Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra qual a melhor pós-graduação para quem fez gestão de RH

Postado por Fábio Albuquerque

A opção pela área de RH pressupõe a valorização do ser humano, seus princípios e desenvolvimento. Essa é uma carreira cada vez mais valorizada pelas empresas, que estão sempre em busca de novas formas de reter talentos e melhorar a percepção de colaboradores e clientes. Mas como decidir qual a melhor pós-graduação para quem fez gestão de RH? Que caminho seguir, qual é a melhor direção e especialização?

As respostas dessas perguntas podem mostrar melhores oportunidades de trabalho, pois o sucesso e a evolução da sua carreira dependerão da escolha do caminho certo. Antes de escolher, portanto, pergunte-se como você pretende crescer na profissão e analise quais são as ferramentas certas para evoluir como profissional.

Lembre-se que você é o protagonista da sua carreira e ninguém pode responder a essas perguntas no seu lugar. O que faremos neste post é oferecer informações relevantes e atualizadas para facilitar sua decisão sobre qual especialização seguir.

Conheça agora 5 diferentes especializações para quem fez gestão de RH e prepare-se para trilhar seu caminho rumo ao topo da carreira!

descubra-qual-a-melhor-pos-graduacao-para-quem-fez-gestao-de-RH.jpg

1. Direito do trabalho e processo do trabalho

O mundo e o mercado estão em constante mudança, e as relações trabalhistas não ficaram de fora de todas essas transformações. A realidade do mercado de trabalho atual envolve o home office, trabalho remoto, jornadas mais longas, menos oportunidades e mais pressões.

O profissional de RH lida diariamente com diversos aspectos da realidade do colaborador, alguns controversos e outros que contam com entendimentos divergentes nas várias instâncias da Justiça do Trabalho.

Embora não esteja habilitado a advogar, o executivo que se especializa em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho se capacita a avaliar melhor os riscos trabalhistas, cenários e as relações entre patrões e empregados, pares, gestores e empreendedores.

O conhecimento prático na área facilitará a compreensão das matérias, gerando uma aplicabilidade acima da média, tornando-se fator de destaque frente a concorrência.

Esta especialização expande os horizontes da carreira, possibilitando que você se qualifique para novas posições e responsabilidades, trazendo maior reconhecimento profissional, melhor remuneração e mais qualidade de vida.

Baixe agora

2. Formação de consultores organizacionais

Para quem fez gestão de RH, essa pós-graduação abre portas como consultor organizacional, permitindo empreender e aplicar sua experiência adquirida ao longo da carreira em diferentes organizações, com necessidades distintas.

A importância da qualificação é demonstrada na geração de várias e novas demandas, que representarão desafios a serem vencidos, trazendo ainda mais experiência para a carreira e tornando-o referência no assunto.

Aliás, tornar-se referência em determinada área é algo que só se consegue alcançar depois de um MBA como este. O mercado está repleto de generalistas, o que faz com que os especialistas sejam mais valorizados e procurados.

A convivência com profissionais de diferentes áreas, formações e experiências ajudará a desenvolver importantes habilidades que farão com que você se destaque frente ao mercado, superando a concorrência.

Ao se transformar em um consultor organizacional especialista, agregando à formação em gestão de RH a capacitação adquirida durante o curso, o executivo tem também um outro viés para sua atuação.

Se o seu perfil não for o de empreender, imagine o que um especialista com foco em consultoria organizacional pode fazer em uma única empresa? Você poderá aperfeiçoar e criar processos, desenvolver novas técnicas de gestão e revolucionar os treinamentos corporativos.

Prepare-se para mudar os destinos da organização e se tornar um formador de opinião para o mercado de RH.

3. MBA em gestão de pessoas

O que se aprende em um MBA em gestão de pessoas aprofunda os conhecimentos do profissional de gestão de RH, entrando nos detalhes e particularidades do comportamento no ambiente corporativo, possibilitando extrair dos colaboradores o máximo de produtividade e interatividade.

Sim, a interatividade aperfeiçoará o trabalho em equipe, potencializando os resultados individuais e do grupo. O especialista em pessoas trabalha para o desenvolvimento profissional, beneficiando não apenas as carreiras dos envolvidos, como toda a organização.

A abrangência de seu trabalho beneficiará o mercado, elevando os níveis de competências e de produtividade. Essa abrangência o tornará também uma referência no desenvolvimento de pessoas, que constituem a força motriz da organização.

Melhor que um profissional competente e de alta performance é o executivo que consegue fazer com que todos à sua volta também sejam eficazes e alcancem alta performance. Ele consegue produzir em alto nível, compartilhar, treinar e orientar, até chegar ao topo da carreira conduzindo os rumos da organização.

Claro que outras competências serão necessárias para o topo, tais como planejamento estratégico e pensamento crítico. Estas características, aliadas à formação e especialização, agregam valor à carreira e à pessoa, produzindo mais satisfação e, consequentemente, mais qualidade de vida.

4. Marketing

descubra-qual-a-melhor-pos-graduacao-para-quem-fez-gestao-de-RH.gif

Embora não seja uma área correlata, o MBA em Marketing pode agregar valor para quem fez gestão de RH. Se seu perfil é empreendedor e você planeja abrir seu próprio negócio, essa pós-graduação lhe dará direção para impulsionar sua empresa, alcançando o público desejado.

Mas as vantagens não são só para quem deseja iniciar seu negócio próprio, pois, dentro da organização, o executivo de RH especializado em Marketing pode trabalhar no desenvolvimento da força de vendas, indicando o caminho para gestores e suas equipes.

Outra frente de atuação é o endomarketing — ações de marketing voltadas para o público interno da corporação. O RH tem, na comunicação com os colaboradores, uma de suas características essenciais, disseminando os princípios da organização, indicando caminhos para desenvolvimento, treinamento e aperfeiçoamento.

Um profissional de RH com especialização em Marketing aprofundará seus conhecimentos sobre o comportamento humano — considerando os colaboradores como os clientes internos de sua área —, promovendo ações que motivem os diversos níveis de atuação.

5. Planejamento e gestão de ensino e aprendizagem

Outra importante faceta do profissional formado em gestão de RH é a habilidade de indicar e ministrar treinamentos aos colaboradores, objetivando seu desenvolvimento, adaptação e crescimento dentro da empresa.

A abordagem de matérias como Desenvolvimento humano e o processo de aprendizagem, Psicopedagogia e inclusão e Estratégias de ensino, faz dessa pós-graduação para quem fez gestão de RH uma ferramenta evolutiva, agregando estratégias e técnicas de treinamento profissionais e inovadoras, com melhores resultados.

Alguns talentos e funções em alta no mercado têm características inovadoras, acrescidas de adaptabilidade às mudanças de mercado provocadas pela evolução da tecnologia.

O profissional de RH que busca melhores oportunidades e quer ser desejado pelo mercado de trabalho deve pensar à frente, de maneira inovadora, antecipando-se às oportunidades.

Como protagonista de sua carreira, você não pode esperar que oportunidades surjam, mas deve se dedicar a criar ambientes e cenários favoráveis para que elas o encontrem.

Elabore — ou revise — seu planejamento de carreira, considerando as tendências que o mercado vem apresentando, busque entender quais serão as necessidades das empresas em um futuro próximo e prepare-se para ser o profissional que as organizações precisarão. Agindo dessa maneira, o mercado desejará suas habilidades e serviços.

E aí, já descobriu qual é a melhor pós-graduação para quem fez gestão de RH? Conte pra gente aqui nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS