente. Isso influencia na tomada de decisão e gera resultados mais expressivos.

Com a meta de propiciar mais qualidade no aprendizado, a pós-graduação, é composta por várias disciplinas, por exemplo:

  • Arquitetura de Big Data e Cloud Computing;
  • Data Mining e Análise Preditiva;
  • Engenharia de Requisitos;
  • Ética na Gestão de Sistemas de Informação;
  • Gestão de Projetos de BI;
  • Linguagem de Programação Estatística;
  • Técnicas de Modelagem;
  • Web Semântica.

Finanças

Administrar os recursos financeiros de uma instituição é uma atividade de extrema importância. Em uma fase de insegurança na economia, as empresas necessitam de profissionais que saibam gerenciar o orçamento e cortar gastos com perfeição.

Se você pretende obter um emprego com um bom salário no setor de finanças, uma boa alternativa é se inscrever em uma especialização. Há diversas opções de cursos para você se qualificar. Em geral, os alunos recebem orientações sobre várias disciplinas, por exemplo:

  • Administração;
  • Economia;
  • Estatística;
  • Estratégia Financeira;
  • Gestão de Custos;
  • Mercado e Produtos Financeiros;
  • Orçamento;
  • Planejamento Tributário.

Com certeza, há bons motivos para fazer uma especialização em finanças, como:

  • Demanda elevada por profissionais da área (bancos, seguradoras e diversas empresas necessitam de colaboradores com amplo conhecimento na gestão de recursos financeiros);
  • Oportunidade de crescimento profissional (as organizações priorizam promover os funcionários que possuem capacidade de administrar as despesas e as receitas);
  • Atualização dos conhecimentos sobre a gestão de finanças (ao contar com um profissional que controla o orçamento com maestria, uma empresa tem mais condições de fazer bons investimentos e de colocar as contas em dia);
  • Currículo mais adequado às necessidades do mercado (possuir experiência e ter informações sobre a gestão de finanças aumentam as chances de conseguir um emprego).

Gestão de Projetos

descubra-qual-e-a-melhor-especializacao-em-administracao.gif

Qualquer instituição necessita desenvolver projetos para alcançar os seus objetivos. Esse aspecto favorece os que apresentam conhecimento de como gerenciar equipes com profissionais de várias áreas e diferentes perfis.

No curso, os alunos têm a oportunidade de verificar as melhores práticas de gestão ao entrar em contato com várias disciplinas, como, por exemplo:

  • Administração do Tempo;
  • Comunicação;
  • Gestão de Custos;
  • Gerenciamento de Riscos;
  • Qualidade de Aquisições;
  • Recursos Humanos.

Os participantes também recebem instruções sobre a metodologia para o desenvolvimento de projetos. A intenção é capacitar os alunos a dominarem as tecnologias mais adotadas nas organizações para a execução de iniciativas direcionadas para o alcance das metas.

O mercado de trabalho para um gestor de projetos é bastante amplo. Uma prova disso é que esse profissional é requisitado tanto pela iniciativa privada quanto pelo setor público.

Gestão Empresarial

As empresas necessitam de colaboradores que tenham uma visão global do segmento de atuação. Não basta apenas ter um bom conhecimento na área em que fez a graduação. À medida que um profissional analisa a organização como um todo, maiores são as possibilidades de crescimento na carreira e de valorização.

Pensando nisso, muitas instituições de ensino oferecem o curso de Gestão Empresarial. Nele o aluno amplia a visão de negócio ao se deparar com várias matérias, por exemplo:

  • Direito Empresarial;
  • Economia;
  • Gestão de Informação Gerencial;
  • Gestão de Pessoas;
  • Gestão de Projetos;
  • Gestão de Vendas e Negociação;
  • Finanças Corporativas;
  • Marketing.

Ao finalizar a especialização, o profissional poderá atuar no gerenciamento de empresas de diversos tipos e portes. Ou seja, terá como um grande benefício o aumento da empregabilidade.

Além disso, estará mais apto a compreender as tendências do mercado, que passa por constantes transformações. Com o conhecimento adquirido na pós-graduação, o aluno vai estar habilitado a contribuir para uma corporação enfrentar a concorrência de maneira mais inteligente e ágil.

Logística e Supply Chain

A logística é uma área de extrema importância para as empresas que atuam com o transporte e a venda de mercadorias. Afinal, os clientes querem produtos de alta qualidade e entregues no prazo estipulado.

Quando uma corporação tem uma logística bem organizada é mais fácil gerenciar os estoques, aproveitar o potencial da mão de obra e reduzir custos sem comprometer a performance dos serviços. Em um momento de alta competitividade e de instabilidade econômica, esses fatores devem ser levados em consideração pelas empresas.

Esse cenário faz com que a especialização em Logística e Supply Chain seja muito atraente, pois apresenta um conteúdo bastante amplo com muitas disciplinas, por exemplo:

  • Armazenagem e Condomínios Logísticos;
  • Administração da Supply Chain;
  • Conceitos e Custos na Logística;
  • Distribuição Física — Last Mil;
  • Estratégias com Fornecedores e Parceiros;
  • Gestão de Estoques;
  • Liderança de Equipes;
  • Logística Empresarial;
  • Logística Reversa;
  • Metodologia Científica;
  • Transporte e Distribuição.

Depois de concluir a pós-graduação, o profissional estará mais preparado para realizar algumas iniciativas como:

  • Avaliar os processos logísticos;
  • Implantar políticas voltadas para melhorar a logística de uma empresa;
  • Adotar critérios mais racionais para a tomada de decisão;
  • Aliar as necessidades financeiras da corporação com o foco em preservação ambiental.

Marketing

Ignorar o poder do marketing é um erro grave para qualquer instituição. Não basta apenas ter produtos e serviços de qualidade. É essencial apresentá-los para o público-alvo de maneira criativa e convincente.

As organizações também procuram profissionais abertos à inovação e ao empreendedorismo. Isso faz com que a especialização em Marketing tenha ainda mais relevância no mercado.

Durante a capacitação, os participantes assistem aulas de várias disciplinas, como, por exemplo:

  • Canais de Marketing;
  • Captação de Patrocínio;
  • Comportamento do Consumidor;
  • Comunicação Integrada;
  • Design Thinking e Inovação;
  • E-commerce;
  • Gestão de Produtos e Marcas;
  • Marketing Digital;
  • Marketing de Relacionamento;
  • Marketing de Serviços;
  • Organização de Eventos;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Planejamento de Marketing;
  • Técnicas de Negociação;
  • Técnicas de Vendas.

Qualquer organização que deseja fortalecer sua imagem deve investir em marketing. Esse aspecto faz com que o curso seja crucial para os alunos desenvolverem técnicas para melhorar o relacionamento da marca com o público-alvo.

As redes sociais e a participação em eventos são exemplos de oportunidades que uma empresa deve aproveitar para consolidar um espaço no mercado. Expor produtos e serviços com criatividade é uma excelente medida para conquistar mais clientes e aumentar os lucros.

Administração Pública

A escassez de recursos financeiros e o aumento da demanda da população por serviços de melhor qualidade em setores como educação, segurança e saúde são fatores que exigem uma maior eficiência da administração pública.

Elaborar boas ideias é uma ação importante para o aperfeiçoar a gestão de um órgão público. Contudo, é preciso adotar medidas para que os projetos saiam do papel e proporcionem melhorias reais na qualidade de vida da população.

O conhecimento é, sem dúvida, uma peça-chave para os gestores públicos estarem mais capacitados a cumprir as suas obrigações. Para adquiri-lo, uma boa alternativa é investir em uma especialização em Administração Pública, que inclui várias matérias, como:

  • Administração Estratégica;
  • Análise e Avaliação de Políticas Públicas;
  • Economia;
  • Gestões de Organizações Públicas e do Terceiro Setor;
  • Meio Ambiente e Sustentabilidade;
  • Orçamento no Setor Público;
  • Políticas de Segurança Pública;
  • Planejamento de Organizações Públicas.

O aluno, ao concluir a especialização, tem uma série de vantagens, como:

  • Maior capacidade de analisar as demandas da população;
  • Condições mais favoráveis de gerir os recursos materiais, humanos e financeiros de um órgão público;
  • Aptidão para gerenciar projetos voltados para a modernização da administração pública.

Com funcionários públicos mais qualificados, é possível aperfeiçoar os serviços e encontrar alternativas para otimizar processos e o atendimento prestado à população.

Gestão de Pessoas

Imagine uma empresa que tem processos bem estruturados, recursos materiais em boa quantidade, um alto nível de organização e foco em inovação. Inegavelmente, essas são características que a tornam bastante competitiva.

Porém, isso apenas levará aos resultados desejados caso os funcionários estejam envolvidos com as prioridades da organização. Nesse cenário, a gestão de Recursos Humanos assume um papel fundamental.

Se você quer se especializar em Gestão de Pessoas e estar mais qualificado para apresentar uma boa performance no mundo corporativo, conheça as disciplinas que compõem o curso:

  • Coaching;
  • Diagnóstico Empresarial e Gestão de Projetos;
  • Direito do Trabalho;
  • Empreendedorismo;
  • Educação Corporativa;
  • Liderança;
  • Planejamento e Administração Estratégica;
  • Remuneração e Plano de Carreira;
  • Teorias e Modelos Organizacionais.

Com o conhecimento adquirido na pós-graduação, os alunos terão mais condições de aplicar as novas tendências em gestão de pessoas. Assim, vão colaborar para uma instituição mais produtiva, criativa e focada em resultados. Toda organização deve aproveitar ao máximo o potencial de seus colaboradores para superar a concorrência.

Sustentabilidade

Crescer de forma sustentável é uma meta perseguida por muitas empresas. Isso porque utilizar os recursos naturais, financeiros e humanos com sabedoria é crucial para melhorar o desempenho. Essa postura ainda colabora para o fortalecimento da imagem corporativa, o que repercute positivamente nos negócios.

Caso pretenda ser um profissional renomado, é melhor pensar com carinho em fazer uma especialização em Sustentabilidade. No curso, os alunos têm a oportunidade de ampliar o conhecimento em algumas disciplinas, como:

  • Direito e Legislação Ambiental;
  • Elaboração e Gestão de Políticas Públicas;
  • Ética e Valoração Ambiental;
  • Gestão por Projetos;
  • Gestão Pública;
  • Gestão de Riscos;
  • Finanças Públicas;
  • Panorama das Políticas Nacionais e Internacionais e Sustentabilidade;
  • Planejamento e Sustentabilidade Urbana;
  • Práticas de Desenvolvimento Sustentável.

Quando um profissional faz um bom planejamento e obtém resultados expressivos para uma corporação, o reconhecimento é mais fácil de ser alcançado.

Saiba como escolher a melhor especialização em Administração

qual-e-a-melhor-especializacao-em-administracao.jpg

Você já percebeu que optar por uma pós-graduação é uma medida relevante para aumentar as chances de conquistar um bom emprego.

No entanto, é preciso ter cuidado e bom senso ao escolher uma especialização. Simplesmente fazer um curso para deixar o currículo mais interessante não vai beneficiá-lo. Para você acertar na escolha, é imprescindível seguir alguns procedimentos, como:

  • Conversar com profissionais que já fizeram o curso de pós-graduação para compreender melhor o funcionamento dessa modalidade de capacitação;
  • Verificar o nível de conhecimento dos docentes;
  • Pesquisar o histórico da instituição onde pretende estudar;
  • Analisar se o conteúdo da especialização pode fazer parte da sua evolução profissional.

Também é interessante constatar se o curso pode vir a ser um diferencial para melhorar o seu salário. Algumas organizações possuem um plano de cargos e salários que valoriza aqueles que têm uma pós-graduação relacionada com as atividades do trabalho.

Outra medida válida para escolher a capacitação ideal é verificar como colegas de profissão evoluíram ao investir nos estudos. Sem dúvida, seguir bons exemplos é uma forma de encontrar a motivação necessária para conciliar o tempo entre as atividades do trabalho e a especialização.

Antes de se inscrever em uma pós-graduação, o profissional deve ter uma visão de futuro. Isso significa pensar em uma meta importante para a carreira em médio prazo, como alcançar um cargo de gerência ou finalizar projetos essenciais para o crescimento da empresa.

O estudante que tem objetivos bem claros com uma capacitação estará mais focado em obter novos conhecimentos e aplicá-los para ter uma performance acima da média.

Pense com cuidado

Não é novidade para ninguém que uma especialização se tornou uma necessidade para os profissionais serem mais produtivos e conectados com as tendências do mundo corporativo.

No setor de Administração, existe uma ampla oferta de cursos para quem está interessado em evoluir na carreira. Isso faz com que você deva ter cuidado para acertar na escolha.

Fazer uma especialização somente para preencher mais espaço no currículo não leva um profissional a lugar algum. O conhecimento deve ser assimilado pelo estudante e utilizado para ajudá-lo a conquistar uma posição de prestígio no mercado de trabalho.

Ou seja, é fundamental fazer com que os ensinamentos saiam da teoria e sejam aplicados na prática com eficiência. Por isso, o profissional deve escolher uma especialização com bastante atenção.

Imagine que você pretende fazer uma pós-graduação em Marketing porque tem afinidade com a área e percebe que existem boas oportunidades de emprego. Porém, cometeu um erro grave: optou por fazer um curso mais em conta sem avaliar a qualidade dos docentes e a estrutura da instituição.

Se você não quer passar por esse problema, é importante analisar bastante o segmento de especialização. Procure apostar em instituições que têm tradição e professores extremamente capacitados.

Escolher a melhor especialização em Administração não é uma tarefa simples. Mesmo assim, você não deve perder a motivação para estudar. Com informação, atenção e metas definidas, é possível encontrar o curso ideal para alavancar sua carreira.

Caso tenha dúvidas sobre como investir em uma pós-graduação ou como obter bons resultados na carreira com o conhecimento adquirido com os estudos, deixe o seu comentário. A sua opinião é muito importante para nós!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS